Conecte-se conosco

Brasil

Goiânia 88 anos: cidade cuida da população com investimentos em saúde

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) chega ao décimo mês da gestão do prefeito Rogério Cruz priorizando as ações de assistência à população de Goiânia, mesmo que ainda no período de pandemia, e os números comprovam isso. A administração municipal ampliou a oferta de leitos de UTI e enfermaria para assistir os pacientes infectados com o coronavírus e essa quantidade de leitos é muito dinâmica. Hoje a capital conta com 560 leitos exclusivos para tratamento de Covid-19, sendo 285 de UTI, com a taxa de ocupação de 51%, e 275 de enfermaria, com taxa de ocupação de 23%.

A SMS amplia sistematicamente a oferta de testagens ampliadas aos moradores de Goiânia. Além desses testes, que hoje são oferecidos de segunda a sexta-feira em todos os distritos sanitários da capital às pessoas com idade a partir de 5 anos e com a entrega de resultado em no máximo 20 minutos, a SMS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), também realizou uma rodada de testes rápidos à comunidade escolar de Goiânia para auxiliar no retorno às aulas. A segunda rodada de testes teve início na sexta-feira (8/10).

A vacinação está em franco avanço em Goiânia. Até o momento, 1.650.114 doses já foram aplicadas em pessoas com idade acima de 12 anos. Dessas, 976.623 de primeira dose em pessoas com idade acima de 18 anos, o que representa 83,53% da população adulta da cidade. 622.923 de segunda dose ou dose única, equivalente a 53,28% da população adulta. Além de 36.136 doses em adolescentes com idade entre 12 a 17 anos e 14.432 de terceira dose.

Neste período, a população também passou a contar com a ampliação de unidades de saúde e também readequações, como do serviço de urgência de quatro unidades sentinelas para Covid-19 (UPA Doutor Domingos Viggiano, UPA Itaipu, UPA Maria Pires Perillo e UPA João Batista Souza Junior). Nesses locais é desenvolvido o Projeto Respirar, em que o paciente com suspeita faz o teste rápido assim que chega à unidade e se der positivo ele faz vários exames, recebe emprestado um oxímetro para levar pra casa e passa a ser monitorado pelo Telemedicina.

Infraestrutura para a Saúde
A pasta entregou à população o Centro Integrado de Pediatria (Ciped), que passa a oferecer à população infantil atendimento de 11 subespecialidades da pediatria, sendo o primeiro centro público especializado em pediatria do Centro-Oeste.

A Região Noroeste teve a rede de atenção primária fortalecida, com a inauguração de duas novas Unidades de Saúde da Família (USFs): do Setor Alto do Vale e a do Bairro São Carlos. Cada uma tem capacidade de realizar até 25 mil atendimentos por mês, como na área médica, odontológica entre outros.

Ainda há previsão para o mês de novembro da inauguração da USF do Setor Riviera, localizada na Região Leste de Goiânia, também com capacidade de 25 mil atendimentos por mês.

Investimentos

A Prefeitura de Goiânia aplicou na Saúde, até agosto deste ano, 30% a mais do limite mínimo estipulado pela Constituição Federal. O número faz parte do balanço da gestão municipal que foi apresentado, na manhã desta sexta-feira (7), durante sessão na Câmara de Vereadores para a prestação de contas do segundo quadrimestre deste ano.

Entre janeiro e agosto de 2021, o município aplicou na Saúde 19% dos R$ 2,56 bilhões total da receita de impostos e transferência constitucionais. O mínimo constitucional estipulado para investir no segmento é de 15% durante o ano. A volume investido na Saúde foi puxado pelo combate à Covid-19 no município.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Seinfra realiza manutenção asfáltica e limpeza de bueiros em 12 bairros neste sábado, 4

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), realiza, neste sábado (4/12), serviços de manutenção asfáltica no Setor Central, Parque Atheneu, Residencial Itapuã, Bairro Goiá, Jardim Novo Mundo, Jardim Leblon, Bairro São Francisco, Jardim Fonte Nova, Jardim Guanabara, Setor Goiânia II, Vila Paraíso e Setor Faiçalville.

Também estão sendo realizadas as limpezas de bocas de lobo, bueiros, córregos e pontes nos setores Leste Vila Nova, Santos Dumont, Jardim América, Centro, Goiânia Viva e Finsocial, além da produção de massa asfáltica que acontece, hoje, na Usina de Asfalto da Prefeitura de Goiânia.

Os serviços de infraestrutura podem ser solicitados por meio do aplicativo Prefeitura 24h ou pelos telefones 3524-8363/3524-8373 e WhatsApp 9-8493-7229.

Juan Meloni, da editoria de Infraestrutura

Continue Lendo

Brasil

Blogueira que falou em “esfaquear” Eduardo Bolsonaro diz ter sido intimada

Publicado

em

Por

Uma blogueira afirmou ter sido intimada pela polícia do RJ por ter criticado Eduardo Bolsonaro

Em vídeo, ela disse que esfaquearia o presidente Jair Bolsonaro (PL) e “provavelmente” em seu filho

O caso ocorreu em Tupã (interior de São Paulo)

A blogueira Maria Cristina Fontes de Mattos, conhecida como Tininha Mattos, afirmou ter sido intimada a prestar depoimento à Polícia Civil do Rio de Janeiro em razão de um vídeo, publicado em março no Instagram, em que lamentou não ter encontrado o presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus filhos no Rio.

E eu ia fazer escândalo, e eu ia filmar, e eu ia dar outra facada no Bolsonaro, com faca de pão que eu ia roubar da copa daqui, provavelmente no Eduardo Bolsonaro, que é quem eu mais odeio, mas eu perdi essa oportunidade”, disse Tininha na rede social.

Posteriormente, após receber ataques e ameaças de apoiadores do presidente, ela disse que se tratou de uma postagem “ácida” e se retratou.

A intimação é um desdobramento da ação apresentada em 1º de setembro por Eduardo contra Tininha ao TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) por suposto crime de ameaça. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI).

“Meu advogado está entrando com pedidos de habeas corpus para trancar esse inquérito, já que é inconstitucional e ilegal. Não houve crime. Aliás, ele mesmo [Eduardo Bolsonaro] falou isso em audiência de conciliação do processo cível que ele mesmo abriu”, disse Tininha em entrevista ao portal UOL, em referência a outra ação, esta apresentada ao TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios), na qual Eduardo já foi derrotado.

Após a publicação do vídeo, o deputado informou que entraria com um processo contra Tininha (sem citar seu nome) e um doutor em Filosofia pela USP (Universidade de São Paulo) que também o criticou.

Continue Lendo