Conecte-se conosco

Capital

ENTRELINHAS | Welliton Carlos revela os bastidores da política e dá notas aos melhores e piores políticos da quinzena

Publicado

em


Por: Welliton Carlos

ENTRELINHAS 

Futuro do agronegócio passa por Caiado e Bolsonaro

Ronaldo Caiado elogiou diálogo do agronegócio com a ciência durante encontro com produtores, reitores e pesquisadores ocorrido no início da semana. Gestor destaca importância do Instituto Fórum do Futuro, que alia estudos sobre recursos naturais e produção sustentável de alimento. Até agora Caiado tem conseguido realizar a interlocução do segmento com o governo Bolsonaro. As exportações de carne para a China estão aí para provar. Este fato tem alavancado a economia de Goiás, que, conforme o IBGE, teve maior crescimento industrial do que São Paulo e Minas Gerais juntos.Se depender da aliança Caiado e Bolsonaro, o agronegócio continuará na ponta da economia brasileira. Mas o governador precisa de mais. Sua pauta econômica com o presidente engloba vários temas, como o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e a redução do ICMS dos combustíveis. Caiado discutiu estes temas em seu último encontro com o presidente, na reunião dos governadores. Caiado, ao “Valor Econômico”, disse que espera uma posição mais firme do Governo Federal para seguir em frente com privatizações, pressuposto para a RRF. Uma grita de Caiado se refere ao descaso da Enel. Ele quer solução que venha de Brasília, justamente para impedir fracassos das vendas de ativos.

ELEIÇÃO DOS MELHORES

Mais tradicional prêmio da política goiana, a eleição do Clube dos Repórteres Políticos (CRPG) ocorrerá no dia 6 de março. Podem participar jornalistas que atuam diretamente na área. A seleção dos melhores teve início na década de 1970.

REELEIÇÃO

O MDB tentará manter o máximo de prefeituras em outubro. Mas não será fácil superar o número de eleitos em 2016. O partido chegou a 40. Hoje tem 28.

SÓ EM JUNHO

Iris Rezende não vai atropelar o calendário. Como de costume vai trabalhar e só no fim do prazo anunciar uma possível candidatura. Uma pesquisa com praticamente todos postulantes confirma seu favoritismo até mesmo para vitória no primeiro turno.

NANICOS SEM FORÇAS

As eleições de outubro serão as primeiras em que os partidos nanicos realmente valerão quase nada. A partir de agora não vale coligação para disputa proporcional.

EXPERIÊNCIA

A ex-deputada federal Dona Iris deve ser peça chave nas eleições em 2020. Deve chegar para colocar o MDB nas ruas. Nas redes sociais ela já vem mostrando alguma movimentação. Como Iris Rezende, ela tornou-se sinônimo de carisma.

MDB NA MIRA

Anselmo Pereira (PSDB) estaria de olho numa vaga de vereador pelo MDB. Mas um grupo de candidatos da legenda teria certa dificuldade em aceitar o tucano. Afinal, ele pode tirar vaga de algum emedebista histórico.

BOLÃO DA VICE

A vice de Iris Rezende será um dos cargos mais disputados da década. Cogitam-se os nomes de Paulo Ortegal, Welington Peixoto, Wilder Morais, Paulo Daher e vários outros. A razão é óbvia: ser continuidade do irismo, movimento que deu certo na Capital.

O DILEMA

Sem se efetivar em nenhum partido, Vanderlan Cardoso faz a política de risco: segundo os bastidores, quer a Prefeitura de Goiânia e o Governo de Goiás. Uma candidatura tende a excluir a outra. E pela frente tem dois potenciais candidatos fortíssimos.

ESPIRAL DO PODER
Esta coluna apresenta uma nova abordagem em relação a atuação de políticos e agentes públicos em Goiás.
De 0 à 10, pontuamos notas seguindo critérios próprios de avaliação e de acordo com a atividade, fato ou notícia relevante da quinzena.
—-

IRIS REZENDE (MDB)
Nota: 9,0
Enquanto a maioria dos políticos tirou longas férias, Iris ficou cuidando de Goiânia.

ISMAEL ALEXANDRINO (MÉDICO)
Nota: 8,0
Jovem preparadíssimo sobre políticas

TATIANA LEMOS – (PDdoB)
Nota, 4,0
A vereadora do PCdoB tem problemas com a Justiça eleitoral e pode se aposentar da política

EURÍPEDES JÚNIOR (PROS)
Nota, 4,0
Presidente afastado do Pros. Só sai na imprensa de forma negativa.

LISSAUER VIEIRA (PSB)
Nota, 8,0

Conduziu a presidência da Assembleia Legislativa com serenidade.

JORGE KAJURU (SENADOR)
Nota, 5,0
Teve bons momentos no Senado, mas desapareceu.

LUIZ DO CARMO (SENADOR)
Nota, 7,0

Participa de eventos em Goiás. Está pegando ritmo no ato de legislar.

ZILOMAR DE OLIVEIRA (PSDB)
Nota, 4,0
Prefeito de Jaraguá enfrenta ações do Ministério Público de Goiás e crises na cidade

 

 

 

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Capital

Protegido: ELEIÇÕES 2020 | Caiado articula, base de Iris na Câmara chega a 30 vereadores com novas filiações e Paulo Ortegal deve ocupar vaga de vice em chapa MDB/DEM

Publicado

em

Por

Este conteúdo está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo:

Continue Lendo

Capital

Protegido: ELEIÇÕES 2020 | Caiado articula, base de Iris na Câmara chega a 30 vereadores com novas filiações e Paulo Ortegal deve ocupar vaga de vice em chapa MDB/DEM

Publicado

em

Por

Este conteúdo está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo:

Continue Lendo