Conecte-se conosco

Capital

Crianças menores de 5 anos e adultos de 20 a 29 anos tem até dia 25 para vacinação contra Sarampo. Fique por dentro

Publicado

em

Campanha de vacinação contra sarampo começa na segunda (7/10)
Iniciativa nacional será desenvolvida em duas etapas para faixas etárias diferentes: de 6 meses a menores de 5 anos e de 20 a 29 anos

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta semana, a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. O objetivo é vacinar seletivamente as crianças entre seis meses e cinco anos de idade e adultos de 20 a 29 anos.

Esta campanha é uma estratégia diferenciada para interromper a circulação do vírus da doença no país.

A primeira etapa será realizada de 7 a 25 de outubro e o público-alvo é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas.

O dia D de mobilização nacional será em 19 de outubro. O Ministério da Saúde priorizou este grupo devido a elevada incidência da doença nesta faixa etária nos surtos registrados em 2019 e maior risco de desenvolver complicações como, cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos.

A segunda etapa será realizada entre 18 a 30 de novembro, com a vacinação de adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos. O dia D de mobilização nacional será 30 de novembro. O grupo também foi priorizado nesta etapa devido ao número de casos confirmados nessa faixa etária ser expressivo.

Outras idades

Durante a primeira fase da campanha (de 7 a 25 de outubro), a vacinação será restrita temporariamente aos menores de cinco anos. Após o dia 26 de outubro será reiniciada a vacinação seletiva de rotina nas demais faixas etárias. Na segunda etapa, entre 18 e 30 de novembro, a orientação é focar no grupo de 20 a 29 anos com vacinação seletiva, mas não de forma restrita, como na primeira fase.

A meta mínima a ser alcançada na campanha é de 95% de cobertura vacinal do público-alvo. Este ano em Goiânia foram registrados dois casos confirmados de sarampo. Foram descartadas 24 suspeitas e ainda há 19 em investigação.

Abertura campanha de vacinação contra sarampo

Dia: 7 de outubro, segunda-feira.

Hora: 8 horas

Local: Centro Municipal de Vacinação – Av. Edmundo de Abreu, s/n – Setor Pedro Ludovico, (ao lado do Ciams)

Clique aqui para acessar a lista com as 68 salas de vacina disponíveis

Adriana Moraes, da editoria de Saúde

Foto: Hágabe Carvalho

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Capital

GESTÃO IRIS | Escolas começam a receber maletas do Projeto Aula Digital. Veja

A entrega simbólica dos kits com tablets e notebooks contou com a presença do prefeito Iris Rezende

Publicado

em

Por

Na manhã desta quinta-feira (20/2) as escolas da rede municipal receberam, de forma simbólica, as maletas e kits tecnológicos do Projeto Aula Digital, da Fundação Telefônica Vivo. A solenidade de entrega ocorreu no Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e contou com presença do prefeito de Goiânia, Iris Rezende.

Diretores e coordenadores pedagógicos de 100 escolas participaram do evento, além de mais 70 que foram incluídas no Projeto a partir desse ano. Os kits tecnológicos são compostos por notebooks, pen drive, roteador, tablets e outros equipamentos, que serão utilizados como novas possibilidades de ensino e aprendizagem.

“Agradeço à Vivo por criar uma Fundação que se preocupa com o conhecimento e a educação. Antes, os únicos meios de comunicação eram ir ao encontro das pessoas ou mandar uma carta. Me emociono quando vejo hoje como está o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. E agradeço a parceria com a Vivo, pois felizes são as pessoas que se dedicam ao ensino, o sustentáculo da Educação”, ressaltou o prefeito Iris Rezende.

O secretário de Educação e Esporte de Goiânia, Marcelo Costa, falou da importância do Projeto nas instituições. “O trabalho desafiador é fazer com que a escola seja mais que quadro e giz. Essa escola que sonhamos tem que desafiar os alunos e tem que ser o lugar em que eles queiram estar. O Aula Digital permite fazer esse dia a dia da unidade educacional mais inovador e atrativo, com a transposição didático pedagógica do professor”, comentou.

O gerente de programas sociais da Fundação Telefônica Vivo, Rubem Saldanha, . disse que as vivências do Projeto buscam estimular os jovens a empreender e ajudar no desenvolvimento das comunidades . “Acreditamos no poder da inovação criativa e tecnológica para a formação de cidadãos comprometidos com suas responsabilidades no mundo e nas suas cidades”.

Projeto

O Projeto Aula Digital está no segundo ano e atendeu em 2019, cerca de 27 mil alunos de 100 escolas da Capital. A iniciativa conta com a parceria do CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) e integra o ProFuturo, programa global criado pela Fundação Telefônica e Fundação Bancária La Caixa, presente em países da África, Ásia e América Latina.

Hoje, o Aula Digital apoia uma rede de 700 educadores da rede municipal de ensino, com formação continuada, acesso a um ambiente de aprendizagem e conteúdos pedagógicos digitais. Os educadores passaram por período de formação presencial durante a primeira etapa do programa, cujo objetivo foi propiciar o desenvolvimento de planos de ação para inovação das práticas pedagógicas, aliado à formação em serviço recebida durante visitas presenciais às escolas.

Daniela Rezende, editoria de Educação e Esporte

Fotos: Luiz Fernando Hidalgo

Continue Lendo

Capital

Confira o que abre e fecha durante o carnaval e feriado prolongado em Goiânia

Serviços essências funcionam em regime de plantão nas unidades e órgãos municipais durante os quatro dias de folia

Publicado

em

Por

Durante o feriado prolongado de Carnaval que terá inicio nesta sexta-feira, 21, a Prefeitura de Goiânia manterá os serviços essências em regime de plantão. Devido ao ponto facultativo na segunda-feira, 24, o expediente dos servidores que trabalham no Paço Municipal, do Park Lozandes, será encerrado no dia 21, e retomado na quarta-feira, 26, às 14h.

Turismo e lazer:

Além de aproveitar as belezas naturais e os cartões postais da cidade, os goianienses e turistas terão como opção o tradicional Carnaval do Mercado da 74, que terá inicio no sábado, 22, seguindo por todo feriado, com encerramento na terça-feira, 25, sempre das 12h às 18h.

O horário do Mutirama permanece inalterado no sábado e domingo, que funciona das 9h às 17h30. Na segunda-feira e na terça o parque de diversões não estará aberto. Já o Zoológico funcionará sábado e domingo, das 8h30 às 17h. O espaço fecha na segunda para manutenção e reabre na terça-feira, com funcionamento também das 8h30 às 17h.

Saúde:

Quem precisar de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) de Goiânia não ficará sem assistência médica. Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas unidades de saúde que funcionam 24 horas por dia, conforme classificação de risco, ou seja, com priorização das situações mais graves.

O departamento de Controle de Zoonoses poderá ser acionado pelos telefones 3524-3131 ou 3524-3130 quando presenciados casos de animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.

Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação, profissionais e veículos de salvamento. O Centro Municipal de Vacinação Vai funcionar todos os dias do feriado, das 8h, às 18:30h.

Unidades de saúde 24 horas de urgência e emergência:

– Cais Amendoeiras
– Cais Bairro Goiá
– Cais Campinas
– Cais Deputado João Natal (Vila Nova)
– Cais Finsocial
– Ciams Novo Horizonte
– Ciams Urias Magalhães
– Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia – CROF
– Hospital e Maternidade Dona Iris
– Maternidade Nascer Cidadão
– Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc
– Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Itaipu
– Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noroeste
– Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Novo Mundo

Assistência Social:

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem as ruas de Goiânia realizando a busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone 3524-7389. A Central de Óbitos de Goiânia também funciona 24 horas e não é diferente durante o feriado.

Informações podem ser obtidas pelos números 3524-2643 ou 3524-2689. Outras unidades que também têm atividades normais durante o período são a Casa da Acolhida (3524-2480), o SOS Criança e Complexo 24 Horas (3524-1859 / 3524-1856) e o Residencial Professor Niso Prego (3524-1882).

Comurg:

Mantém os trabalhos essenciais, como varrição, coleta de lixo orgânico e seletivo e de resíduos infectantes. Os atendimentos nos casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos não sofrem interrupção. Os usuários poderão solicitar serviços pelo telefone 3524-8555.

Guarda Municipal:

A segurança dos prédios e logradouros públicos do município, como escolas, parques e unidades de saúde, continua sendo realizada diariamente pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM). O órgão disponiliza o 153 para denúncias.

Atende Fácil:

O atendimento Atende Fácil será realizado nos horários habituais. Na unidade da Estação Ferroviária será ininterrupto, das 08h às 18h, de segunda à sábado, e das 08 às 13h em datas declaradas como ponto facultativo municipal. Já o horário de atendimento ao público no Paço Municipal será, ininterrupto, das 07h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 07 às 12h aos sábados e em ponto facultativo municipal. Já na Cidade Jardim o horário de atendimento será, ininterrupto, das 08h às 20h, de segunda a sexta-feira e das 08 às 13h aos sábados e em ponto facultativo municipal.

Transporte coletivo:

No período, os ônibus vão circular com planilhas especiais na região metropolitana de Goiânia. A equipe de fiscalização da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) vai monitorar o serviço do transporte coletivo durante o feriado. Para atender à população neste período, a CMTC determinou que o serviço seja reforçado com viagens extras, que devem ser colocadas em circulação caso haja necessidade.

A população pode entrar em contato com a CMTC pelos telefones 0800 646 1851/ 3524-1851 (Ouvidoria) e WhatsApp 9943-1620 e também na sede da companhia, na 1ª Avenida, 486, Setor Leste Universitário.

Da Diretoria de Jornalismo

Continue Lendo