Conecte-se conosco

Capital

Iris lança novos centros de triagem de lixo em Goiânia

Prefeito inaugura hoje novos centros de triagem com unidades sustentáveis dotadas de placas de energia solar e aproveitamento de água de chuva

Publicado

em

A Prefeitura de Goiânia inaugura nesta quarta-feira, 13, três novos Centros de Triagem de materiais  recicláveis das cooperativas Cooper Rama, Cooperfami e Carrossel. A iniciativa conta com o apoio da 15ª Promotoria de Justiça de Goiânia do Ministério Público do Estado de Goiás; a Central de Trabalhadores dos catadores de Materiais Recicláveis – Uniforte; entidades e comunidade.

Conforme explica o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação de Goiânia (Seplanh), Henrique Alves, as novas centrais passam a contar com galpões modernos e sustentáveis com placas de energia solar, aproveitamento de água de chuva e outros dispositivos com “total contribuição da Prefeitura de Goiânia e do Ministério Público e outros parceiros”. O secretário informa ainda que a prefeitura entra com a coleta seletiva por meio da inclusão social de catadores.

O Programa Goiânia Coleta Seletiva (PGCS) teve inicio em novembro de 2008 efoi criado com objetivo de evitar que materiais recicláveis fossem para o Aterro Sanitário, podendo, assim, aumentar a vida útil deste e, ao mesmo tempo, beneficiar famílias em cooperativas de catadores. Hoje são cerca de 90 cooperados e com as novas centrais a capacidade será ampliada para 240, 80 em cada unidade.

Conforme acrescenta Alves, a iniciativa mantém a tendência da Capital em apostar na sustentabilidade. “O projeto arquitetônico foi feito na gerência de projetos da Seplanh, acompanhamos os processos de permissão de uso das áreas e a documentação necessária, além de outras documentações e assessoria jurídica”, destaca.

“A legislação aprovada na então gestão Iris deu todo apoio para que a iniciativa fosse feita nos órgãos públicos, seguimentos da sociedade e sistema educacional e que o material separado fosse destinado para as cooperativas. Nós cedemos para as cooperativas os materiais recicláveis, treinamentos, capacitações e no galpão nós doamos as áreas públicas”, argumenta o titular da Seplanh.

A presidente da Cooper Rama, Dulce do Vale, comemora a iniciativa. “A mudança é total. O lugar passa a ser adequado, não vamos pagar aluguel e a água é reutilizável. O galpão é totalmente sustentável. Para quem vive da reciclagem, o lixo é um luxo, é oportunidade de trabalho e protege o meio ambiente”, afirma.

Serviço
Assunto: Prefeitura inaugura novos Centros de Triagem
Data: 13 de fevereiro de 2019
Horário: 08h30
Local: Sede da Cooperativa Carrossel: Rua 08, com a Rua 8D, Qd. 97, Lt. 01, Setor Santos Dumont, Goiânia

Após a solenidade serão realizadas visitas às sedes das Cooperativas Cooperfami – Rua Batuba, Qd 01, Lt. 10, S/N, Setor Barra da Tijuca, Goiânia e Cooperativa Cooper Rama – Estrada 113, Qd. APM3, Lt. APM 3, S/N, Chácaras de recreio São Joaquim, Goiânia.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Capital

Andrey Azeredo manda recado para Francisco Júnior: “não existem projetos para o futuro renegando experiências do passado”

Vereador de Goiânia pelo MDB, Andrey chama de oportunismo a discussão lançada pelo deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Goiânia, que chamou de improviso a gestão do atual prefeito Iris Rezende. Francisco Júnior foi secretário de Iris durante o 2º mandato do emedebista, entre 2005 e 2008

Publicado

em

Por

O vereador de Goiânia Andrey Azeredo (MDB) usou a sua conta do Twitter para mandar um recado ao pré-candidato a prefeito de Goiânia pelo PSD, deputado federal Francisco Júnior. Andrey questiona a atitude do deputado, que chamou de improvisada a gestão de Iris Rezende à frente do executivo municipal. Segundo o emedebista, não existe projeto para o futuro renegando as experiências do passado.

Andrey lembrou que Francisco Júnior foi secretário do prefeito Iris Rezende durante o segundo mandato do decano emedebista (2005-2008) e que coube ao deputado a coordenação do último plano diretor da cidade, aprovado em 2007. “Aquele mesmo plano diretor foi uma das bandeiras que elegeu Francisco Júnior vereador pela base irista”, lembra o vereador.

Azeredo disse lamentar que o deputado Francisco Júnior tenha ficado tanto tempo fora e que volte agora, com motivação eminentemente eleitoral, para criticar as gestões dos últimos 15 em Goiânia. “Lamento que a ingratidão seja o pano de fundo de suas movimentações para 2020”, disse o vereador diretamente ao deputado.

“Posso dizer que, como homem público, vivo Goiânia há mais de 15 anos. Reconheço os avanços e tenho bom senso para admitir as dificuldades que precisam ser contornadas. Trabalho por melhorias e oportunidades para todos. Discuto e procuro soluções para os problemas”, disse Andrey.

O vereador fez um balanço da gestão Iris Rezende, lembrou as dificuldades encontradas e o grande volume de obras lançadas na Capital e aconselhou Francisco Júnior: “não se deve subestimar o eleitor. A atual gestão tem tocado grandes obras, como na área da mobilidade. Desconsiderar iniciativas como o viaduto da avenida Jamel Cecílio, ou a trincheira da avenida 90, onde passará o BRT, é se pautar por um viés oposicionista por mero oportunismo”, encerrou.

Continue Lendo

Capital

FOTOS | Obras na Avenida Goiás estão à todo vapor e seguem ritmo acelerado

Publicado

em

Por

Goiânia se tornou um canteiro de obras! Os projetos, que estão por toda parte, não param de avançar. Neste início de semana a prefeitura de Goiânia está concretando a pista do BRT da Avenida Goiás. Hoje, a frente de trabalho está concentrada entre Avenida Paranaíba e a Rua 5. 🚧👷🏽‍♂

Continue Lendo