Conecte-se conosco

Agenda

Festival de Ópera começa com obra de Mascagni

Publicado

em

Começa nesta sexta-feira, 17, o Festival de Ópera de Goiânia (Fogo), que tem início com a apresentação da “Cavalleria Rusticana” (1890), obra de Pietro Mascagni.

As apresentações ocorrem no Teatro do Baliseu França. O evento reúne cantores, coro e orquestra em torno de grande espetáculo. “Cavalleria Rusticana” (1890) será apresentada pela primeira vez no Estado. Pietro Mascagni, o autor, compôs esta ópera aos 27 anos. É um virtuose da história da música.

“Cavalleria Rusticana” consegue reunir um grande número de passagens de músicas famosas, inseridas em filmes de Hollywood (“O Poderoso Chefão”, anime “Samurai X”, dentre outros) e novelas “Terra Nostra” e “Sangue do meu sangue”.

O Festival de Ópera de Goiânia (Fogo) terá duas apresentações – duas na sexta-feira e sábado e outra nos dias finais deste mês e início de junho. “Cavalleria Rusticana”, que inaugura o festival, é uma obra densa que se filia ao verismo – uma escola literária que teve grande influência da filosofia positivista e do realismo. Tal corrente trata das coisas pitorescas da vida, reais, sensuais, violentas, agressivas e apaixonadas.

A produção do festival de ópera é da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Prefeitura de Goiânia, com apoio do Governo de Goiás. Conta com o trabalho de centenas de pessoas imbuídas em produzir cultura e civilizar o estado. Coro Sinfônico Jovem de Goiás e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás se juntam aos cantores Poliana Alves, Helenes Lopes, Patrícia Mello, Jadson Alvares e Sara Veras em uma experiência inédita no estado.   A direção cênica é assinada por Jônatas Tavares.

Sob a regência de Eliel Ferreira, a execução dá prosseguimento a um histórico difícil (mas corajoso) de montagem de dramas musicais no Estado.

Goiás sempre se destacou no universo erudito por meio dos concertos e performances dos solistas, mas há duas décadas tem aprimorado apresentações sinfônicas e operísticas.

No ano passado, a Capital foi sede do 1º Festival Internacional de Ópera (Fiog), em que foram apresentados alguns clássicos como “La Bohème” (1896), obra prima de Puccini. Em 2017, a Filarmônica apresentou “Carmen” (1875), de Georges Bizet.

Na virada da década, a capital sediou duas edições do Goiânia Ópera Festival, sendo que nesta última edição, realizada em maio de 2011, foram apresentados obras mais reservadas como “A Loteria do Diabo – Comédia Mágica Portuguesa” (1858), de  Casimiro Júnior, ou hits como “Madame Butterfly” (1904).

Em 2008, o mesmo festival trouxe para os palcos da capital “Cosi fan Tutte” (1790), de W. A Mozart.

Tais apresentações carecem de um palco profissional, que possibilite a criação dos cenários, a encenação adequada da ópera e a acomodação de orquestras. Mas é sempre válida a experiência auditiva e a interpretação dos cantores e instrumentistas.

Serviço

Teatro Basileu França

Quando: 17 e 18 de maio (sexta e sábado) de 2019, Hora: 20h

Ingresso: R$ 10

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda

Confira o que você precisa saber para começar a quinta-feira, dia 2 de julho de 2020: 10 principais tópicos

Publicado

em

Por

Covid-19: Brasil tem 60.632 mortes e 1.448.753 casos confirmados

O número de casos do novo coronavírus no Brasil subiu para 1.448.753 e o total de mortes chega a 60.632. Os dados, divulgados na noite desta quarta-feira (1º), constam no painel atualizado pelo Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), um sistema próprio de informações que reúne dados de contaminados e de óbitos em contagem paralela à do governo.

Não houve confisco da poupança’, diz Collor sobre seu governo

Em entrevista exclusiva ao Yahoo Notícias, o atual senador por Alagoas, Fernando Collor, afirmou nesta quarta-feira (1) que “não houve confisco da poupança” durante sua gestão como presidente do Brasil. Ao ser questionado sobre a retenção de valores das poupanças dos brasileiros, na década de 1990, o ex-presidente não hesitou. “Não houve confisco da poupança”, disse.

Câmara aprova proposta que adia eleições para novembro

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, em primeiro turno, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que adia as eleições municipais de 4 de outubro para 15 de novembro. Foram 402 votos a favor, 90 contra e quatro abstenções. Deputados ainda precisam votar a PEC em segundo turno, sem alterações, para que o texto vá a promulgação. A medida foi tomada para dar mais segurança à população diante da pandemia.

PGR deve enviar ao STF parecer favorável ao depoimento por escrito de Bolsonaro à PF

O procurador-geral da República, Augusto Aras, deve encaminhar até sexta-feira um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) recomendando que o presidente Jair Bolsonaro preste depoimento à Polícia Federal, desde que possa escolher se responderá às perguntas por escrito ou pessoalmente. O parecer foi pedido pelo ministro Celso de Mello, relator do inquérito que apura se Bolsonaro interferiu indevidamente nas atividades da PF. Caberá ao ministro decidir se e como Bolsonaro prestará o depoimento.

Pesquisa estima que quase um milhão de pessoas já tiveram Covid-19 na cidade de SP

Resultados preliminares de um estudo sobre a prevalência de anticorpos para a Covid-19 entre a população da cidade de São Paulo refletem desigualdades sociais e raciais exacerbadas com a pandemia. A pesquisa projeta uma prevalência de 11,4% de anticorpos para o novo coronavírus a partir das amostras analisadas, ou que cerca de 958 mil adultos já tenham sido infectados na capital paulista. Porém, separados entre moradores de áreas de maior e de menor renda, a prevalência é de 6% nas regiões mais ricas e 16% nas regiões mais pobres, destacando a diferença na distribuição dos casos. 

TSE decide que prefeitos cassados só sejam afastados depois da pandemia

O plenário do tribunal analisou os casos dos prefeitos de Ribeira do Piauí (PI), Arnaldo Pereira da Costa (PRTB), e de Presidente Figueiredo (AM), José Costeira de Mendonça (PDT) O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que prefeitos cassados não devem ser afastados dos cargos até o fim da pandemia de covid-19, sob pena de arriscar a continuidade de políticas públicas relacionadas ao enfrentamento da pandemia. 

Pandemia em terras indígenas está ‘sob controle’, diz ministro da Defesa

O ministro brasileiro de Defesa, Fernando Azevedo e Silva, descartou nesta quarta-feira (1º), em território yanomami, que os povos indígenas estejam ameaçados pelo novo coronavírus, como afirmam inúmeras associações, e considerou que a situação “por enquanto está sob controle”.

Governo chinês aprova uso de vacina experimental contra coronavírus para as Forças Armadas

O governo da China aprovou que a vacina experimental contra o coronavírus seja usada nas Forças Armadas do país. Segundo informações da CNN, a imunização é a Ad5-nCoV e foi desenvolvida pelo Instituto de Biotecnologia de Pequim em parceria com a empresa CanSino Biologics. A permissão durará um ano e vale apenas aos militares. 

Vacina da Pfizer contra COVID-19 mostra eficácia em teste com humanos

Na corrida global por tratamentos para o novo coronavírus (SARS-CoV-2), mais uma iniciativa apresenta suas pesquisas feitas em humanos. É que a vacina contra a COVID-19, desenvolvida pela empresa de biotecnologia alemã BioNTech e pela farmacêutica norte-americana Pfizer, obteve bons resultados iniciais nesses testes, conforme divulgado pelas companhias nesta quarta-feira (1). 

Continue Lendo

Agenda

ELEIÇÃO ADIADA |Confira aqui como ficam prazos e datas de escolha dos candidatos e o que muda com nova data

Publicado

em

Por

Continue Lendo
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com