Conecte-se conosco

Capital

EXTRA | Morre Maguito Vilela aos 71 anos por efeitos colaterais da Covid-19

Publicado

em

O ex-governador de Goiás e prefeito licenciado de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), faleceu aos 71 anos, nesta quarta-feira (13). A informação foi confirmada pelo secretário de Comunicação da capital, Bruno Rocha Lima. O político estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, lutando contra uma infecção pulmonar, em decorrência da Covid-19, da qual já havia se recuperado.

A nota divulgada pela Secretaria de Comunicação da capital informou que “a família está providenciando o traslado do corpo de São Paulo para Goiás e ele deve ser sepultado em Jataí, sua terra natal”.

Luiz Alberto Maguito Vilela testou positivo para o coronavírus em 20 de outubro de 2020. Dois dias depois, ele foi internado em um hospital de Goiânia.

No dia 27 de outubro, o político recebeu diagnóstico de até 75% de inflamação nos pulmões e um alerta para o do nível crítico de saturação de oxigênio no sangue. No mesmo dia, ele foi transferido para São Paulo.

Maguito foi entubado três dias depois, após piora no quadro respiratório. No dia 8 de novembro, ele foi extubado, mas o político ainda precisava de suporte de oxigênio.

Porém, no dia 15, data do primeiro turno da eleição, o emedebista foi entubado pela segunda vez para fazer uma broncoscopia para verificar as causas da piora na inflamação dos pulmões.

Já no dia 17, Maguito começou um tratamento respiratório com uma máquina chamada ECMO, que funciona como os pulmões e o coração de forma artificial. Além do procedimento, o político passou por uma hemodiálise para ajudar as funções dos rins.

No dia 24, ele passou por uma cirurgia de traqueostomia, que consiste em abrir um pequeno buraco na garganta, diretamente na traqueia, para auxiliar na respiração.

Em 3 de dezembro, após testar negativo para Covid-19, Maguito foi transferido para um leito de UTI comum do hospital. Depois de dois dias, a ECMO foi retirada.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Capital

Prefeitura intensifica operação tapa-buracos neste fim de semana

Ao todo, serão 38 bairros beneficiados com o serviço, entre eles, setor Marista, Parque Industrial João Braz, Vale do Sonhos, Setor Crimeia Leste, Bueno e Vila Mutirão

Publicado

em

Por

Durante todo esse fim de semana, e na segunda-feira, 18, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) vão intensificar os trabalhos na operação tapa-buracos em todas as regiões da capital.


Ao todo, serão 38 bairros beneficiados com o serviço. O objetivo, segundo o titular da Seinfra, Luiz Bittencourt, é melhorar as condições de trafegabilidade nas ruas da cidade.


“Desde quando assumimos a nova gestão, buscamos sempre atender todas as demandas da cidade, principalmente as mais urgentes. Essa ação faz parte do conjunto de outras que estamos executando em toda cidade”, disse Bittencourt, lembrando que, além da operação, as equipes continuam com o trabalho de reconstrução asfáltica de 630 km, iniciado no ano passado.

Confira a lista dos bairros que terão o serviço de tapa-buracos: Setor Marista, Parque Industrial João Braz, Vale do Sonhos, Setor Crimeia Leste, Bueno, Parque das Laranjeiras, Jardim Novo Mundo, Setor São José, Recanto do Bosque, Setor Sul, Parque Industrial João Braz, Setor Crimeia Oeste, Jardim América, Alto da Glória, Parque Santa Maria, Jardim Primavera, Recanto do Bosque, Setor Oeste, Campinas, Setor dos Funcionários, Residencial Goiânia Viva, Jardim Guanabara, Pedro Ludovico, Vila Pedroso, Jardim Primavera, Alto do Vale, Vila Rosa, Vila Rezende, Setor Aeroporto, Vila Abajá, Setor Castelo Branco, São Judas Tadeu, Setor Coimbra, Jardim da Luz, Jardim Das Aroeiras, Vila Mutirão, Setor Estrela Dalva e Vila Boa.

Na força-tarefa dos próximos dias, serão utilizadas 14 equipes e mais de 600 toneladas de massa asfáltica. A população pode solicitar o serviço pelo aplicativo Prefeitura 24 horas.

Continue Lendo

Capital

Servidores da Prefeitura prestam homenagem a Maguito

Publicado

em

Por

Uma homenagem foi prestada pelos servidores e secretários da Prefeitura de Goiânia ao prefeito licenciado Maguito Vilela no final da tarde desta quarta-feira (13/1) no Paço Municipal. Assim que chegou à capital, o corpo passou pelo Paço Municipal, local onde funcionários da administração  puderam se despedir segurando balões brancos e bandeiras da última  campanha eleitoral. Uma bandeira de Goiânia foi colocada em cima do caixão por um servidor da Secretaria Municipal de Governo.

Logo em seguida, o corpo seguiu para Aparecida de Goiânia. As atividades administrativas foram interrompidas para que todos pudessem dizer adeus e fazer orações enquanto o cortejo, que saiu do Hangar do Estado de Goiás, passasse pela Avenida do Cerrado, local onde muitos o aguardavam.

“Estou muito triste. Ainda inconformada com isso que aconteceu. Maguito queria tanto ser prefeito de Goiânia e qualquer um percebia isso durante a campanha”, lembrou a servidora da Secretaria Municipal de Administração (Semad) Mara Sandra Parente Lemos Silva. Ela acrescentou que apesar de não ter assumido de fato a Prefeitura, Maguito deixa um importante legado de união aos servidores. “Ele fez isso em Aparecida e em Goiânia não seria diferente”.

Com uma bandeira da campanha eleitoral de Maguito Vilela em mãos, o servidor da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) Salvador Moura Ribeiro contou que guardou a bandeira para utilizar quando Maguito assumisse de fato a Prefeitura. “No primeiro dia que chegasse aqui, eu iria recepcioná-lo com essa bandeira em mãos, mas infelizmente Deus quis diferente. Guardei, mas vou usá-la de uma forma que não planejei e que também não queria”, revelou o servidor.

O servidor da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) Washington Xavier lembrou que Goiânia demostrou sua fé nesse período em que Maguito lutou bravamente pela vida. “Estamos vivenciando um momento muito delicado e difícil de aceitar. Nós, servidores da Prefeitura de Goiânia, e a população depositamos nossa esperança e fé, mas infelizmente Deus quis diferente da nossa vontade”. O servidor da Amma acrescentou ainda que continua em oração pelos familiares.

Bastante emocionado, o servidor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social Eber Moraes contou que ainda não está acreditando na partida do prefeito licenciado. “Ainda não consigo assimilar os acontecimentos das últimas horas, é muito difícil, porque a gente tinha uma grande expectativa na recuperação dele”, falou.

O corpo de Maguito Vilela será velado na Praça Cívica e sepultado em Jataí, sua cidade Natal.

Mauro Junio, da Diretoria de Jornalismo

Continue Lendo
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com