Conecte-se conosco

Estado

Iris se fortalece e prepara catálogo de obras para 2020

Publicado

em

Após dois anos em busca de estabilidade orçamentária, o prefeito Iris Rezende (MDB) deverá começar nos próximos meses uma política de “canteiro de obras” na Capital.

O modelo de gestão é conhecido dos manuais:  inauguração de obras, máquinas roncando nas ruas e afunilamento da administração pública para atender servidores e usuários dos serviços tocados pela Prefeitura.

A diferença da gestão de Iris e “concorrentes políticos” de Goiás foi percebida em plena campanha eleitoral, apesar dele não ter disputado nenhum cargo em 2018.  Enquanto a gestão estadual dos tucanos Marconi Perillo/José Eliton desmoronava com denúncias e caos em diversas áreas,  Iris atravessou a turbulência da crise sem atrasar salários, greves ou denúncias.

A cereja do bolo do prefeito, numa clara indicação de que domina a gestão pública do município, é a atitude incomum em início de ano, sem pico de arrecadação: declarar aumento de 4,17% no piso salarial de 2019 para os professores.

Dentre o catálogo de obras que ele pretende apresentar em 2020,  algumas serão referência: dois novos viadutos, o aguardado BRT e a Maternidade Oeste.

Iris nega que as ações buscam a reeleição.  Nos bastidores, todavia, o discurso é de que “o que vem por aí” é muito forte para Iris deixar de atender ao reclame da população.

“É o nome mais forte, chega sempre com grande penetração nos bairros, conhece todo mundo. E deve apresentar muitas obras e um mandato pacificador, sem denúncias”, diz ao GOYAZ um vereador que começou aliado, depois pulou para uma posição “fria” em relação ao prefeito, mas que deseja voltar para o “ninho”.

POSTURA DIFERENTE

Alguns vereadores se assustaram com a postura de Iris após a vitória, em 2016: o prefeito optou por uma gestão com austeridade e poucos cargos, já que herdou Goiânia em dificuldades.

A maior parte entendeu que Iris não preteriu os representantes, mas optou em defender a cidade diante da emergência.

A paz está encaminhada entre os dois poderes – Executivo e  Legislativo.

O melhor sinal foi o respeito de Iris diante da eleição do comando da Câmara Municipal de Goiânia.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

Governo de Goiás recebe ambulância da CBF, destinada ao Hospital Regional de Luziânia

Benefício é concedido à população por meio do projeto Craques da Saúde, da Confederação Brasileira de Futebol. Ação destina veículos a unidades do país com maior taxa de atendimento e recuperação de pacientes da Covid-19. “Goiás terá que erguer um grande monumento a esses profissionais da saúde”, destaca governador durante ato na porta do Palácio das Esmeraldas

Publicado

em

Por

O governador Ronaldo Caiado recebeu, nesta quinta-feira (22/04), em frente ao Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, uma nova ambulância, que será encaminhada ao Hospital Regional de Luziânia. O veículo foi doado pela Federação Goiana de Futebol (FGF), em nome da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio do projeto Craques da Saúde.

A ação da entidade máxima do futebol nacional é apoiada pela Fiat Automóveis e tem o objetivo de beneficiar Estados com a doação de 27 ambulâncias para hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), de todo o país, que registraram o maior índice de pacientes atendidos e recuperados da Covid-19.

O carro foi totalmente equipado com itens de série específicos para o transporte adequado, rápido e seguro dos pacientes. A ambulância conta ainda com adaptações especiais para o uso como maca retrátil, suporte para cilindro de oxigênio, soro plasma e armário superior, teto e piso em ABS – que permite higienização ágil e simples -, entre outros.

Durante o evento, o governador destacou o empenho dos trabalhadores da linha de frente no combate à Covid-19. “Eles enfrentam, manipulam pacientes graves, estão em um ambiente que é disseminador do vírus”, afirma Caiado. “Isso é algo que mostra a paixão da profissão. Goiás terá que erguer um grande monumento a esses profissionais da saúde. Muitas vezes, a sociedade se rebela e não sabe o que eles passam dentro de uma sala de UTI”, relata.

A entrega simbólica da chave do carro, uma Fiat Fiorino, ao hospital ocorreu no dia 21 de janeiro de 2021, antes da partida entre Goiás e Ceará, válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A de 2020. De lá para cá, foram vencidas as etapas relacionadas à documentação e transferência e, agora, o veículo dará início aos atendimentos mais complexos de pessoas acometidas pela Covid-19 na região de Luziânia e do Entorno do Distrito Federal.

“A equipe de Luziânia, que teve um resultado inédito, também gere outras unidades nossas. É um hospital que foi estadualizado. Estava fechado, passou por reforma e hoje conta com 40 pacientes graves e enfermaria”, enaltece o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, sobre o trabalho na unidade.

Já o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, parabenizou a equipe do hospital. “É importante a gente trazer um produto que vai ser transformado em bem social para o desenvolvimento da sociedade de Luziânia”, frisa. De acordo com o presidente da FGF, André Pitta, que representou a CBF, o futebol se mostra preocupado com a luta contra a Covid-19 e trabalha para manter a segurança das pessoas ligadas ao esporte, bem como de toda a sociedade. “Colocamos o futebol sempre à disposição tanto da Saúde quanto do governo do Estado”, ressalta ele.

Também estiveram presentes ao evento de entrega da ambulância o secretário-chefe geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Luiz Carlos Alencar; o assessor especial da governadoria, Lívio Luciano; o diretor médico da unidade hospitalar, Getro de Oliveira Pádua, e a diretora de Relações Institucionais do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), Maria Caroline Lazarini Dias.

*Hospital Regional*

Luziânia conta com unidade de saúde que foi estadualizada em 2020 e, atualmente, funciona exclusivamente para atendimento de casos de Covid-19.

O Hospital Regional de Luziânia possui pronto-socorro 24 horas e estrutura completa para a realização de exames laboratoriais e de imagem, com aparelho moderno de tomografia. Além disso, disponibiliza 92 leitos, sendo 40 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 52 de enfermaria.

Fotos: Cristiano Borges, Junior Guimarães e Wesley Costa

Legenda:

Governador Ronaldo Caiado, ao lado do presidente da Federação Goiana de Futebol, André Pitta, dos secretários de Estado da Saúde e do Esporte e Lazer, Ismael Alexandrino e Henderson Rodrigues, recebe ambulância de projeto da CBF que será doada ao Hospital Regional de Luziânia

Continue Lendo

Estado

EXTRA | Caiado anuncia chegada de mais 107.400 doses nesta quinta-feira 22.

Publicado

em

Por

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou por meio de tuíte a chegada de mais 107.400 doses de vacinas contra a Covid, nesta quinta-feira 22 de Abril.

💉🙏 Mais vacinas contra a Covid-19 a caminho de nosso Estado. Hoje, 23h45, chegam 107.400 unidades (21.400 Butantan e 86.000 Fiocruz). Dessas, 86.055 para a primeira dose. E já vamos repassar aos municípios para que amanhã continuem a vacinar os goianos.

https://twitter.com/ronaldocaiado/status/1385235729840844800?s=21

Continue Lendo