Conecte-se conosco

Estado

FOTOS | Cinco praças para conhecer em Goiânia

Publicado

em

A capital de Goiás é conhecida por suas belas praças e parques, espaços de lazer ao ar livre com muito verde e flores cuidadosamente cuidados pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg). Cada espaço tem suas particularidades e história, e separamos cinco praças que todo goianiense precisa conhecer.

Praça Cívica

A Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira, também conhecida como Praça Cívica, foi construída em 1933. Ela marca a construção de Goiânia e abriga a sede do Executivo estadual. Projetada pelo urbanista Atílio Corrêa Lima, o local abriga um grande patrimônio Art Decó como o Museu Goiano Zoroastro Artiaga e o Palácio das Esmeraldas.

Praça Universitária

Considerado um museu a céu aberto, a Praça Universitária foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural de Goiás. Além de uma pista de caminhada, espaço para prática de exercícios, a praça abriga ainda uma biblioteca e possui diversas esculturas espalhadas pela praça.

Praça do Cruzeiro

A Praça Comendador Germano Roriz, conhecida como Praça do Cruzeiro, é um espaço de convivência para toda a família e conta com parque infantil, estação de ginástica e espelho d´água. Após revitalização, o local recebeu um ajardinamento mais moderno, com árvores nativas, plantas resistentes e coloridas.

Praça do Avião

A Praça do Avião, localizada no Setor Aeroporto, abriga uma réplica do 14 BIS, a primeira aeronave construída pelo aviador brasileiro Santos Dumont. O monumento foi construído por Fernando Nolêtho. Também conta com área verde, parque infantil, pista de esportes e espaço para ginástica.

Praça Tamandaré

Reduto de intelectuais, poetas, artistas e jovens nas décadas de 70 e 80, a Praça Tamandaré está localizada na Av. Assis Chateaubriand, no Setor Oeste. O espaço é um refúgio verde em meio a prédios e ruas movimentadas, que abriga a famosa Feira da Lua, realizada todos os sábados.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

Protegido: GOYAZ 20/01/2022

Publicado

em

Por

Este conteúdo está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo:

Continue Lendo

Estado

Brasileiros descobrem molécula que pode combater o câncer

Publicado

em

Por

Viva a ciência brasileira! Pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) encontraram uma molécula inédita que pode contribuir no combate ao câncer.

Outra ótima notícia é que essa molécula é seletiva, ou seja, ela age mais sobre as células tumorais do que sobre as células saudáveis – diferentemente da quimioterapia, que apesar de eficaz, acaba impactando nas células saudáveis e causando efeitos colaterais.

A pesquisa pretende desenvolver tratamentos mais saudáveis para o nosso organismo e claro, a cura para a segunda maior causa de mortes do mundo.

Molécula tem capacidade de eliminar células do câncer

A descoberta faz parte do estudo realizado pelos pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Genética e Bioquímica pela UFU.

A molécula inédita é de um complexo de cobre e apresenta seletividade e capacidade de morte celular.

Os testes foram realizados em laboratório, a partir de células tumorais de humanos e de camundongos. O complexo de cobre mostrou ser capaz de induzir a produção de um outro tipo de molécula, chamadas espécies reativas de oxigênio.

As reativas de oxigênio conseguiram atingir as células tumorais, danificando seu DNA. Os prejuízos foram tão severos que as células cancerosas entraram em um processo de morte celular programada, chamado tecnicamente de apoptose.

Nas próximas fases do estudo, os pesquisadores pretendem desenvolver mecanismos em que a molécula descoberta será colocada dentro de nanocápsulas, ou seja, que vire um medicamento.

Continue Lendo