Conecte-se conosco

Mundo

Kamala Harris é a capa de fevereiro da Vogue americana; publicação é acusada de ‘branquear’ vice de Biden

Publicado

em

A vice-presidente eleita dos Estados Unidos, Kamala Harris, foi escolhida para estampar a capa de fevereiro da revista “Vogue” americana. O anúncio, feito no domingo (10), foi acompanhado de críticas nas redes sociais que acusam a publicação de “branquear” a vice de Biden.

Harris, de 56 anos, tomará posse da vice-presidência americana no próximo dia 20 de janeiro como a primeira mulher, negra e filha de imigrantes – de pai jamaicano e mãe indiana – a ser eleita para o cargo na história do país.

“Fazer história foi o primeiro passo”, disse a revista em uma rede social. “Agora Harris tem uma tarefa ainda mais monumental: ajudar a curar um país fragmentado.”

A postagem que anuncia a capa de fevereiro apresenta a capa da versão digital e impressa da “Vogue”, ambas feitas pelo fotógrafo Tyler Mitchell. Em 2018, ele se tornou, aos 23 anos – e após um ensaio com a cantora Beyoncé –, o primeiro afro-americano a fotografar uma capa da revista que tem mais de 125 anos.

A versão digital da reportagem, publicada no site da “Vogue”, ilustra – com a foto de Harris em um terninho azul claro – o perfil assinado pela jornalista afro-americana, Alexis Okeowo. Já a versão em que aparece de tênis será distribuída em bancas

Suposto branqueamento

Postagens nas redes sociais criticaram a revista e a acusam de branquear Harris na edição. Um jornalista, colaborador do jornal “The New York Times”, descreveu a imagem de capa como “uma bagunça”. Ele ironizou a publicação e disse que faria um trabalho melhor com seu celular.

Em agosto do ano passado, a revista “Vogue” dos EUA chegou a ser criticada após um ensaio fotográfico feito com Simone Biles que – por conta da iluminação – clareou o tom da pele da ginasta afro-americana.

À época, o editor de fotografia do “The New York Times”, Morrigan McCarthy, disse que a publicação não se preocupou em contratar um fotógrafo negro e que a tonalização do ensaio era “previsível”.

Citando fontes da revista “Vogue”, o tabloide americano “The New York Post” disse que não houve nenhum tipo de edição para branquear a vice-presidente eleita.

Segundo o tabloide, a equipe de Harris esteve presente durante todo o processo e teve total controle na escolha das roupas, cabelo e maquiagem usadas no ensaio.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Cego volta a enxergar após 1º transplante de córnea artificial do mundo

Publicado

em

Por

Deu certo. Pela primeira vez na história um homem cego voltou a enxergar. O paciente foi operado por médicos do Rabin Medical Center, em Israel e recebeu o primeiro transplante de córnea artificial bem-sucedido do mundo. 24 horas depois ele já estava enxergando.

O homem é um idoso de 78 anos, chamado Jamal Furani, que ficou cego durante 10 anos.

Ele perdeu a visão por ter córnea deformada e após o implante foi capaz de ler textos e reconhecer parentes. A primeira coisa que ele afirma ter visto foi a luz.

“Testemunhar um outro ser humano recuperar a visão no dia seguinte foi eletrizante e emocionalmente comovente”, disse o doutor Gilad Litvin, inventor do dispositivo, em entrevista ao Israel Hayom.

Como

O implante artificial, denominado KPro, pode substituir uma córnea deformada ou opaca.

Ele tem um nano-tecido sintético não degradável que é colocado sob uma membrana que cobre a superfície da pálpebra e a parte branca do globo ocular.

Ao ser implantado, ele se integra com o tecido vivo e estimula a “proliferação celular” dentro do olho.

O procedimento foi feito pela startup israelense CorNeat e foi aprovado para testes clínicos em julho do ano passado.

O doutor Gilad Litvin contou que operação era “relativamente simples” e durou menos de uma hora.

Futuro

Atualmente, transplantes de córnea são procedimentos comuns, mas necessitam de doadores e a demanda é alta.

Os resultados deste transplante de córnea artificial são significantes para o futuro de pessoas cegas no mundo.

“O procedimento cirúrgico foi simples e o resultado superou todas as nossas expectativas”, disse o professor Irit Bahar, chefe de oftalmologia do Rabin Medical Center.

Ele complementa que a tecnologia era “a chave para virar a maré contra a cegueira global” e que era emocionante “estar na vanguarda desde projeto que sem dúvida impactará milhões de vidas”.

Outros 10 pacientes foram aprovados para fazer o procedimento de transplante de córnea artificial no Rabin Medical Center.

Com informações do Israel Hayom e  Exame

Continue Lendo

Mundo

Homem à beira da morte em coma com Covid, surpreende médicos ao acordar com a voz da esposa: “levanta daí, meu bem?”

Publicado

em

Por

O poder do amor! Um homem que ficou dois meses em coma disse que “acordou” após ouvir a voz da esposa: “levanta daí, meu bem?

Don Gillmer tem 43 anos e foi hospitalizado poucos dias depois de testar positivo para a Covid-19. Os médicos da Carolina do Sul, nos EUA, tiveram que colocá-lo em coma induzido e chamaram o pai e a esposa dele, Lacy.

“Eu disse que ele estava indo muito bem, que eles estavam cuidando muito bem dele. Ele estava em mãos incríveis”, contou Lacy à estação de notícias WKRC.

Don Gillmer disse que ouviu a esposa falando com ele e que as palavras dela ajudaram a salvá-lo: “Juro que ouvi a voz dela e, quando ela saiu, eu estava estável. Ela é meu anjo, você sabe. Ela é a razão de eu estar aqui.”, afirmou Don.

O caso de Don era grave.

“Recebi plasma convalescente duas vezes, Remdesevir, [mas] nada estava funcionando. Nada estava ajudando a me recuperar. Nunca vou esquecer quando eles chegaram com os papéis que eu precisava assinar para entrar em um respirador. Isso me assustou.”

Agora, curado, ele se recupera aos poucos. Depois de semanas aprendendo a andar novamente, Don Gillmer finalmente teve alta.

Ele ainda faz fisioterapia duas vezes por semana – o que, segundo ele, não conseguiria sem o apoio da esposa.

“Eu penso em como ela dirigiu para o hospital na noite em que disseram a ela que eu não poderia sair”, disse ele.

E Don agradeceu ao amor da vida dele e afirmou que a força dela o trouxe de volta: “eu não sei se poderia ter sido tão forte quanto ela”, concluiu.

Continue Lendo
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com