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EXTRA | Iris vai reconstruir asfalto em 630 km por todas regiões de Goiânia com custo de R$ 400 milhões, edital foi publicado

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Publicado edital para reconstrução asfáltica de 630 km de ruas da Capital

No total, 628 ruas e avenidas terão a pavimentação asfáltica reconstruída, número correspondente a 7.412.758,73 m² de via
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Seinfra, publicou no Diário Oficial dessa quarta-feira, 31, aviso de licitação referente à Concorrência Pública nº 025/2019, do tipo menor preço, para contratação de empresa para executar as obras de restauração e reconstrução das ruas da Capital.

A abertura da licitação será no dia 2 de setembro, às 9h, na sala de licitações da Secretaria Municipal de Administração – SEMAD. O edital está disponível no site da Prefeitura: www.goiania.go.gov.br.

O processo licitatório atende ao programa da Prefeitura de Goiânia de recuperar a pavimentação asfáltica de 630 km de ruas – 628 ruas e avenidas, que correspondem a 7.412.758,73 m² –, em todas as regiões da cidade, que sofrem com aparecimento de buracos, principalmente no período de chuva, e com o desgaste próprio do tempo de vida do pavimento, fornecendo solução definitiva para os problemas e melhorando o tráfego de veículos na cidade.

O prefeito Iris Rezende destaca que a empreitada será no sentido de substituir a pavimentação asfáltica antiga, que já não responde mais às operações de tapa-buracos. “Temos que dar respostas rápidas para as urgências do município”, afirma. Sobre o crédito para realização da obra, lembra que “a Caixa é detentora da conta da Prefeitura de Goiânia e, portanto, sabe o que o município tem e o que pode financeiramente”.

Ele diz, ainda, que o conjunto das intervenções de recapeamento terá impacto positivo para o conjunto da população ao favorecer a mobilidade urbana, diminuir o número de acidentes e garantir mais conforto para moradores que usam ônibus e veículos particulares.

Com orçamento de R$ 400 milhões, incluindo a supervisão e sinalização das vias, oriundos do tesouro municipal, a obra é dividida em quatro lotes, que compreendem todas as regiões de Goiânia.

O serviço deverá ser executado de acordo com as normas, especificações e métodos da ABNT (aprovados, recomendados ou projetados) e, ainda, com uso de materiais de qualidade, modelo, marca e tipo aprovados pela SEINFRA.

De acordo com o edital, a empresa vencedora da licitação terá um prazo de até 24 meses para execução do serviço, por lote, e deverá começar a execução 72h, após a emissão da ordem de serviço.

Para o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos, reconstruir 630 km de vias será um dos grandes desafios da gestão, pois significa mudar a pavimentação asfáltica em todas as regiões, numa área que abrange praticamente toda a cidade.

“Goiânia possui ruas asfaltadas há mais de 60 anos, cuja vida útil já se esvaiu, e outras que já estão tomadas por buracos, onde realizamos operação diariamente, o que acaba sendo oneroso para a administração. Com a reconstrução das vias, teremos praticamente outra malha viária na Capital, que promoverá um trânsito mais seguro e, indiretamente, trará mais economia ao motorista, porque a fluidez e a mobilidade serão muito maiores. É desafiador, pela grandeza e pela ousadia do nosso prefeito em promover essa repaginação nas vias da nossa Capital”, destaca.

Outro ponto destacado pelo Secretário é a geração de empregos que a obra trará. “São 630 km a serem reconstruídos, certamente centenas de ofertas de emprego serão geradas com essa empreitada, contribuindo com o desenvolvimento não só de Goiânia, como do Estado também”.

Nara Serra, da editoria de Infraestrutura

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Liberado tráfego na Trincheira da 90. Prefeito Iris inaugura oficialmente nesta sexta às 16:30hs

O empreendimento recebeu o nome de Complexo Viário Conselheiro Sodino Vieira e será inaugurado às 16h30 com a participação de lojistas e moradores da região

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O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, entrega nesta sexta-feira (6/12) à população goianiense a trincheira da Rua 90 liberada para o tráfego de veículos leves e pesados. As obras foram concluídas no sábado (30/12), após oito meses de trabalho intenso.

A solenidade de entrega será às 16h30 e contará com a participação de lojistas e moradores da região, que acompanharam diariamente a evolução dos serviços e contribuíram para o cumprimento do cronograma de obra.

O empreendimento recebeu o nome de Complexo Viário Conselheiro Sodino Vieira em homenagem ao ex-deputado estadual e ex-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, falecido em 24 de novembro de 2013.

Parte integrante do sistema do BRT, o complexo da trincheira se completa com os dois viadutos na Avenida 136 e se torna elemento fundamental para melhorar a mobilidade urbana das regiões Central e Sul da cidade, no cruzamento onde transitam diariamente mais de 100 mil veículos particulares e mais de 120 mil usuários do transporte público.

A trincheira possui 350 m de comprimento, 7,20 m de profundidade, 18 m de largura de pista de rolamento e aproximadamente 4.000 m² de paredes em placas de concreto pré-moldado com pintura antipichação. A construção consumiu 2.800 m³ de concreto e aproximadamente 315 toneladas de perfis metálicos.

A construção do empreendimento contou com mão de obra de cerca de 450 trabalhadores.

Os dois viadutos foram construídos em concreto protendido, técnica que evita fissuras e reduz a possibilidade de corrosão do aço e da deterioração do concreto, além de oferecer à estrutura uma maior capacidade para suportar cargas móveis, choque, vibração e vencer grandes vãos. Foram utilizados 480 mil m³ de concreto para a construção dos dois viadutos.

Junto com as obras viárias, foi feita a revitalização de toda a via, desde a Praça do Cruzeiro até a Rua 115, com a adequação da iluminação dentro da rotatória, embaixo da trincheira e nas laterais externas da pista, acrescentando 21 novas luminárias no trecho, com lâmpadas Led de 400 watts de luminosidade.

O projeto das calçadas atende às normas de acessibilidade e nesse espaço – entre a Rua 115 e a Praça do Cruzeiro – foram construídos 4.410 m² de calçadas. E o paisagismo recebeu 300 mudas de jerivá e aproximadamente 5.000 m² de grama esmeralda, nas laterais do pavimento central, nas calçadas e na praça Delmiro Paulino da Silva. O projeto de plantio dentro da praça foi doado pela paisagista Yara Hasegawa.

O projeto da trincheira foi executado pelo valor final de R$ 13 milhões. Somados aos R$ 12 milhões aplicados na execução do corredor do BRT entre a Praça do Cruzeiro e a Rua 115, com a revitalização do trecho, o investimento chega a R$ 25 milhões.

Raio X da Trincheira da Rua 90
• Início: 1 de abril de 2019
• Conclusão das obras civis: 30 de novembro 2019
• Liberação do viaduto 2 para o tráfego: 5 de setembro de 2019
• Liberação do viaduto 1 para o tráfego: 13 de novembro de 2019
• Liberação da trincheira para o tráfego: 6 de dezembro de 2019
• Trincheira: 350 m de comprimento, 7,20 m de profundidade máxima, e 18 m de largura de pista de rolamento
• Número de operários na obra: 450 pessoas
• Concreto: 2.800 m³ na trincheira e 480 mil m³ nos 2 viadutos
• Fornecimento e cravação de aproximadamente 315 toneladas de perfis metálicos
• Aproximadamente 4.000 m² de paredes em placas de concreto pré-moldado com pintura antipichação
• 2 viadutos em concreto protendido
• Paisagismo: 300 mudas de jerivás e aproximadamente 5.000 m² de grama esmeralda, nas calçadas, laterais do pavimento central e na praça da trincheira
• Iluminação Led: Mais 21 luminárias, entre a Praça do Cruzeiro e a trincheira com lâmpadas de 400 watts
• Calçadas acessíveis: 4.410 m², entre a Rua 115 e a Praça do Cruzeiro
• Valor da trincheira: R$ 13 Milhões valor final
• Valor total (trincheira e trecho entre Rua 115/Pça do Cruzeiro): R$ 25 milhões

Serviço
Assunto: Liberação da trincheira para o tráfego de veículos
Dia: 6 de dezembro
Horas: 16h30
Local: Trincheira da 90
Contato: Nara Serra – 98216-5251

Nara Serra, da editoria de Infraestrutura

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Prefeito Iris Rezende assina contrato com a Caixa e garante recursos para mais obras de infraestrutura e mobilidade na Capital

Volume de investimentos lançados pelo prefeito Iris Rezende é o maior da história da Capital e deve alcançar R$ 1,4 bilhão até o final do mandato. Empréstimos captados junto a Caixa, no valor de R$ 780 milhões, vão custear, entre outras obras, a reconstrução asfáltica de cerca de 630 km de ruas e avenidas de 107 bairros de Goiânia

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O prefeito Iris Rezende assina na tarde desta sexta-feira, 28/11, contrato de mútuo com a Caixa Econômica Federal para a liberação de cerca de R$ 780 milhões em empréstimos, que vão custear uma série de obras de mobilidade e infraestrutura na Capital nos próximos meses. O valor foi autorizado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão vinculado ao Ministério da Economia. Entre as obras que serão realizadas  está a reconstrução asfáltica de cerca de 630 km de ruas e avenidas de 107 bairros de Goiânia.

O pacote de obras que será custeado pelos recursos decorrentes do empréstimo junto à Caixa inclui, também, a continuidade da Avenida Leste Oeste, da Rua 74 até GO-403; construções de viadutos nas confluências da Avenida Jamel Cecílio e Marginal Botafogo, da Avenida 136 e 2ª Radial e do Setor Leste Universitário e Jardim Novo Mundo; pavimentação de bairros como os residenciais Antônio Barbosa, Della Pena, Paulo Pacheco I e II, Monte Pascoal, Park Solar e London Park; Praças dos Esportes e da Cultura (PEC) no Buena Vista IV e no Jardim do Cerrado I; construção da ponte da Vila Alpes e reforma da ponte da Avenida H; além da aquisição de caminhões de limpeza urbana.

O valor deve ser quitado em 10 anos. De acordo com Alessandro Melo, secretário Municípal de Finanças de Goiânia, o tesouro municipal reúne os recursos suficientes para tudo o que o prefeito definiu como prioridade para Goiânia. “Hoje nós temos a tranquilidade de dizer que todas as obras em andamento até o final da gestão Iris Rezende têm recursos garantidos. O prefeito tem responsabilidade fiscal muito grande. Ele exigiu que nós, da equipe econômica, fizéssemos um estudo aprofundado da viabilidade, da sustentabilidade da operação de crédito. Ele não queria efetivar algo que não fosse sustentável ao longo do tempo. Decidimos contrair esse empréstimo só depois de concluir que o município conseguiria pagá-lo, e com folga, no futuro”, esclarece o secretário.

Mesmo após a concretização da operação de crédito, Goiânia continuará no rol das capitais menos endividadas do país. Levantamento da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) aponta que o percentual da dívida sobre a Receita Corrente Líquida (RCL) chegará a 41,46% em 2019; atingirá o ápice de 53,33% em 2020, e recuará para 49,97% em 2021. Como as parcelas são decrescentes, o comprometimento reduzirá anualmente até a quitação do empréstimo, em 2029.

“Nós fizemos planejamento e, tenho certeza absoluta, o empréstimo é sustentável. Além do mais, daqui 24 meses, a economia gerada, por exemplo, com operações tapa-buraco, depois da reconstrução asfáltica de 630 quilômetros de vias, vai garantir, sem nenhum esforço maior, o pagamento desse empréstimo”, avalia. O limite de endividamento de Goiânia é de 120% da RCL, segundo determinação do Senado Federal. Ao todo, a cidade tem capacidade de comprometimento de R$ 5,1 bilhões.

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