Conecte-se conosco

Estado

211 MIL DOSES | Caiado: “Temos declínio no número de solicitações de leitos de UTI, já avançamos bastante em toda faixa etária até próximo dos 60 anos de idade”. Veja Fotos

Publicado

em

Unidades são todas do consórcio Oxford/AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz. Governador Ronaldo Caiado espera terminar imunização de idosos com 60 anos ou mais e avançar na proteção de pessoas com comorbidades, deficiência permanente, grávidas e puérperas. Estado recebe, na madrugada desta terça-feira (04/05), primeira leva de imunizantes da Pfizer/BioNTech, um total de 17.550 doses

O Governo de Goiás recebeu, nesta segunda-feira (03/05), mais 211 mil doses de vacinas para avançar no combate à Covid-19. A remessa, a 17ª repassada pelo Ministério da Saúde (MS), contém a maior quantidade de imunizantes já encaminhada pela pasta ao Estado, destinada à primeira dose. As unidades são todas do consórcio Oxford/AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A meta é terminar imunização de idosos com 60 anos ou mais e avançar na proteção de pessoas com comorbidades, deficiência permanente, grávidas e puérperas, destaca o governador Ronaldo Caiado. Ele esteve na Central Estadual de Rede de Frio, no Jardim Santo Antônio, em Goiânia, ao lado do secretário Ismael Alexandrino.

As doses serão repassadas ainda nesta segunda-feira às 18 Regionais da Saúde espalhadas pelo Estado, para que sejam distribuídas aos 246 municípios goianos.

Caiado desembarca carga de vacinas 

O Estado recebe ainda, na madrugada desta terça-feira (04/05), a primeira leva de imunizantes da Pfizer/BioNTech, terceira vacina a ter o uso aprovado no Brasil. Serão 17.550 doses encaminhadas aos goianos, todas também para a aplicação inicial. A previsão de chegada dos imunizantes no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, é 0h10. Eles serão utilizados integralmente na capital, por conta da necessidade de armazenamento especial em baixas temperaturas. “Se Deus quiser, eu acredito que vamos evoluir rapidamente com a vacinação, e temos tudo para ter um prognóstico até o final do ano extremamente favorável”, diz o governador.

No último sábado (1º/05), outras 11.800 doses da Coronavac, produzida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, desembarcaram em Goiás. A remessa será destinada à aplicação da segunda dose. Com isso, grupos prioritários como idosos, trabalhadores da área da saúde e das forças de segurança, salvamento e armadas terão a imunização completa encaminhada.

Caiado confere nova carga de remessa da vacina contra COVID

“Todas as vacinas passaram por um crivo rigoroso, por testes. Todas têm seu grau de segurança comprovada. Nós precisamos vacinar o mais breve possível”, lembra o secretário de Estado de Saúde, Ismael Alexandrino.

Goiás já recebeu, até o momento, 1.826.480 doses, sendo 1.211.280 da Coronavac e 615.200 da AstraZeneca. Levantamento realizado pela SES-GO mostra que, até às 15h do dia 1° de maio, referente à primeira dose, 920.204 pessoas foram imunizadas. Já da segunda dose, são 467.101 vacinas aplicadas. Os dados são preliminares.

Atualização
O governo estadual solicita aos municípios que atualizem as informações sobre as vacinas aplicadas, conforme pacto concretizado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). As informações devem ser administradas, de forma obrigatória, no módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI Covid-19).

“Nós precisamos pedir empenho especial dos prefeitos, secretários de Saúde de todos os municípios, para que concluam o relatório até 60 anos para que possam receber as outras doses que serão direcionadas a pessoas com comorbidades”, diz o governador. “É fundamental que cada município assuma a responsabilidade de fazer o relatório final para que possamos passar para a segunda etapa, de acordo com o Plano Nacional de Imunização”, conclui.

Fotos: Cristiano Borges

Legenda
Governador Ronaldo Caiado, ao lado do secretário de Estado de Saúde, Ismael Alexandrino, recebe o maior lote de imunizantes contra Covid-19 destinado à primeira dose: “Se Deus quiser, eu acredito que vamos evoluir rapidamente com a vacinação, e temos tudo para ter um prognóstico até o final do ano extremamente favorável”

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

Morre de Covid em Goiânia o jornalista Luiz Fernando Avelar, ex-Globo Esporte

Publicado

em

Por

O ex apresentador e âncora do Globo Esporte da TV Anhanguera, jornalista Luiz Fernando Avelar, morreu hoje em Goiânia vítima da Covid.

Avelar travou longa batalha contra o vírus e familiares e amigos fizeram arrecadação de dinheiro para compra de respirador, após o quadro se agravar.

O jornalista André Isaac, divulgou a informação com pesar via Twitter

“Notícia triste demais.
A Covid-19 levou o amigo jornalista Luiz Fernando Avelar.” Lamentou André

Continue Lendo

Estado

FOTOS | “Goiás tem governo, honestidade, transparência e dinheiro público aplicado corretamente”, afirma Caiado ao inaugurar Central de Flagrantes e Pronto Atendimento, em Itaberaí

Publicado

em

Por

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta segunda-feira (10/05), a Central de Flagrantes e Pronto Atendimento ao Cidadão, em Itaberaí. O objetivo da nova unidade é promover maior eficiência e celeridade nos trabalhos desenvolvidos na área de segurança pública, além de melhorar o atendimento à população.

A criação da Central de Flagrantes e Pronto Atendimento ao Cidadão atende uma demanda antiga da região que não possuía uma delegacia com funcionamento 24 horas. Dessa forma, quando surgiam situações fora do expediente, os escrivães eram acionados e precisavam se deslocar até as delegacias para lavrar os procedimentos.

Durante a inauguração, o governador Ronaldo Caiado elogiou o compromisso e união do efetivo policial. “O sucesso é exatamente ter construído aqui o que ninguém acreditava: a junção de todas as forças de segurança pública do Estado de Goiás. Não tem aqui um policial melhor que o outro”, defendeu ao enaltecer a “junção de ações” para combater a criminalidade.

O atendimento 24 horas na Central de Flagrantes está em consonância com os valores que Caiado defende em sua gestão. “Atender o cidadão, essa é a nossa marca. Goiás tem governo, honestidade, transparência e dinheiro público aplicado corretamente, as ações são dirigidas às pessoas”, disse. “A nossa polícia é, hoje, a melhor do Brasil”, destacou.

A unidade vai funcionar na sede da Delegacia de Polícia Civil do município, utilizando a estrutura já disponível. Agora, com a Central de Flagrantes, o atendimento será feito em um único local, com servidores em trabalho de forma presencial, diuturnamente.

O secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, reforçou que a entrega do novo atendimento é resultado do empenho do governador Ronaldo Caiado no sentido de estruturar o setor. “Hoje essa Central de Flagrantes é fruto também desse esforço. Não só do prédio, não só da estrutura, mas também dos profissionais”, afirmou ao destacar que 100 novos delegados de polícia foram convocados na gestão de Caiado para compor os quadros da Polícia Civil.

A central irá atender 18 municípios da região: Itaberaí, Faina, Goiás, Itapuranga, Morro Agudo de Goiás, Heitoraí, Guaraíta, Itaguaru, Itaguari, Taquaral de Goiás, Santa Rosa de Goiás, Anicuns, Adelândia, Americano do Brasil, Sanclerlândia, Buriti de Goiás, Córrego do Ouro e Mossâmedes.

Em discurso, o vice-governador Lincoln Tejota, reforçou que o Governo de Goiás investe o recurso público de forma inteligente. “Nós identificamos a necessidade do município, do cidadão, e estamos trabalhando de forma incisiva, cirúrgica e precisa”, afirmou. A ideia é compartilhada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira. “O Governo de Goiás não brinca quando é para defender os interesses da nossa comunidade e dar segurança para a população”, ressaltou.

Agilidade
O delegado geral da Polícia Civil, Alexandre Lourenço, ressaltou que manter uma delegacia de “portas abertas” no município vai desafogar o serviço na região. “Itaberaí representa 40% hoje da demanda da regional da cidade de Goiás”, ponderou. Lourenço qualificou o avanço como “extremamente importante” para o tratamento também aos profissionais envolvidos, policiais civis e militares, e ainda por promover o encaminhamento mais célere e facilitado dos trabalhos desenvolvidos no local.

O deputado estadual Coronel Adailton, expôs sua satisfação pelo avanço no serviço da polícia civil no município de Itaberaí. “Parabéns, governador, por mais esse ganho, por mais essa obra que é uma realização de sonho, não apenas da população que vai ser atendida por essa Central de Flagrantes, em 18 cidades, mas muito mais nossa, dos integrantes da segurança pública dessa região”, celebrou.

O deputado estadual Rafael Gouveia ressaltou a prerrogativa adotada por Caiado de só inaugurar serviços prontos a atender à população. “Quando inaugura é porque está pronto para funcionar mesmo e atender o cidadão de cada município”, ressaltou ao enfatizar que investimentos, benefícios e serviços de qualidade têm chegado às cidades goianas.

“A sua marca, governador, é trabalhar para os goianos”, afirmou a prefeita de Itaberaí, Rita de Cássia. “Essa Central de Flagrantes, 24 horas por dia, começa a transformar nosso município em cidade polo. Hoje, o senhor está combatendo, com essa iniciativa e tantas outras, a criminalidade e os transtornos”, defendeu.

O titular da 4ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) e da Central de Flagrantes de Itaberaí, delegado Ivaldo Gomes de Mendonça, atua na região desde 2010 e destacou que, apesar de a Polícia Civil nunca ter deixado de atender as demandas locais, a carência pelo serviço de atendimento de 24 horas era sentida na região. “Os policiais ficavam em casa e, quando tinha alguma demanda fora do expediente, eram acionados e se deslocavam para a delegacia”, lembrou. Para ele, o crescimento populacional “impôs a necessidade” de adequar o atendimento. “Tal ausência acarretava prejuízos também para importantes municípios próximos como Itapuranga, Anicuns e Cidade de Goiás”, pontuou.

Estiveram presentes o presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Goiás (Detran-GO), Marcos Roberto Silva; o deputado estadual Wagner Neto; o presidente da Câmara Municipal de Itaberaí, Pereirinha, que representou os demais vereadores do município; o ex-prefeito de Itaberaí Wellington Baiano; o diretor de informação da Assembleia Legislativa, ex-deputado Gean Carlo; o coordenador regional de educação, professor Vinicius Átila; os prefeitos Wilson Júnior (Gameleira), Clayton Melo (Itauçu); e o secretário parlamentar Alceu Ribeiro, que representou o deputado federal Zacharias Calil. Participaram ainda dos comandantes do 6º Comando Regional Bombeiro Militar, tenente coronel Anderson Moura; 34º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Rodrigo de Sousa Bispo; 17ª Companhia Independente Bombeiro Militar, major Eduardo de Melo, primeiras-damas, secretários municipais, vice-prefeitos e vereadores.

Fotos: Wesley Costa

Legenda:
O governador Ronaldo Caiado durante inauguração da Central de Flagrantes 24 horas, em Itaberaí: “Nossa polícia é a melhor do país porque nós aplicamos corretamente o dinheiro que é da Segurança Pública”

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Continue Lendo