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GOIÂNIA | Obras do BRT avançam na Praça do Cruzeiro e seguem em ritmo acelerado

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Com a execução da pavimentação do corredor do BRT, na Praça do Cruzeiro, as pistas estão sendo concretadas e na segunda-feira, 11, a via será conectada à Rua 90, necessitando, assim, fechar o cruzamento para a realização do serviço. A interrupção do trânsito no local deve durar 30 dias.

Iniciadas no último dia 22, as obras na Praça para a construção do Corredor do BRT têm prazo de 60 dias para serem concluídas e, após, se estenderão pela Avenida 84, até a Praça Cívica.

No local serão instaladas duas estações de embarque e desembarque de passageiros, uma de cada lado da Praça, seguindo o mesmo estilo das que foram aprovadas pelo Iphan para a Praça Cívica, com estruturas mais leves e vidro transparente, permitindo a visualização dos bens tombados. Cada plataforma ocupará um espaço de 3,5 m do passeio e deverão ficar prontas junto com toda a estrutura do sistema, em outubro de 2020.

O projeto do BRT na Praça do Cruzeiro prevê, além da construção do corredor e instalação das plataformas, a reconstrução de meios-fios e implantação de calçadas acessíveis e ainda a revitalização da iluminação pública, que será substituída por lâmpadas de led.

Trânsito

Sob supervisão da Secretaria de Trânsito, Mobilidade e transporte (SMT), o Consórcio responsável pela construção do BRT implantou uma alternativa para os motoristas que transitam pela praça.

O desvio para quem estiver contornando a praça no sentido Norte-Sul para acessar a Região Central ou a Rua 88 é o seguinte: vira a direita na Avenida 89, logo em seguida, pega à esquerda na Rua 123, volta a virar à esquerda Avenida 90 e retoma a Praça do Cruzeiro.

Nara Serra, da editoria de Infraestrutura e Andreia Bahia, da editoria de Trânsito e Mobilidade

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Liberado tráfego na Trincheira da 90. Prefeito Iris inaugura oficialmente nesta sexta às 16:30hs

O empreendimento recebeu o nome de Complexo Viário Conselheiro Sodino Vieira e será inaugurado às 16h30 com a participação de lojistas e moradores da região

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O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, entrega nesta sexta-feira (6/12) à população goianiense a trincheira da Rua 90 liberada para o tráfego de veículos leves e pesados. As obras foram concluídas no sábado (30/12), após oito meses de trabalho intenso.

A solenidade de entrega será às 16h30 e contará com a participação de lojistas e moradores da região, que acompanharam diariamente a evolução dos serviços e contribuíram para o cumprimento do cronograma de obra.

O empreendimento recebeu o nome de Complexo Viário Conselheiro Sodino Vieira em homenagem ao ex-deputado estadual e ex-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, falecido em 24 de novembro de 2013.

Parte integrante do sistema do BRT, o complexo da trincheira se completa com os dois viadutos na Avenida 136 e se torna elemento fundamental para melhorar a mobilidade urbana das regiões Central e Sul da cidade, no cruzamento onde transitam diariamente mais de 100 mil veículos particulares e mais de 120 mil usuários do transporte público.

A trincheira possui 350 m de comprimento, 7,20 m de profundidade, 18 m de largura de pista de rolamento e aproximadamente 4.000 m² de paredes em placas de concreto pré-moldado com pintura antipichação. A construção consumiu 2.800 m³ de concreto e aproximadamente 315 toneladas de perfis metálicos.

A construção do empreendimento contou com mão de obra de cerca de 450 trabalhadores.

Os dois viadutos foram construídos em concreto protendido, técnica que evita fissuras e reduz a possibilidade de corrosão do aço e da deterioração do concreto, além de oferecer à estrutura uma maior capacidade para suportar cargas móveis, choque, vibração e vencer grandes vãos. Foram utilizados 480 mil m³ de concreto para a construção dos dois viadutos.

Junto com as obras viárias, foi feita a revitalização de toda a via, desde a Praça do Cruzeiro até a Rua 115, com a adequação da iluminação dentro da rotatória, embaixo da trincheira e nas laterais externas da pista, acrescentando 21 novas luminárias no trecho, com lâmpadas Led de 400 watts de luminosidade.

O projeto das calçadas atende às normas de acessibilidade e nesse espaço – entre a Rua 115 e a Praça do Cruzeiro – foram construídos 4.410 m² de calçadas. E o paisagismo recebeu 300 mudas de jerivá e aproximadamente 5.000 m² de grama esmeralda, nas laterais do pavimento central, nas calçadas e na praça Delmiro Paulino da Silva. O projeto de plantio dentro da praça foi doado pela paisagista Yara Hasegawa.

O projeto da trincheira foi executado pelo valor final de R$ 13 milhões. Somados aos R$ 12 milhões aplicados na execução do corredor do BRT entre a Praça do Cruzeiro e a Rua 115, com a revitalização do trecho, o investimento chega a R$ 25 milhões.

Raio X da Trincheira da Rua 90
• Início: 1 de abril de 2019
• Conclusão das obras civis: 30 de novembro 2019
• Liberação do viaduto 2 para o tráfego: 5 de setembro de 2019
• Liberação do viaduto 1 para o tráfego: 13 de novembro de 2019
• Liberação da trincheira para o tráfego: 6 de dezembro de 2019
• Trincheira: 350 m de comprimento, 7,20 m de profundidade máxima, e 18 m de largura de pista de rolamento
• Número de operários na obra: 450 pessoas
• Concreto: 2.800 m³ na trincheira e 480 mil m³ nos 2 viadutos
• Fornecimento e cravação de aproximadamente 315 toneladas de perfis metálicos
• Aproximadamente 4.000 m² de paredes em placas de concreto pré-moldado com pintura antipichação
• 2 viadutos em concreto protendido
• Paisagismo: 300 mudas de jerivás e aproximadamente 5.000 m² de grama esmeralda, nas calçadas, laterais do pavimento central e na praça da trincheira
• Iluminação Led: Mais 21 luminárias, entre a Praça do Cruzeiro e a trincheira com lâmpadas de 400 watts
• Calçadas acessíveis: 4.410 m², entre a Rua 115 e a Praça do Cruzeiro
• Valor da trincheira: R$ 13 Milhões valor final
• Valor total (trincheira e trecho entre Rua 115/Pça do Cruzeiro): R$ 25 milhões

Serviço
Assunto: Liberação da trincheira para o tráfego de veículos
Dia: 6 de dezembro
Horas: 16h30
Local: Trincheira da 90
Contato: Nara Serra – 98216-5251

Nara Serra, da editoria de Infraestrutura

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Capital

Prefeito Iris Rezende assina contrato com a Caixa e garante recursos para mais obras de infraestrutura e mobilidade na Capital

Volume de investimentos lançados pelo prefeito Iris Rezende é o maior da história da Capital e deve alcançar R$ 1,4 bilhão até o final do mandato. Empréstimos captados junto a Caixa, no valor de R$ 780 milhões, vão custear, entre outras obras, a reconstrução asfáltica de cerca de 630 km de ruas e avenidas de 107 bairros de Goiânia

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O prefeito Iris Rezende assina na tarde desta sexta-feira, 28/11, contrato de mútuo com a Caixa Econômica Federal para a liberação de cerca de R$ 780 milhões em empréstimos, que vão custear uma série de obras de mobilidade e infraestrutura na Capital nos próximos meses. O valor foi autorizado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão vinculado ao Ministério da Economia. Entre as obras que serão realizadas  está a reconstrução asfáltica de cerca de 630 km de ruas e avenidas de 107 bairros de Goiânia.

O pacote de obras que será custeado pelos recursos decorrentes do empréstimo junto à Caixa inclui, também, a continuidade da Avenida Leste Oeste, da Rua 74 até GO-403; construções de viadutos nas confluências da Avenida Jamel Cecílio e Marginal Botafogo, da Avenida 136 e 2ª Radial e do Setor Leste Universitário e Jardim Novo Mundo; pavimentação de bairros como os residenciais Antônio Barbosa, Della Pena, Paulo Pacheco I e II, Monte Pascoal, Park Solar e London Park; Praças dos Esportes e da Cultura (PEC) no Buena Vista IV e no Jardim do Cerrado I; construção da ponte da Vila Alpes e reforma da ponte da Avenida H; além da aquisição de caminhões de limpeza urbana.

O valor deve ser quitado em 10 anos. De acordo com Alessandro Melo, secretário Municípal de Finanças de Goiânia, o tesouro municipal reúne os recursos suficientes para tudo o que o prefeito definiu como prioridade para Goiânia. “Hoje nós temos a tranquilidade de dizer que todas as obras em andamento até o final da gestão Iris Rezende têm recursos garantidos. O prefeito tem responsabilidade fiscal muito grande. Ele exigiu que nós, da equipe econômica, fizéssemos um estudo aprofundado da viabilidade, da sustentabilidade da operação de crédito. Ele não queria efetivar algo que não fosse sustentável ao longo do tempo. Decidimos contrair esse empréstimo só depois de concluir que o município conseguiria pagá-lo, e com folga, no futuro”, esclarece o secretário.

Mesmo após a concretização da operação de crédito, Goiânia continuará no rol das capitais menos endividadas do país. Levantamento da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) aponta que o percentual da dívida sobre a Receita Corrente Líquida (RCL) chegará a 41,46% em 2019; atingirá o ápice de 53,33% em 2020, e recuará para 49,97% em 2021. Como as parcelas são decrescentes, o comprometimento reduzirá anualmente até a quitação do empréstimo, em 2029.

“Nós fizemos planejamento e, tenho certeza absoluta, o empréstimo é sustentável. Além do mais, daqui 24 meses, a economia gerada, por exemplo, com operações tapa-buraco, depois da reconstrução asfáltica de 630 quilômetros de vias, vai garantir, sem nenhum esforço maior, o pagamento desse empréstimo”, avalia. O limite de endividamento de Goiânia é de 120% da RCL, segundo determinação do Senado Federal. Ao todo, a cidade tem capacidade de comprometimento de R$ 5,1 bilhões.

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