Conecte-se conosco

Estado

Caiado inaugura Policlínica Regional de Goianésia com investimentos de 9,4 milhões e capacidade para 7 mil consultas por mês

Estrutura beneficia 60 municípios. “Vamos governar para terminar obras e dar dignidade ao cidadão”, diz governador. Segunda unidade entregue neste formato fortalece projeto de expansão dos serviços médicos para interior do Estado. Funcionamento começou dia 04 de janeiro

Publicado

em

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta terça-feira (12/01), a segunda unidade no modelo de policlínica no Estado, localizada em Goianésia. A entrega traz avanços ao serviço de saúde ao oferecer atendimento aos moradores de 60 municípios da região do Vale do São Patrício. “Vamos governar para terminar, para fazer com que as coisas funcionem, dando dignidade ao cidadão em cada região do Estado”, afirmou, ao mencionar as dificuldades que muitos goianos vivenciam ao necessitar de deslocamento para tratamentos que são, muitas vezes, periódicos e para a vida toda.

A interiorização dos serviços foi a estratégia adotada pelo governador para promover a universalização dos atendimentos públicos demandados pela população. Para a Policlínica Regional de Goianésia, o aporte de recursos destinado, quase R$ 9,4 milhões, saiu dos cofres do Tesouro do Estado. A unidade, que tem capacidade para 7 mil consultas mensais, começou a funcionar no primeiro dia útil do ano, 4 de janeiro.

“Eu trabalho para o cidadão, para atender as pessoas mais vulneráveis, mais carentes, humildes”, reforçou Caiado. Ele também defendeu, em discurso, a união de forças com prefeitos e parlamentares para deixar um legado aos mais de 7 milhões de goianos. “É preciso que as pessoas acreditem que nossas lideranças podem somar à melhoria da qualidade de vida do povo”, acrescentou.

Titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Ismael Alexandrino explicou que a policlínica traz avanços na segmentação do atendimento. “Tínhamos uma atenção primária de atribuição dos municípios e os hospitais, e nada no meio para dar suporte. O governador, como médico, entendeu o vácuo assistencial que existia”, assinalou Alexandrino. “A policlínica representa, justamente, o elo entre a atenção primária e o hospital”, complementou.

Atendimento itinerante

Outro serviço que passou a ser disponibilizado para a região do Vale do São Patrício é a Carreta de Prevenção ao Câncer, que percorrerá os municípios vizinhos para desenvolver ações de atenção à saúde da mulher. “Vamos poder diagnosticar o câncer de mama e de colo de útero na fase inicial. Isso é humanizar, é dar qualidade de vida”, ponderou Caiado.

Além dele e do titular da SES, várias lideranças políticas e o vice-governador Lincoln Tejota participaram da entrega de obras em Goianésia. “Já foram atendidas 300 pessoas essa semana [na policlínica]. São 300 pessoas que poderiam ter entrado, às vezes, em uma ambulância, gastado dinheiro do seu bolso, tirado do seu sustento, para ir para Goiânia”, informou Tejota, ao reiterar que o momento é de mudança.

“Hoje é um dia importante para o Vale do São Patrício e para Goiás, até porque a saúde do nosso Estado era a da ambulância. Não tinha uma política pública como temos agora, regionalizada”, registrou o deputado federal José Nelto.

Para o deputado estadual Amilton Filho, a inauguração “faz valer a confiança que foi depositada no governo”. “A entrega de uma obra como essa traz dignidade, encurta distâncias e salva vidas”, defendeu.

Já o prefeito de Goianésia, Leonardo Menezes, pontuou o apoio dado pelo Governo de Goiás para transformar o atendimento em saúde no município. “Isso só demonstra a nossa parceria e o que nós podemos fazer juntos. A policlínica será um marco”, ressaltou.

O presidente da Câmara Municipal, Fábio da Enigma, disse que receber a obra é motivo de muita gratidão. “Goianésia dá um salto e é um passo a mais estarmos atendendo tantas especialidades no nosso município”, afirmou o vereador.

Mais inaugurações

A expansão da rede de policlínicas segue de forma estratégica com a construção de novas unidades em diferentes regiões do Estado. A de Goianésia foi a segunda a entrar em operação na atual gestão. A primeira foi implantada em 2020, em Posse, no Nordeste goiano. Os próximos municípios a serem contemplados com estruturas similares são Quirinópolis, Formosa, cidade de Goiás e São Luís de Montes Belos.

Além da instalação de policlínicas, o Governo de Goiás prioriza investimentos para construção de hospitais regionais e celebração de convênios para ampliação de leitos de internação, especialmente nas Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) para atender todo o território goiano.

Para consolidar a regionalização está prevista também a retomada de projetos paralisados pela gestão anterior. “Vamos, ainda no primeiro trimestre deste ano, abrir um hospital que o povo de Goiás não acreditava mais que pudesse ser inaugurado, o de Uruaçu”, destacou o governador.

A obra visa à instalação de um hospital geral e maternidade no Norte Goiano, executada via Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). Os investimentos de R$ 100 milhões são do governo estadual. Ao todo, serão 240 leitos de internação, 40 deles para as UTIs.

Participaram da solenidade a coordenadora da Área da Saúde do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público de Goiás (MPGO), Karina D’Abruzzo; o vice-presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Sampaio; o assessor especial da Governadoria, Lineu Olímpio; o presidente do Conselho Estadual de Saúde de Goiás, Venerando Lemes de Jesus; a coordenadora regional de Educação, Gislene Fonseca; o diretor presidente do Instituto CEM, Jeziel Barbosa; o superintendente de Gestão do Vapt Vupt, Dioji Ikeda; a diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Jaraguá, Marizete Lobo; o comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Diney Pereira; o subcomandante da 15ª Regional da Polícia Militar, tenente-coronel Marcus Vinícius; e a subcomandante do Corpo de Bombeiros, capitã Ana Lúcia Cardoso.

Ainda estiveram presentes os prefeitos Dásio Marques (Amaralina), Professor Álvaro (Barro Alto), Geraldo Reis (Carmo do Rio Verde), Edmario de Castro (Ceres), Alair Rabelo (Cocalzinho de Goiás), Wilson Tavares (Gameleira de Goiás), Paulo Vitor (Jaraguá), Cleber Junio (Nova América), Tiago Contador (Petrolina), Nivaldo Melo (Pirenópolis), Fred Vidigal (Rialma), Gilber Roque (Rianápolis), Padre Weber (Rubiataba), Cássia Dourado (Santa Isabel), Roberto João de Oliveira (Santa Rita), Cleuton Timbo (São Francisco de Goiás), Elieudes Moraes (São Luiz do Norte), Elivan Carreiro (Uirapuru) e Waldilei Lemos (Vila Propício); além de vice-prefeitos, suplentes de deputados, vereadores do município e de cidades vizinhas, secretários municipais de Saúde, e ex-prefeitos.

Fotos: Cristiano Borges e Lucas Diener

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

“Todas as parcerias possíveis serão construídas”, diz Caiado durante posse de Rogério Cruz

Publicado

em

Por

Prefeito de Goiânia assume em definitivo cargo deixado por Maguito Vilela, que morreu na quarta-feira (13/01), devido complicações decorrentes da Covid-19. “Estarei ao seu lado”, afirma governador ao disponibilizar gestão estadual para ações conjuntas com município

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta sexta-feira (15/01) da sessão de posse de Rogério Cruz no cargo de prefeito de Goiânia. A cerimônia, comandada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Romário Policarpo, foi realizada no plenário da Casa. “Estarei ao seu lado”, garantiu. “Todas as parcerias possíveis serão continuadas e outras construídas”, afirmou.

Caiado destacou o desafio que Rogério Cruz irá assumir ao comandar o Executivo municipal. Ele disse que, diferente da forma como recebeu o Estado em 2019, a situação fiscal da capital é positiva. “Gostaria de ter recebido o Estado como o senhor vai receber a prefeitura. Mas, mesmo assim, são desafios enormes, que demandam dedicação de corpo e alma para que, cada vez mais, melhoremos a vida dos goianos”, pontuou.

Assim que foi comunicado do falecimento de Maguito Vilela, Caiado determinou que todas as honras de Estado fossem prestadas ao ex-prefeito de Goiânia. Durante o discurso na Câmara Municipal, o governador informou que as homenagens serão estendidas. “Dar o nome para que não fiquem esquecidos aqueles que tanto construíram em Goiás. Isso deve ser reconhecido, seja amanhã numa avenida, nas obras do Estado, vamos fazer com que as pessoas que viveram e fizeram a boa política prevaleçam durante toda a história”, assinalou.

Posse

Rogério Cruz assume o Paço Municipal em razão do falecimento de Maguito Vilea, que não resistiu, na última quarta-feira (13/01), às complicações da Covid-19. Ex-governador, o líder estadual estava licenciado do cargo e Rogério Cruz ocupava interinamente a função. Durante o discurso de posse, o novo prefeito, emocionado, ressaltou que, apesar da importância da solenidade, os sentimentos eram de tristeza e pesar pela morte do companheiro. “Exemplo de homem público e ser humano”, disse. “Me senti imensamente honrado por ter sido escolhido para ser vice-prefeito de Maguito, um homem admirável, um grande líder, pacificador e visionário”, acrescentou.

O prefeito recém-empossado também agradeceu ao governador Ronaldo Caiado “pelo gesto de grandeza, dando todo apoio e suporte à família Vilela”. “Momento tão difícil de um vazio enorme que surge no nosso Estado, no nosso país, e em nossa cidade”, registrou.

Cruz ainda frisou que terá no governo estadual apoio para fortalecer as ações em prol da população da capital. “Meu compromisso é servir ao goianiense com o objetivo que nos trouxe até aqui: o de entregar uma grande gestão ao povo desta capital”, reforçou.

Também participaram da solenidade o vice-governador, Lincoln Tejota; o deputado federal João Campos; os deputados estaduais Jeferson Rodrigues e Henrique Arantes; a primeira-dama de Goiânia, Thelma Santos Cerqueira da Cruz; o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi Carneiro; o presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás (OAB-GO), Diego Magalhães; o presidente da Agência de Regulação de Goiânia (ARG), Paulo César Pereira; o coronel Wellington Urzêda; vereadores de Goiânia e de Aparecida de Goiânia; o procurador-geral do município da capital, Antônio Flávio de Oliveira; secretários municipais e outras lideranças políticas.

Fotos: Cristiano Borges e Wesley Costa

Legenda

Governador Ronaldo Caiado durante participação na posse do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, na Câmara Municipal: “São desafios enormes, que demandam dedicação de corpo e alma para que, cada vez mais, melhoremos a vida dos goianos”

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Continue Lendo

Estado

Seinfra intensifica ações após chuvas intensas

Publicado

em

Por

É intenso o trabalho de funcionários da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) na recuperação de vias e de áreas atingidas pelas fortes chuvas que caíram nos últimos dias em Goiânia. Desde o último domingo (10/1), as equipes se concentram na Avenida C4, no Jardim América, Vila Alpes, Vila Roriz e no setor São José. Outras frentes atuam na limpeza de bocas de lobo, desobstrução de pontes e tapa-buracos.

Na Rua C4, no Jardim América, uma cratera se formou no meio da pista após o rompimento de uma galeria pluvial. Segundo técnicos da Seinfra, as fortes chuvas e o desgaste devido ao tempo foram as principais causas do episódio. No local, equipes já trabalham na requalificação de toda estrutura. A previsão é que todo o trabalho esteja finalizado em 10 dias.

Durante a vistoria dos locais atingidos, o titular da Seinfra, Luiz Bittencourt, reforçou que o trabalho será contínuo e que as equipes estão atuando em conjunto com as outras pastas no monitoramento de todas as áreas. “Desde o último domingo estamos nas ruas com um intenso trabalho, a população está sentindo a presença do poder público, não vamos descansar enquanto não resolvermos todas as demandas”, afirmou Bittencourt,  lembrando ainda que já está em discussão a estruturação do “Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia”, o que, segundo ele, seria uma solução definitiva para a questão.

De acordo com técnicos que visitaram a Vila Roriz na manhã desta quinta-feira (14/1), foi identificado que área alagada fica abaixo do nível da Avenida Goiás e no mesmo nível da margem dos rios Anicuns e Meia Ponte. A equipe avalia que será necessário um estudo sobre a ampliação do dique de contenção, o que para os técnicos facilitaria o escoamento das águas das chuvas. Além disso, uma dragagem será feita no rio para melhorar as condições na região.

Outros pontos como a Vila Roriz e o setor São José também receberam equipes da força-tarefa. Ambos os bairros tiveram dificuldades com alagamentos após as chuvas intensas que caíram na madrugada desta quinta-feira. Já na ponte localizada na Vila Alpes, na região Sudoeste, as equipes executam uma nova drenagem no local e uma limpeza do córrego cascavel também será realizada.

Diego Reis, da Diretoria de Jornalismo

Foto: Edilson Pelikano 

Continue Lendo
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com