Conecte-se conosco

Agenda

Circuito comemora 15 anos de Art Déco em Goiânia

Publicado

em

Foto: Arquivo Iphan

Nossa capital reúne um representativo acervo art déco, com 22 bens tombados desde 2003 pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan). A manifestação essencialmente decorativa deu suporte formal para várias tipologias arquitetônicas e inspirou os primeiros edifícios da cidade, simbolizando o progresso e a modernidade.

Para comemorar os 15 anos do tombamento desse acervo como Patrimônio Cultural Brasileiro, a Superintendência do Iphan em Goiás, Sociedade Elysium e Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizam, com o apoio da Construtora Biapó e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO), uma edição especial do Café com Prosa e da Jornada de Estudos Brasileiros nos dias 17 e 18 de outubro, mês de aniversário de 85 anos da capital goiana. Os eventos acontecerão na Estação Ferroviária de Goiânia, edificação que é um dos símbolos do art déco na cidade e que passa, atualmente, por obras de restauração. A iniciativa possibilitará que o público possa também conhecer os trabalhos que vem sendo executados no local.

Nos dois dias de evento, especialistas da área de Patrimônio Cultural discutirão o art déco como tema central. No dia 17, a partir das 19h, acontece a conferência Novas capitais, nova arquitetura, que dará início aos debates.  Já no dia 18 de outubro, a partir das 13h, duas mesas redondas trarão os temas Uso e proteção do patrimônio edificado Patrimônio e imaginário nacional. As inscrições para todas as atividades são gratuitas, e podem ser feitas pelo e-mail contato@elysium.org.br, e também no local, nos dias do evento.

Além da conferência e das mesas redondas, o evento também trará uma exposição com o tema Memorial Confaloni, do artista Frei Nazareno Confaloni, que retrata em uma linha do tempo a vida do autor e suas obras. O público poderá apreciar, ainda, os painéis de Confaloni já restaurados e instalados no local. Considerado expoente do modernismo goiano, Frei Confaloni foi um dos maiores artistas plásticos com atuação no Estado de Goiás.  A exposição ficará aberta para visitação do público até o dia 20 de dezembro de 2018, mediante agendamento com a Construtora Biapó, empresa parceira do evento e responsável pelas obras na edificação. O contato será feito pelo e-mail: contato@biapo.com.br.

Café com Prosa e Jornada de Estudos Brasileiros

O Café com Prosa é uma ação criada pela Superintendência do Iphan no Estado de Goiás, já permanente no calendário anual da Superintendência. Essa edição de 2018, realizada em conjunto com a Jornada de Estudos Brasileiros, visa promover uma reflexão sobre os 15 anos de tombamento do Acervo Arquitetônico e Urbanístico Art Déco de Goiânia. Assim, o evento promove uma oportunidade de fortalecer as relações interinstitucionais, dialogar com gestores públicos, estudantes, professores, pesquisadores, representantes de entidades civis organizadas e demais interessados na área do Patrimônio Cultural.

Café com Prosa e Jornada de Estudos Brasileiros

Data: 17 e 18 de outubro de 2018

Programação completa

Local: Estação Ferroviária de Goiânia

Endereço: Av. Goiás, nº 1799 – St. Central, Goiânia – GO

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda

FÉRIAS | Arca Parque tem programação especial em dezembro

Publicado

em

Por

O Arca Parque tem uma programação especial para este mês de dezembro, toda voltada à temática do Natal.

O Parque, que além de todas as atrações e infraestrutura que fazem dele um dos maiores e melhores do Centro-Oeste, está todo decorado com temas natalinos e terá uma série de atividades que remetem a essa importante data, como confecção de cartão de Natal, de árvores de Natal sustentáveis, oficinas de cupcake e muitas outras atividades. Neste mês, o restaurante do Parque vai oferecer um cardápio inspirado na ceia de Natal, com peru, farofa com passas, rabanada e outros pratos que são tradicionalmente servidos nesta data.

E, quanto mais se aproxima a data festiva, mais emocionante ficarão as atrações no Arca Parque. O último fim de semana antes do Natal, nos dias 21 e 22 de dezembro, será o mais especial, com a chegada do Papai Noel e a entrega de presentes às crianças. Os presentes a serem entregues deverão ser levados pelos pais das crianças no dia, e o Bom Velhinho se encarrega de dá-los aos pequenos.

Neste mesmo fim de semana, haverá um musical de Natal feito pela Turma do Arca, com outras atividades temáticas. Em dezembro, o Arca Parque estará aberto de quinta-feira a domingo, das 9h às 17h30, com promoções nos preços dos ingressos nos dias de semana, que podem ser conferidos no site

www.arcaparque.com.br

Sobre o Arca Parque

O Arca Parque é um parque aquático localizado em Trindade (GO), a 35 km de Goiânia, com piscinas adulto e infantil, ambas com água quente, e com lagos e quiosques de pesque-pague. Além disso, a estrutura do parque tem pedalinho, caiaque, stand up paddle, water ball, passeio de pônei e a cavalo, de miniboi, de charrete e cavalgada.

O Arca Parque, cuja inspiração é a Arca de Noé, tem esculturas temáticas e mais de 30 espécies de animais e conta com uma área total de 40mil m². O Arca Parque também tem a Turma do Arca, formada para deixar o passeio ainda mais divertido. Composta pela Tia Pipoca, Titia Abelhinha, Tio Playstation e Tia Sushi, monitores capacitados para a recreação não supervisionada de crianças a partir de 5 anos, que mantêm sempre o lúdico e preservam a magia da infância.

Todas as atividades são baseadas no edutenimento, conceito que alia educação ao entretenimento. A próxima expansão do complexo vai adicionar mais 5 mil m² de área de recreação, diversão e lazer, e 11 novas atrações para adultos e crianças, garantia de muita diversão.

Continue Lendo

Agenda

HOJE | Wynnie lança ‘Bum Bum 40’ nesta sexta

Publicado

em

Por

A cantora Wynnie Nogueira lança, na próxima sexta-feira, 6 de dezembro, a sua música Bum Bum 40, mais um single que entra no seu canal do Youtube. A música tem participação do MC DG e promete ser o hit do verão. A compositora capixaba radicada em Goiânia vem ganhando nome no mundo da música. Recentemente, ela venceu o prêmio de Música do Ano no Prêmio Multishow 2019 com a música Atrasadinha, sucesso na voz de Felipe Araújo, com participação de Ferrugem.

E na última terça-feira, dia 3, foi uma das indicadas ao WME Awards (Women Music Events), ba categoria Melhor Compositora. O prêmio é voltado exclusivamente às mulheres brasileiras que fazem e vivem da música. Na ocasião, ela concorreu com grandes nomes da música brasileira, como a vencedora Tulipa Ruiz e Karina Buhr e as revelações Duda Beat e Bibi.

Continue Lendo