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Gestão Iris: veja agora fotos do andamento da ponte da Leste-Oeste sobre Marginal Botafogo

Nesse sábado (6/6) será executada a concretagem de uma das lajes da ponte. O trânsito na Marginal Botafogo ficará interditado durante todo o dia nos dois sentidos da pista. O secretário Dolzonan Mattos estará no local, às 8h, para atender a imprensa sobre o andamento da obra. Em frente à Estação da Moda (entrada pela Avenida Contorno).

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Iniciadas no dia 20 de janeiro, as obras de construção da ponte da Avenida Leste-Oeste sobre a Marginal Botafogo avançam para um estágio importante nesse sábado (6/6), com a concretagem de uma das lajes da ponte. Durante os serviços, que serão executados entre 6h e 18h, o tráfego de veículos na Marginal será bloqueado nos dois sentidos da pista.

De acordo com o projeto, as pistas da Avenida Leste-Oeste sobre a Marginal formam dois elementos em concreto armado, estruturalmente justapostos, com 13 m de largura e 53 m de comprimento. No sábado será concretada a laje inferior de um dos viadutos que consumirá 140 m3 de concreto. Após 30 dias, será concretada a outra laje.

A obra de arte possui ainda duas faixas de segurança de 1,50 m, duas faixas de rodagem de 3,50 m, uma faixa de pedestres de 2,0 m, duas barreiras guarda-rodas de 0,40 m e uma barreira guarda corpo de 0,20 m rígidos, de concreto armado, que totalizam uma largura constante de 13,0 m. Comprimento de 53 m.

Trânsito

Para o serviço, o trânsito na Marginal Botafogo será bloqueado nos dois sentidos do fluxo, no cruzamento da Rua 67-A, sendo: no sentido Norte-Sul, na alça de acesso da confluência com a Rua 44; e no sentido Sul-Norte, na alça de acesso da confluência com a Avenida Independência.

Avenida Leste-Oeste

Tramo Leste

Valor: R$ 32.827.407,49 (valor contratual)

Início da obra: 15 de julho de 2019

Previsão de conclusão: Final de 2020

Estágio da obra: Bueiros do Córrego Palmito e do Córrego da Onça estão concluídos. Entre a Av. Rasmussen e a Rua L-8, no Bairro Feliz (chácara Jaime Câmara), a rede de drenagem e o muro de arrimo foram concluídos e está iniciando a pavimentação. Iniciando a pavimentação também do trecho entre o bueiro do Córrego da Onça e a Rua 402, na Vila Viana. Os muros de arrimo na Praça do Trabalhador, entre a Rua 44 e a Rua 68, e entre as ruas L 13 e L 10, no Bairro Feliz, foram concluídos. Rede de águas pluviais entre a Praça do Trabalhador com lançamento no Córrego Botafogo concluídas.

E executada a terraplanagem entre a 44 e a Marginal Botafogo e em execução entre a Avenida Perdiz e Avenida Manchester, no Setor Parque Industruial.

Tramo Oeste

Valor: R$ 5,5 milhões (recursos próprios)

Início da obra: final de fevereiro/2020

Previsão de conclusão: 180 dias

Estágio da obra: em execução a rede de drenagem e pavimentação do primeiro trecho

Nara Serra, da editoria de Infraestrutura

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MP-GO recomenda à CMTC não fechar terminais de ônibus sem estudo técnico prévio

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O Ministério Público de Goiás (MP-GO), por intermédio da 70ª Promotoria de Justiça de Goiânia e da Área do Meio Ambiente e Consumidor do Centro de Apoio Operacional (CAO), expediu recomendação à Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) para que não feche terminais e só promova alteração operacional no sistema de transporte da Região Metropolitana de Goiânia após realizar estudo técnico.

De acordo com os promotores de Justiça Maria Cristina de Miranda e Delson Leone Júnior, a CMTC deverá observar que as ações para resguardar a saúde pública, em especial contra o contágio pelo novo coronavírus, devem ser pautadas em evidências científicas e análises sobre as informações estratégicas em saúde. “Diante da possibilidade de interdição dos terminais, o MP recomenda à CMTC maior garantia de segurança e saúde aos usuários do transporte coletivo”, afirma Miranda.

Foi recomendado que a CMTC se abstenha de fechar ou impedir a entrada, pelos usuários, nos terminais de ônibus da Região Metropolitana de Goiânia, sem que seja realizado o estudo prévio. Segundo o documento, deverão ser apontadas quais linhas serão implantadas, definidas as rotas, instalados abrigos e promovida ampla divulgação, indicando a garantia de saúde e segurança dos usuários, sob pena de responsabilidade pessoal do agente público que executar ato contrário ao interesse público, ou sem a devida fundamentação técnica.

O MP-GO recomendou também que a CMTC, para suas deliberações e execuções, apresente à Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) e ao Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE/SMS) estudo técnico que identifique as peculiaridades do transporte público coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, e as características específicas da mobilidade local, preferencialmente por meio de pesquisa de origem e destino. Foi dado prazo de 24 horas para o envio de informações sobre o acatamento da recomendação

Ao expedir a recomendação, os promotores de Justiça levaram em consideração o Código de Defesa do Consumidor, que define ser direito básico do consumidor a adequada e eficaz prestação dos serviços públicos em geral e que os fornecedores de serviços públicos devem obrigatoriamente prestar serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos.

Observaram ainda que a Lei Federal nº 8.987/95 (Lei das Concessões) preconiza que toda concessão ou permissão pressupõe a prestação de um serviço adequado ao pleno atendimento aos usuários, definindo como serviço adequado aquele que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas. (Texto: João Carlos de Faria/Foto: João Sérgio – Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

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UPDATE COVID | Confira último boletim da SME sobre a pandemia na capital

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Diariamente a Secretaria Municipal de Saúde divulga boletim atualizado da pandemia do Coronavírus

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