Conecte-se conosco

Agenda

IR | Tire dúvidas e faça consulta com Dr Gustavo Requi da TAG Business

Publicado

em

Faltando apenas uma semana para acabar o prazo da declaração do Imposto de Renda da pessoa física (IR/PF), você já parou para pensar qual a real importância de fazer a declaração de forma correta? A Receita Federal em virtude dos incontáveis transtornos ocasionados pela pandemia do Covid-19, prorrogou o prazo por dois meses, antes até 30 de abril, agora datado para 30 de junho de 2020.

Muitas pessoas deixam pra última hora, o que acaba gerando dificuldade para o profissional de contabilidade realizar a declaração. Além disso, algum bug de sistema pode impedir a pessoa de cumprir a obrigação, o que pode gerar uma penalidade; os cuidados que devem ser tomados; o que as pessoas precisam fazer no dia-a-dia para evitar multa. O advogado especialista nesta área, Dr. Gustavo Requi, vice-presidente da TAG Business, tira estas e diversas outras dúvidas.

 

“O Imposto de Renda da pessoa física (IR/PF) deve sempre ser declarado pelo contribuinte que recebe rendas ou proventos acima do montante tributável. A Receita Federal do Brasil espera a declaração de mais de 32 milhões de contribuintes. No entanto, faltando uma semana para fim do prazo, um pouco mais da metade dos sujeitos passivos obrigados o fizeram”, explica Requi.

 

Enquanto alguns contribuintes já estão recebendo sua restituição, outros ainda estão inertes. Essa característica do povo brasileiro de deixar algumas obrigações para o último momento já é conhecida, mas deve ser tratada com cuidado.

 

“O contribuinte que deixar para os últimos instantes pode enfrentar inconsistências no sistema (como sempre acontece) e passar por um perrengue desnecessário. A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo poderá ser o correspondente a 20% do imposto devido”, alerta dr. Gustavo.

Além da aplicação da penalidade, o contribuinte pode ficar com o CPF “sujo”, o que pode prejudicar a contratação empréstimos, emissão de passaportes, travar a obtenção de certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel, dentre outros transtornos.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda

Os oito principais fatos e acontecimentos: comece a segunda-feira 13 de Julho sabendo mais. Clique e confira

Publicado

em

Por

Brasil passa de 72 mil mortes por coronavírus; Médica suspensa pelo Einstein se desculpa por comparar coronavírus ao Holocausto; Condenado pela Lava Jato, ex-deputado morre de coronavírus; Falta de máscara no Rio poderá render 2 multas; Efeito Bolsonaro? Registros de bebês com nome “Jair” crescem 36%; Exército está se associando a genocídio’, diz Gilmar Mendes; governo rebate; Ato inter-religioso em SP tem críticas a Bolsonaro; Para ministro, universidades ensinam ‘sexo sem limites’.

Brasil passa de 72 mil mortes por coronavírus

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) atualizou para 72.100 o número de mortes em decorrência do novo coronavírus no Brasil neste domingo (12). Ao todo, também foram confirmados 1.864.681 casos da Covid-19 no país. Até sábado (11) eram 71.469 mortes e 1.839.850 casos. Veja os casos de coronavírus por estado.

Médica suspensa pelo Einstein se desculpa por comparar coronavírus ao Holocausto

A médica oncologista e imunologista Nise Yamaguchi pediu desculpas por ter comparado o pânico provocado pelo novo coronavírus ao Holocausto, extermínio de mais de 6 milhões de judeus pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. A fala provocou sua suspensão do Hospital Israelita Albert Einstein. 

Condenado pela Lava Jato, ex-deputado morre de coronavírus

O ex-deputado federal Nelson Meurer, primeiro condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Operação Lava Jato, morreu na manhã deste domingo (12), vítima do novo coronavírus. 

Falta de máscara no Rio poderá render 2 multas

Quem transitar sem máscaras pelas ruas do Rio a partir desta segunda-feira poderá ser multado duas vezes. O governador Wilson Witzel anunciou que passará a valer lei estadual que estabelece multa de R$ 106,65 pela falta do equipamento. 

Efeito Bolsonaro? Registros de bebês com nome “Jair” crescem 36%

Desde 2006, não nasciam tantos bebês com o nome “Jair”. Segundo dados da Associação Nacional dos Registrados de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), as crianças batizadas com o nome do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cresceu 36%.

Exército está se associando a genocídio’, diz Gilmar Mendes; governo rebate

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou no sábado (11) a ausência de comando oficial no Ministério da Saúde em meio à pandemia de coronavírus. 

Ato inter-religioso em SP tem críticas a Bolsonaro

A Praça da Sé, no centro de São Paulo, recebeu no domingo um ato inter-religioso em defesa das vidas negras e da democracia. A manifestação foi convocada pelas torcidas organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto.

Para ministro, universidades ensinam ‘sexo sem limites’

Outro vídeo com uma fala polêmica do pastor e advogado Milton Ribeiro, escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como novo ministro da Educação, viralizou nas redes sociais. No material, ele disse que as universidades ensinam “sexo sem limites”.

Continue Lendo

Agenda

Caiado recebe Iris no Palácio na manhã desta segunda e anunciará novas medidas contra disseminação do Coronavírus

Publicado

em

Por

Governador Ronaldo Caiado recebe prefeito de Goiânia Iris Rezende para anunciar novas medidas em coletiva de imprensa que será realizada às 9 h no Palácio das Esmeraldas

Matéria será atualizada quando objetivemos novas informações

Continue Lendo
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com