Conecte-se conosco

Mundo

Gorbachev pede que Putin e Biden se encontrem para ‘evitar guerra nuclear’

Publicado

em

O último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev, pediu neste sábado aos presidentes russo e americano, Vladimir Putin e Joe Biden, que se reúnam para avançar no desarmamento, apesar da relação fria entre os dois países.

“Acho que é imperativo que os presidentes se encontrem. A experiência mostra que é necessário se encontrar e negociar”, disse Gorbachev à agência de notícias russa Interfax.

“É claro que o mais importante é evitar a guerra nuclear. Como esse problema deve ser evitado é impossível resolvê-lo sozinhos, devemos nos encontrar”, acrescentou, antes de considerar que “se prevalecer o desejo de conseguir o desarmamento e reforçar a segurança, muito pode ser alcançado”.

Mikhail Gorbachev, 89 anos, já havia solicitado em janeiro a “normalização das relações” entre os Estados Unidos e a Rússia, dizendo que estava “profundamente preocupado”.

As relações entre Moscou e Washington são afetadas por repetidas crises, como a anexação da península ucraniana da Crimeia pela Rússia, o conflito na Síria ou várias acusações de interferência eleitoral, espionagem e ataques cibernéticos.

No entanto, as duas potências conseguiram chegar a um acordo em janeiro, no último minuto, sobre a prorrogação do importante tratado de desarmamento nuclear New Start, que foi assinado em 2010 e que ameaçava expirar.

O acordo reacendeu a esperança de que o diálogo entre Washington e Moscou pode melhorar após a chegada de Biden ao poder, embora os dois países tenham alertado que permaneceriam firmes em seus interesses nacionais.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Covid: Biden comemora 200 milhões de doses de vacinas aplicadas nos EUA

Publicado

em

Por

Washington, 21 Abr 2021 (AFP) – O presidente americano, Joe Biden, comemorou nesta quarta-feira (21) a marca “assombrosa” de 200 milhões de doses de vacinas anticovid aplicadas no país, alcançada antes do previsto. Biden destacou que este marco foi alcançado uma semana antes de completados os 100 primeiros dias desde sua posse, data que havia fixado como limite para cumprir o desafio das 200 milhões de doses.

Fizemos isso hoje, hoje acertamos 200 milhões de tiros”, disse, em discurso transmitido pela TV da Casa Branca. É “um feito incrível para a nação”, acrescentou. Biden qualificou as 200 milhões de vacinas aplicadas em 100 dias como um “objetivo incomparável no mundo ou aos esforços anteriores de vacinação em massa dos Estados Unidos”. “O progresso que fizemos foi assombroso”, disse. Ao anunciar uma isenção fiscal para incentivar as empresas a dar a todos os funcionários um dia livre para se vacinarem, Biden disse que o país ainda estava “no caminho” de poder comemorar o feriado de 4 de julho, Dia da Independência americana, com relativa normalidade.

Continue Lendo

Mundo

VÍDEO | Veja o momento emocionante em que a família de George Floyd recebe a notícia de condenação do policial Derek Chauvin

Publicado

em

Por

O vídeo alcançou milhares de visualizações. Derek Chauvin foi condenado por assassinato e e o tempo e prisão será divulgado em cerca de dois meses

Veja abaixo o vídeo

Continue Lendo