Conecte-se conosco

Capital

COMEÇOU: Prefeitura inicia testagem de selecionados pelo aplicativo “Dados do Bem”

Ferramenta coordenada pelo Governo de Goiás tem como objetivo ampliar a testagem e promover o rastreamento e monitoramento de pessoas com suspeita da Covid-19

Publicado

em

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou as primeiras testagens em pessoas que foram triadas pelo aplicativo Dados do Bem, desenvolvido pelo Governo de Goiás e quem tem a parceria da prefeitura. Na primeira testagem em uma unidade municipal 74 pessoas foram agendadas pelo aplicativo e 48 compareceram para a coleta de amostra do teste RT-PCR.

As coletas foram realizadas na unidade piloto USF São Francisco e mais 200 amostras serão coletadas esta semana em outras três unidades de forma experimental em relação à logística e funcionamento do app. Estarão em teste a USF Novo Planalto, USF Recanto das Minas Gerais e Ambulatório do Ciams Novo Horizonte. O Hospital de Campanha, unidade estadual, também está fazendo a coleta das amostras. 

O aplicativo é coordenado pelo Governo de Goiás e pela parceria a prefeitura disponibiliza algumas unidades de saúde e mão de obra para fazer a coleta do material nas pessoas selecionadas. O APP funciona da seguinte forma: após a instalação do aplicativo o usuário irá preencher um questionário de autoavaliação de saúde. Caso o aplicativo identifique que o paciente apresenta sintomas de síndrome gripal e possui um alto risco de infecção por Covid-19, este será convidado a fazer um teste. Ao aceitar fazer o teste, o paciente receberá um QR Code com data, horário e local onde deverá comparecer para realizar a coleta de amostra para a testagem. 

Todas amostras coletadas são encaminhadas para o Lacen e levadas posteriormente para a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), no Rio de Janeiro, que também é quem disponibiliza os kits de coleta, com exames RT-PCR. A Fundação também é responsável pelos resultados da testagem em massa.  Se o teste do paciente for positivo, este poderá indicar 5 pessoas com quem teve contato para fazer a autoavaliação pelo app.

O aplicativo “Dados do Bem” foi lançado no dia 22/07 e tem como objetivo ampliar a testagem em Goiânia, e promover o rastreamento e monitoramento de pessoas com suspeita da Covid-19, por meio da tecnologia de geolocalização. Com os dados coletados, será possível acompanhar em tempo real a evolução da epidemia nos centros urbanos.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Capital

FOTOS: Obras da ponte da Segunda Radial avançam e Goiânia ganha mais um cartão postal com assinatura de Iris Rezende

Publicado

em

Por

Veja fotos de hoje da ponte da Avenida Segunda Radial no Córrego Botafogo, na divisa dos bairros Pedro Ludovico e Vila Redenção, na Região Sul de Goiânia. A obra faz parte do prolongamento da Avenida Marginal Botafogo.

Continue Lendo

Capital

Protegido: Acesse aqui a versão digital desta sexta-feira 07 de Agosto de 2020

Publicado

em

Por

Este conteúdo está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo:

Continue Lendo
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com