Conecte-se conosco

Estado

Em Novo Gama, Caiado inaugura sede do Ciretran e obras na GO-520

Publicado

em

Em agenda na Região do Entorno do Distrito Federal, o governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta quinta-feira (10/06), em Novo Gama, a sede da Circunscrição Regional de Trânsito de Goiás (Ciretran). Após mais de seis anos, a população do município volta a ter acesso a todos os serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) sem ter que procurar municípios vizinhos.

Ao inaugurar o espaço, o governador ressaltou mais uma vez que só entrega o que está pronto. “Isso é fundamental. O Ciretran já está funcionando, atendendo a população. E falei para o Marcos [presidente do Detran] para darmos uma estrutura de qualidade e quero cumprimentar a equipe do Detran pelo comprometimento”, pontuou. “Antigamente, inauguravam a placa, depois parava tudo e só voltavam na próxima eleição. Qualquer obra nossa é concluída dentro do orçamento que fazemos”, reforçou.

Com a volta do órgão ao município, Caiado incentivou a população a procurar os serviços do Detran na própria cidade. “Quando você faz o emplacamento fora, você tira o dinheiro daqui. O Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) é a segunda fonte de arrecadação das prefeituras”, esclareceu. Ele explicou ainda que este recurso serve para asfaltamento, habitação e saúde. “Se você emplaca o carro em Brasília, beneficia lá, mas mora aqui em Novo Gama, privando o desenvolvimento da cidade. Por isso, não canso de pedir e repetir isso”, afirmou Caiado.

A inauguração do Ciretran faz parte das ações do Detran-GO para a melhoria do atendimento e do trânsito no Entorno do Distrito Federal, atendendo aos mais de 117 mil moradores do município. No local, é possível, por exemplo, renovar a habilitação, abrir processo de primeira via, mudança e adição de categoria, além de serviços como licenciamento, transferência, inclusão e vistoria para alteração de característica. O município conta atualmente com uma frota de 15 mil veículos registrados.

“Nosso objetivo é democratizar o acesso do cidadão, levando o Detran-GO para perto da população”, ressaltou o presidente da autarquia, Marcos Roberto Silva. Ele destacou que a abertura da Ciretran em Novo Gama foi possível graças ao trabalho do Governo de Goiás em conjunto com a prefeitura. “Quando o Estado e o município agem juntos, a população só tem a ganhar”, explicou o presidente. Segundo ele, a Gerência de Atendimento Regional do Detran-GO tem percorrido todo o Estado para buscar parcerias para melhorar o atendimento a todos os goianos.

A nova unidade do Detran-GO fica situada na Seção A 1L, Área 2, Núcleo Habitacional Novo Gama. A implantação foi feita em parceria com o prefeito Carlinhos do Mangão, que cedeu quatro servidores, o prédio e cuidou da reforma, adequação e a climatização. O local conta com recepção adequada, atendimento informatizado, estacionamento e rampa de acesso para vistorias veiculares.

Ao testemunhar os benefícios que chegaram a Novo Gama, o prefeito Carlinhos do Mangão disse que desde que assumiu a prefeitura, Caiado tem feito o possível para atender o município. “Ele tratou de reabrir o Ciretran como uma prioridade. Entendeu que é um absurdo nossos moradores precisarem emplacar veículo em Valparaíso ou perdermos receita com o motorista emplacando em Brasília”, salientou. Ele ainda acrescentou que Caiado governa “mais perto dos municípios, sem olhar para partido e tratando todos com igualdade”.

O deputado estadual Wilde Cambão disse que o governador Ronaldo tem o objetivo de fazer entregas do que a população mais precisa. “É um governador que ama, que cuida e dá prioridade ao Entorno do Distrito Federal”, afirmou. O parlamentar ainda assinalou que o Detran é um órgão de referência no Estado. “É o governo que trabalha para levar os serviços o mais próximo da população”.

Volta dos serviços
A Ciretran de Novo Gama havia sido fechada em 2015. Desde então, alguns serviços passaram a ser oferecidos no Vapt Vupt, que também foi fechado anos depois, obrigando os moradores a procurarem atendimentos na área de veículos e habilitação nos municípios vizinhos. Seis anos depois, além da circunscrição de trânsito, a população também receberá de volta a unidade do Vapt Vupt, que deve ser inaugurada em breve.

Rodovia
Depois da solenidade do Ciretran, Caiado entregou o serviço de reconstrução de trecho da rodovia GO-520, no perímetro urbano de Novo Gama, executado pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). A obra foi finalizada nesta quinta-feira (10/06), com 1,6 quilômetro de revitalização asfáltica e drenagem. “O que estamos fazendo é dar apoio aos prefeitos, com recapeamento de qualidade. É um asfalto que vai durar, tranquilamente, por 10 anos”, garantiu o governador.

Ao entregar a obra, Caiado lembrou que, anteriormente, o trecho, por pertencer à cidade, se fazia um “asfalto de R$ 1,99, que não resolvia nada e continuava os buracos”. O serviço foi realizado em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), com investimento previsto de R$ 549.747,66, dentro do programa Goiás em Movimento. A sinalização horizontal e vertical da via será feita após a cura do asfalto, dentro de 15 dias. “Isso aqui vai ficar mais bonito, trazendo mais comodidade. Quando se aplica o dinheiro de forma correta, o povo vê a melhoria”, arremata o governador.

“A Goinfra não para. Finalizamos o recapeamento da GO-520, aqui em Novo Gama, e as máquinas já estão em Santo Antônio do Descoberto, na GO-225”, contou o presidente da agência, Pedro Sales. “É determinação do nosso governador, e vamos cumprir à risca. Vamos levar obras a todo canto de Goiás, empreendimentos que transformam a vida das pessoas”, sublinhou.

Mais uma vez o prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão, reforçou que esta é mais uma ação que exemplifica que a atual gestão tem olhos para a região do Entorno do Distrito Federal. “Há 10 anos arrumaram essa pista e deixaram essa rua. Hoje, a gente vê que esta é uma gestão que realmente realiza. Fizeram o serviço completo, é asfalto de primeira qualidade”, considerou o gestor.

Estiveram presentes nos dois eventos os deputados federais Célio Silveira, Adriano do Baldy, Lucas Vergílio, Glaustin da Fokus e os deputados estaduais, Antônio Carlos Caetano de Moraes e Jeferson Rodrigues; o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda; o presidente do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo), Hélio José Lopes; o diretor de Atendimento e Inovação do Detran-GO, Bonoel Costa; o coordenador do Ciretran Novo Gama, Marcos Antônio dos Santos; a gerente de Atendimento Regional do Ciretran, capitã Dayanna Gontijo; a coordenadora Regional de Educação, Carla Moreno dos Santos Rosa; e o assessor especial da Governadoria, Luís Ratz.

Entre as autoridades municipais, estiveram a primeira-dama de Novo Gama, Joscilene dos Santos, o vice-prefeito Antonio Joviniano Pacifico, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Cléia Cardoso; os prefeitos José Diniz (Abadiânia), Daniel do Sindicato (Cristalina),delegado Cristiomário Medeiros (Planaltina), Débora Barros (São João D’Aliança), Aleandro Caldato (Santo Antônio do Descoberto), Fábio Correa (Cidade Ociental), Lucas de Carvalho Antonietti (Águas Lindas), Allysson Lima (Alexânia) e Pábio Mossoró (Valparaíso).

Fotos: Júnior Guimarães

Legenda 1:
Governador Ronaldo Caiado inaugura unidade Ciretran em Novo Gama: “Já está funcionando, atendendo a população”

Legenda 2:
Em Novo Gama, governador Ronaldo Caiado entrega trecho revitalizado no perímetro urbano da GO-520: “O que estamos fazendo é dar apoio aos prefeitos, com recapeamento de qualidade”

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

AGENDA OFICIAL | Caiado realiza Encontro de Prestação de Contas da Educação com prefeitos do Nordeste goiano

Publicado

em

Por

Reunião acontece, nesta segunda-feira (21/06), na sede da Secretaria de Estado da Educação, em Goiânia, e contará com presença de representantes de 17 municípios. Participação do governador no evento será às 11h30

O governador Ronaldo Caiado participa, nesta segunda-feira (21/6), às 11h30, do Encontro de Prestação de Contas da Educação e de Suporte Técnico às Secretarias Municipais de Educação no Simec/PAR. O evento ocorrerá em formato presencial, na sede centralizada da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em Goiânia.

A reunião visa apresentar os dados relacionados às ações do Estado na área da Educação e os resultados observados nas escolas estaduais, localizadas nos municípios da região nordeste de Goiás.

Na oportunidade, prefeitos, secretários municipais de educação e presidentes da Câmara de Vereadores de 17 cidades goianas terão acesso às informações e poderão conhecer detalhadamente as ações do Estado nessa área.

Além da análise dos dados, a reunião permitirá que as lideranças municipais tirem dúvidas sobre o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec/PAR), disponibilizado pelo governo federal e que subsidia as ações e planejamentos do Plano de Ações Articuladas (PAR).

Serviço:
Assunto: Governador Ronaldo Caiado realiza Encontro de Prestação de Contas da Educação com prefeitos do Nordeste goiano
Quando: Segunda-feira (21/06), às 11h30
Onde: Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), Quinta Avenida, Quadra 71, 212, Setor Leste Vila Nova, Goiânia (GO)

Continue Lendo

Estado

Governo de Goiás recebe mais 235 mil vacinas contra Covid-19

Publicado

em

Por

O Governo de Goiás recebeu, neste domingo (20/06), mais 235 mil vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A nova remessa deverá ser usada como segunda dose em todos os 246 municípios goianos. Após o desembarque no Aeroporto Internacional Santa Genoveva, em Goiânia, os imunizantes foram encaminhados para a Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).

Assim que passarem pelo processo de conferência, realizado na Central, as vacinas serão encaminhadas, conforme intervalo recomendado entre a primeira e segunda aplicação, para que os municípios goianos prossigam com as ações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) contra a Covid-19 e imunize os grupos contemplados na campanha.

Às pessoas que já tomaram a primeira dose, o governador fez um alerta. “Tenham a responsabilidade de tomar a segunda dose. A primeira não é suficiente para imunizar. Não tomar a segunda dose é desperdiçar a vacina”, afirmou.

“Com essa remessa destinada para aplicação da segunda dose vamos avançar para completar o esquema vacinal de muitos goianos. Por isso a população deve ficar atenta e voltar aos postos para receber o reforço dentro da data preconizada e informada no cartão de vacinação”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino.

A idade de vacinação varia conforme cada município e o número da população. Neste momento, as cidades imunizam moradores entre 28 e 50 anos.

Avanços na imunização

Nesta semana, o governador Ronaldo Caiado declarou que até setembro de 2021 a vacinação poderá atingir todos os cidadãos que possuem mais de 18 anos. “Acreditamos que vamos conseguir rapidamente avançar na faixa etária e podermos chegar ao mês de setembro com toda a faixa etária até 18 anos 100% vacinada”, afirmou.

Além disso, o Estado de Goiás está em fase de aquisição de 142 mil doses da Sputnik V, produzidas pela Rússia. “Goiás deu um passo à frente. É uma vitória que divido com toda minha equipe da Secretaria da Saúde, após articulações que vinham de longa data”, disse Caiado.

Balanço

Com esse novo carregamento, Goiás atinge a marca de 3.638.830 doses já recebidas desde o início da campanha, em janeiro deste ano. Até às 15h de sábado (19/06), foi registrada a aplicação de 1.965.638 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Em relação à segunda dose, foram vacinadas 685.713 pessoas. Esses dados são preliminares e coletados no site Localiza SUS do Ministério da Saúde (MS). Essa atualização dos dados nos sistemas oficiais é realizada pelos municípios, que são os responsáveis pela aplicação das vacinas em seus territórios.

Fonte: Secretaria de Comunicação (Secom-GO)

Continue Lendo