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Conheça o App que a prefeitura de Goiânia dispõe e faz uso no enfrentamento à covid-19

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Goiânia faz uso da tecnologia e da interatividade no enfrentamento à covid-19. Além de disponibilizar o serviço de teleatendimento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece dúvidas sobre os sintomas da doença e as formas de transmissão pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. Lançado no início de abril, o serviço, que é oferecido pela Central Humanizada de Orientações sobre a Covid-19 da Prefeitura de Goiânia, já atendeu mais de 3.500 usuários.

O atendimento é realizado por 36 técnicos em enfermagem, 16 enfermeiros, 16 médicos e um coordenador de equipe. Entre as dúvidas mais frequentes estão a realização de exames que identificam o novo agente do coronavírus, quais unidades de saúde procurar em caso de sintomas e como deve ser realizado o isolamento domiciliar. 

Todos os questionamentos, segundo a técnica da Gerência de Atenção Primária de Goiânia Erika Fernandes Soares, são respondidos seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias. “Nossos profissionais estão preparados para orientar a população e realizar o primeiro atendimento em caso de suspeita da doença”, afirma. 

Para utilizar o serviço, os cidadãos devem salvar o número (62) 98599-0200 no celular. Em seguida, basta acessar o WhatsApp e enviar uma mensagem para o novo contato. Durante o atendimento os usuários respondem questionamentos sobre o estado de saúde e podem tirar dúvidas com os especialistas. 

Para a secretária de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué, a Central tem a missão de otimizar os serviços de saúde e de evitar que os usuários SUS procurem de maneira inadequada as unidades durante o período de pandemia. “O sistema foi idealizado para viabilizar uma comunicação efetiva entre os moradores de Goiânia e a SMS. Tirando dúvidas pelo WhatsApp ou ligando, muitas pessoas não precisarão sair de casa. Isso representa mais segurança para todos”, garante.

Se durante o atendimento virtual os pacientes informarem a presença de sintomas leves, como coriza, febre baixa e quadro gripal, a Central realiza imediatamente a notificação e encaminha o usuário para o serviço de Telemedicina da SMS, que oferece acompanhamento médico diário via chamadas de vídeos.

Os serviços da unidade são realizados das 7h às 13h e das 13h às 19 todos os dias da semana, inclusive nos feriados. Nos demais horários, das 19h às 7h, o atendimento é eletrônico, informando e instruindo o usuário sobre os horários de funcionamento do serviço. Para entrar em contato com a Central Humanizada de Orientações sobre a Covid-19 por telefone basta ligar no (62) 3267-6123.

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MP-GO recomenda à CMTC não fechar terminais de ônibus sem estudo técnico prévio

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O Ministério Público de Goiás (MP-GO), por intermédio da 70ª Promotoria de Justiça de Goiânia e da Área do Meio Ambiente e Consumidor do Centro de Apoio Operacional (CAO), expediu recomendação à Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) para que não feche terminais e só promova alteração operacional no sistema de transporte da Região Metropolitana de Goiânia após realizar estudo técnico.

De acordo com os promotores de Justiça Maria Cristina de Miranda e Delson Leone Júnior, a CMTC deverá observar que as ações para resguardar a saúde pública, em especial contra o contágio pelo novo coronavírus, devem ser pautadas em evidências científicas e análises sobre as informações estratégicas em saúde. “Diante da possibilidade de interdição dos terminais, o MP recomenda à CMTC maior garantia de segurança e saúde aos usuários do transporte coletivo”, afirma Miranda.

Foi recomendado que a CMTC se abstenha de fechar ou impedir a entrada, pelos usuários, nos terminais de ônibus da Região Metropolitana de Goiânia, sem que seja realizado o estudo prévio. Segundo o documento, deverão ser apontadas quais linhas serão implantadas, definidas as rotas, instalados abrigos e promovida ampla divulgação, indicando a garantia de saúde e segurança dos usuários, sob pena de responsabilidade pessoal do agente público que executar ato contrário ao interesse público, ou sem a devida fundamentação técnica.

O MP-GO recomendou também que a CMTC, para suas deliberações e execuções, apresente à Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) e ao Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE/SMS) estudo técnico que identifique as peculiaridades do transporte público coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, e as características específicas da mobilidade local, preferencialmente por meio de pesquisa de origem e destino. Foi dado prazo de 24 horas para o envio de informações sobre o acatamento da recomendação

Ao expedir a recomendação, os promotores de Justiça levaram em consideração o Código de Defesa do Consumidor, que define ser direito básico do consumidor a adequada e eficaz prestação dos serviços públicos em geral e que os fornecedores de serviços públicos devem obrigatoriamente prestar serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos.

Observaram ainda que a Lei Federal nº 8.987/95 (Lei das Concessões) preconiza que toda concessão ou permissão pressupõe a prestação de um serviço adequado ao pleno atendimento aos usuários, definindo como serviço adequado aquele que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas. (Texto: João Carlos de Faria/Foto: João Sérgio – Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

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UPDATE COVID | Confira último boletim da SME sobre a pandemia na capital

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Diariamente a Secretaria Municipal de Saúde divulga boletim atualizado da pandemia do Coronavírus

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