Conecte-se conosco

Capital

Crianças menores de 5 anos e adultos de 20 a 29 anos tem até dia 25 para vacinação contra Sarampo. Fique por dentro

Publicado

em

Campanha de vacinação contra sarampo começa na segunda (7/10)
Iniciativa nacional será desenvolvida em duas etapas para faixas etárias diferentes: de 6 meses a menores de 5 anos e de 20 a 29 anos

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta semana, a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. O objetivo é vacinar seletivamente as crianças entre seis meses e cinco anos de idade e adultos de 20 a 29 anos.

Esta campanha é uma estratégia diferenciada para interromper a circulação do vírus da doença no país.

A primeira etapa será realizada de 7 a 25 de outubro e o público-alvo é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas.

O dia D de mobilização nacional será em 19 de outubro. O Ministério da Saúde priorizou este grupo devido a elevada incidência da doença nesta faixa etária nos surtos registrados em 2019 e maior risco de desenvolver complicações como, cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos.

A segunda etapa será realizada entre 18 a 30 de novembro, com a vacinação de adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos. O dia D de mobilização nacional será 30 de novembro. O grupo também foi priorizado nesta etapa devido ao número de casos confirmados nessa faixa etária ser expressivo.

Outras idades

Durante a primeira fase da campanha (de 7 a 25 de outubro), a vacinação será restrita temporariamente aos menores de cinco anos. Após o dia 26 de outubro será reiniciada a vacinação seletiva de rotina nas demais faixas etárias. Na segunda etapa, entre 18 e 30 de novembro, a orientação é focar no grupo de 20 a 29 anos com vacinação seletiva, mas não de forma restrita, como na primeira fase.

A meta mínima a ser alcançada na campanha é de 95% de cobertura vacinal do público-alvo. Este ano em Goiânia foram registrados dois casos confirmados de sarampo. Foram descartadas 24 suspeitas e ainda há 19 em investigação.

Abertura campanha de vacinação contra sarampo

Dia: 7 de outubro, segunda-feira.

Hora: 8 horas

Local: Centro Municipal de Vacinação – Av. Edmundo de Abreu, s/n – Setor Pedro Ludovico, (ao lado do Ciams)

Clique aqui para acessar a lista com as 68 salas de vacina disponíveis

Adriana Moraes, da editoria de Saúde

Foto: Hágabe Carvalho

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Capital

Andrey Azeredo manda recado para Francisco Júnior: “não existem projetos para o futuro renegando experiências do passado”

Vereador de Goiânia pelo MDB, Andrey chama de oportunismo a discussão lançada pelo deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Goiânia, que chamou de improviso a gestão do atual prefeito Iris Rezende. Francisco Júnior foi secretário de Iris durante o 2º mandato do emedebista, entre 2005 e 2008

Publicado

em

Por

O vereador de Goiânia Andrey Azeredo (MDB) usou a sua conta do Twitter para mandar um recado ao pré-candidato a prefeito de Goiânia pelo PSD, deputado federal Francisco Júnior. Andrey questiona a atitude do deputado, que chamou de improvisada a gestão de Iris Rezende à frente do executivo municipal. Segundo o emedebista, não existe projeto para o futuro renegando as experiências do passado.

Andrey lembrou que Francisco Júnior foi secretário do prefeito Iris Rezende durante o segundo mandato do decano emedebista (2005-2008) e que coube ao deputado a coordenação do último plano diretor da cidade, aprovado em 2007. “Aquele mesmo plano diretor foi uma das bandeiras que elegeu Francisco Júnior vereador pela base irista”, lembra o vereador.

Azeredo disse lamentar que o deputado Francisco Júnior tenha ficado tanto tempo fora e que volte agora, com motivação eminentemente eleitoral, para criticar as gestões dos últimos 15 em Goiânia. “Lamento que a ingratidão seja o pano de fundo de suas movimentações para 2020”, disse o vereador diretamente ao deputado.

“Posso dizer que, como homem público, vivo Goiânia há mais de 15 anos. Reconheço os avanços e tenho bom senso para admitir as dificuldades que precisam ser contornadas. Trabalho por melhorias e oportunidades para todos. Discuto e procuro soluções para os problemas”, disse Andrey.

O vereador fez um balanço da gestão Iris Rezende, lembrou as dificuldades encontradas e o grande volume de obras lançadas na Capital e aconselhou Francisco Júnior: “não se deve subestimar o eleitor. A atual gestão tem tocado grandes obras, como na área da mobilidade. Desconsiderar iniciativas como o viaduto da avenida Jamel Cecílio, ou a trincheira da avenida 90, onde passará o BRT, é se pautar por um viés oposicionista por mero oportunismo”, encerrou.

Continue Lendo

Capital

FOTOS | Obras na Avenida Goiás estão à todo vapor e seguem ritmo acelerado

Publicado

em

Por

Goiânia se tornou um canteiro de obras! Os projetos, que estão por toda parte, não param de avançar. Neste início de semana a prefeitura de Goiânia está concretando a pista do BRT da Avenida Goiás. Hoje, a frente de trabalho está concentrada entre Avenida Paranaíba e a Rua 5. 🚧👷🏽‍♂

Continue Lendo