Conecte-se conosco

Agenda

Governo Bolsonaro planeja privatizar postos de saúde desde 2019

Publicado

em

O decreto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que incluía as Unidades Básicas de Saúde (UBS) no programa de privatizações, que durou apenas um dia após protestos, começou a ser desenhado pelo governo ainda em 2019.

Segundo a revista Época, em novembro do ano passado, o Ministério da Saúde, na época comandado por Luiz Henrique Mandetta, respondeu a um ofício do Planalto dando aval à consulta e enviando um parecer jurídico favorável.

Em seguida, foi elaborada uma minuta do decreto, com texto mais duro do que o que foi alvo de manifestações. Em vez de prever “estudos das alternativas com a iniciativa privada”, citava diretamente a “implementação, operação e modernização dos serviços de atenção primária” no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Após a repercussão negativa, em outubro, Bolsonaro revogou o decreto e publicou uma mensagem intitulada “o SUS e sua falsa privatização”.

“Temos atualmente mais de 4.000 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 168 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) inacabadas. Faltam recursos financeiros para conclusão das obras, aquisição de equipamentos e contratação de pessoal. O espírito do decreto 10.530, já revogado, visava o término dessas obras, bem como permitir aos usuários buscar a rede privada com despesas pagas pela União”, escreveu o presidente.

O decreto foi assinado por Bolsonaro e pelo ministro Paulo Guedes (Economia). Ele previa que fossem feitos estudos “de parcerias com a iniciativa privada para a construção, a modernização e a operação de unidades básicas de saúde”. Não havia estimativa de quantas das 44 mil unidades poderiam ser incluídas nessas parcerias.

O CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) também saiu em defesa da revogação do decreto e disse que decisões relativas à gestão do SUS não podem ser tomadas de forma unilateral, mas em consenso entre as esferas federal, estadual e municipal.

Parlamentares também foram à internet criticar o decreto sob a hashtag #DefendaOSUS.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda

Dieta mediterrânea a base de Omega 3 e azeite, reduz evolução do câncer de próstata e fortalece sistema imunológico contra Covid

Publicado

em

Por

Por: Andréia V B | Nutricionista

A base da dieta mediterrânea, com Omega 3, encontrado em peixes e frutos do mar, azeite e salada, tem efeito positivo no fortalecimento do sistema. Doenças como câncer e próstata estão dentro do estudo, que comprova a eficácia

Em temos de pandemia do Coronavírus, uma alimentação saudável protege a vida.

Homens com câncer de próstata localizado que relataram um padrão alimentar básico, baseados na dieta de estilo mediterrâneo, tiveram melhores resultados durante o curso de sua doença.

A dieta observada não era rigorosa, apenas continha mais frutas, vegetais, legumes, cereais e peixes, um padrão característico da dieta mediterrânea.

Segundo o estudo, os benefícios vem de suas propriedades antiinflamatórias, antilipidêmicas e quimiopreventivas.

Este estudo investigou Dieta Mediterrânea e a progressão do escore de Gleason e explorou associações por status de diabetes, uso de estatina e outros fatores.

“Homens com câncer de próstata são motivados a encontrar uma maneira de impactar o avanço de sua doença e melhorar sua qualidade de vida,” disse o Dr. Justin Gregg, da Universidade do Texas (EUA).

“Uma dieta mediterrânea é não-invasiva, boa para a saúde geral e, como mostrado por este estudo, tem o potencial de afetar [diminuir] a progressão do câncer.”

O artigo foi publicado no jornal científico da American Cancer Society – ACS.

Resultados 

Depois de ajustar os fatores conhecidos por aumentar o risco de o câncer piorar com o tempo, como idade, antígeno específico da próstata, e volume do tumor, os homens com dieta de estilo mediterrâneo apresentaram um risco reduzido de crescimento ou avanço do câncer de próstata a um ponto onde muitos considerariam um tratamento ativo.

Embora o maior número de participantes do estudo fossem brancos, o estudo revelou que o efeito de uma dieta mediterrânea foi mais pronunciado em participantes afro-americanos e outros que se identificaram como não brancos.

Essas descobertas são significativas, uma vez que a taxa de diagnóstico de câncer de próstata é mais de 50% maior em homens afro-americanos, que também apresentam um risco maior de progressão e morte pela doença do que os brancos ou asiáticos.

“A dieta mediterrânea tem sido consistentemente associada a um menor risco de câncer, doenças cardiovasculares e mortalidade.

Este estudo em homens com câncer de próstata em estágio inicial nos dá mais um passo para fornecer recomendações dietéticas baseadas em evidências para otimizar os resultados em pacientes com câncer, que, junto com suas famílias, têm muitas perguntas nesta área,” disse a Dra. Carrie MacDougall, coordenadora do estudo.

Com informações do Diário da Saúde 

Continue Lendo

Agenda

AGENDA | Aparecida Shopping promove Feirão do Emprego nesta sexta-feira (22). Evento gratuito

Publicado

em

Por

Nesta sexta-feira (22), das 10h às 20h, o Aparecida Shopping realiza o Feirão do Emprego em um espaço coletivo. A ação ajudará na captação de currículos, além da oportunidade de 100 vagas de trabalho. A confecção e impressão dos currículos serão gratuitas.

Algumas das vagas que estarão disponíveis no dia são de: auxiliar de depósito; auxiliar de manutenção predial; motorista entregador, vendedor; promotor de vendas; analista de e-commerce e auxiliar administrativo.

O Aparecida Shopping segue as orientações da OMS no combate ao coronavírus e no local haverá medição de temperatura, álcool em gel, distanciamento e o uso da máscara é obrigatório.

Serviço

Local: Aparecida Shopping – Av. Independência – Quadra Área – Lote 01 – S/N – Setor Serra Dourada – 3ª Etapa, Aparecida de Goiânia – GO

Data: sexta-feira (22)

Horário: das 10h às 20h

Evento gratuito 

Continue Lendo
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com