Conecte-se conosco

Agenda

“Cancelamento ” nova prática na web de apontar erros e excesso de críticas negativas, provoca danos à saúde mental

Todo mundo tem aquele amigo chato e implicante que sempre reclama de você; seja por fotos na web, questão de política e comportamento. Tudo para você se enquadrar na tendência imaginária do cancelador

Publicado

em

RESUMO DA NOTÍCIA

Cancelar pessoas é uma forma pouco eficaz para apontar erros, podendo trazer consequências negativas para quem cancela e quem é cancelado

Canceladores podem se tornar críticos demais e intolerantes. Criticados podem sentir abandono, desprezo e desconsideração

Todos cometemos erros e nem todos somos cancelados. Dar espaço para o outro amadurecer e saber perdoar é mais eficaz do que um cancelamento

Relaxa tá?

A pessoa está impaciente, chega alguém que não tem nada melhor para dizer e só para não ficar calado diz: ‘’relaxa!’’ Não, essa frase não funciona e muitas vezes só piora a situação.

Cancelar é um termo recente da internet para boicotar pessoas famosas (ou nem tanto) por comportamentos que o público considere como inadequado. A pessoa é exposta por sua conduta e então cancelada pelo comportamento: as pessoas deixam de segui-las e consumir seus conteúdos online ou mesmo físicos. Artistas, influenciadores, atletas e qualquer personalidade pública estão sujeitos a serem cancelados, caso diga algo que as pessoas julguem como controverso e preconceituoso.

Apesar de usarmos o termo “cancelamento” muito mais para famosos, pessoas anônimas também podem ser “canceladas” pelos amigos, quando diz algo controverso e os amigos deixam de ter contato com ela.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda

Pepê Santos faz live em comemoração ao Dia dos Namorados

Em comemoração ao Dia dos Namorados, Pepê Santos fará uma live show, às 20h, no dia 11 de junho, em seu canal do Youtube. Além de músicas autorais e do repertório de sucesso, ele trará também músicas de diversos cantores sertanejos. 

Publicado

em

Por

Pepê é natural de Minas Gerais, canta e atua desde os 6 anos de idade. Participou do The Voice Kids com 14 anos, depois ficou em turnê no musical do Ayrton Senna pelo sudeste. Em abril, lançou seu primeiro EP chamado “Vêm Comigo” com 6 músicas e já teve mais de 200 mil plays no Spofity.

Continue Lendo

Agenda

O desafio de ampliar alcance dos testes do COVID-19 para o Brasil

Publicado

em

Por

Decorridos quatro meses da presença do coronavírus no país, ainda vivemos uma curva ascendente de casos e óbitos. O isolamento, importantíssimo para evitar superlotação dos hospitais e o colapso do sistema de saúde no curto prazo, é naturalmente uma medida transitória, já que exige ponderar o momento da pandemia, os recursos disponíveis no sistema e os impactos indiretos na sociedade.

Esse desafiador equilíbrio indica o desenvolvimento de estratégias de afrouxamento do isolamento social para a retomada gradual da atividade econômica — e isso precisa acontecer de forma planejada, segura, com decisões pautadas por informações científicas. E elas virão, em grande parte, da medicina laboratorial.

A pandemia de Sars-CoV-2 tornou os testes diagnósticos o principal pilar para o manejo adequado da doença, não apenas no âmbito médico mas também no social e econômico.

Entre os especialistas, temos um consenso da importância de identificar portadores (com e sem sintomas), mantê-los em quarentena, descobrir quem teve contato e, sobretudo, conservar os cuidados com higiene e uso de máscaras em ambientes públicos.

Para o diagnóstico da Covid-19, existem diferentes metodologias de exames, que cumprem diferentes papéis no decorrer do tempo e da curva de infecção. A ferramenta de escolha com maior valor para o diagnóstico no momento agudo da pandemia é o teste molecular de RT-PCR, que identifica a carga genética do vírus desde os primeiros dias da infecção, permitindo uma ação rápida sobre os pacientes identificados.

Trata-se de exames de execução complexa, que utilizam equipamentos sofisticados e reagentes disputados pelo mundo todo.

Além de desenvolver e disponibilizar um amplo portfólio de exames a seus pacientes, a Dasa se mobilizou com o chamamento do Ministério da Saúde e anunciou a criação do Centro de Diagnóstico Emergencial para Covid-19 (CDE-COVID-19). Ele nasce a partir da doação do processamento de 3 milhões de exames de RT-PCR à população brasileira.

O desafio é crescer a produção de 4 mil testes por dia para até 30 mil testes por dia. Essa capacidade pode tornar o CDE-COVID-19 a maior operação do mundo, talvez superior até que a da China, que é produtora de insumos e autossuficiente em testes moleculares.

O primeiro esforço, agora, é identificar as tecnologias disponíveis no curto prazo que sejam capazes de suprir essa expressiva demanda durante os próximos seis meses. A enorme linha de produção criada para o CDE-COVID-19 receberá diariamente amostras coletadas em todo o Brasil para processamento, em média em 24 horas.

A operação de processamento dos exames está prevista para começar em 18 de maio, com equipe de especialistas vindos da Dasa e dedicados exclusivamente para atuar nesse centro.

Nosso envolvimento, que é uma doação e não envolve nenhuma remuneração, tem caráter científico e social. É um esforço coordenado e organizado, que está em sintonia com a nossa visão de cuidar da saúde das pessoas. O momento é de união para contribuirmos com o nosso Brasil e para superarmos, juntos e de forma segura e responsável, essa imprevisível turbulência.

Continue Lendo