Conecte-se conosco

Estado

“Obras são resultado da união da bancada federal”, diz Vanderlan

Em solenidade virtual de assinatura de ordens de serviço, senador agradece ministro Tarcísio por parceria com o governo federal

Publicado

em

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, assinou as Ordens de Serviço (OS) da Ponte sobre o Rio Araguaia na BR-080/GO e da Travessia de Formosa na BR-020/GO nesta sexta-feira (24) em evento virtual com a bancada federal goiana e mato-grossense. O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) participou da solenidade e em seu discurso destacou que as duas obras, antigo sonho dos goianos, estão se tornando realidade graças a união da bancada e ao empenho do governo federal, por meio Ministério, em destravar as obras paradas.

O senador destacou que essas são algumas das muitas obras que estão sendo destravadas durante o governo do presidente Bolsonaro. “O Brasil vinha investindo menos de 2% do PIB em obras de infraestrutura sendo que o ideal é, pelo menos, mais 4%”, observa. Só de janeiro a junho deste ano, mesmo com a pandemia da Covid-19, o Governo Federal já entregou 36 grandes obras. Muito disso se deve às parcerias entre Legislativo e Executivo, com a destinação de emendas impositivas para os Ministérios realizarem obras nos Estados e Municípios. De acordo com o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), aliado do presidente Bolsonaro em Goiás, as parcerias com o Governo Federal têm sido fundamentais para o avanço nas obras de Infraestrutura no País.

“São muitas obras espalhadas pelo País. Eu viajo o Brasil e por todos os lugares que passo vejo o Governo Federal trabalhando. A ponte do distrito de Luís Alves é uma reivindicação antiga de produtores do vale do Araguaia e vai melhorar a logística na região, pois é uma importante via de escoamento, ligando a BR 158/MT com a BR 153/GO. E a travessia de Formosa, na BR -020, trará desenvolvimento e segurança aos motoristas e passageiros que passam pelo local. Caladinho, sem fazer barulho, o ministro Tarcísio tem mostrado que foi uma das melhores escolhas do presidente”, comenta o senador.

Vanderlan Cardoso elogiou o trabalho desenvolvido pelo Ministério da Infraestrutura durante o Governo Bolsonaro. “O ministro Tarcísio tem levado notícias boas para o Brasil inteiro. Seu perfil de gestor de resultados, tem dado um novo rumo ao país. O rumo do desenvolvimento com responsabilidade e zelo com o recurso público. Tenho sempre destacado esse diferencial do governo Jair Bolsonaro e o ministro Tarcísio representa muito bem esse novo momento vivido pelo Brasil. Estamos assistindo e experimentando o destravamento de obras, serviços e ações paradas há anos e que, agora, estão mudando a vida dos brasileiros. Essas duas obras são exemplos disso”, explicou.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), também participaram do evento virtual e elogiaram o trabalho do Governo e da bancada Federal Goiana. Para Mauro, essa obra integra, de vez, os Estados de Goiás e Mato Grosso. “Primeiro, eu fico muito feliz com essa ordem de serviço sobre o Rio Araguaia, na BR 080. Essa integração de Goiás e essa região do Mato Grosso que durante todos esses anos foi vista como Vale dos Esquecidos, Hoje, de alguns anos pra cá, começou a ser um Vale de Prosperidade e uma região que está crescendo e ainda vai crescer muito na produção agrícola”, destacou.

Mauro Mendes também citou o desenvolvimento que essa integração vai trazer para o Estado do Mato Grosso. “O agronegócio ganha força em muitas regiões. Se nós melhorarmos com os constantes investimentos do Governo Federal e com essas iniciativas que o senhor está liderando e mais os investimentos do Governo do estado como estamos fazendo não tenho dúvida que o Araguaia vai ser uma das regiões mais produtivas do Estado do Mato Grosso”.

O deputado estadual Francisco Júnior (PSD-GO) aproveitou o espaço do seu pronunciamento para destacar o trabalho realizado pelo ministro Tarcísio e pelo governo Bolsonaro. “Quero parabenizar o senhor ministro pelo trabalho que vem realizando a frente do Ministério de Infraestrutura, pelas diversas obras lançadas e por tudo que vem sendo realizado ao longo do seu exercício. Não tenho dúvida de que esses resultados positivos são fruto da sua forma de trabalhar sempre com diálogo, bom senso, foco e, principalmente, mostrando resultado. Com certeza, o povo goiano e matogrosessense que sai ganhando com sua atitude. Quero parabenizar também o senador Vanderlan pelo trabalho que vem realizando, pois quando o interesse do povo é colocado na frente o resultado será sempre positivo”, disse.

O ministro Tarcísio Freitas agradeceu o apoio que vem recebendo dos parlamentares goianos e matogrossesnses e disse que o sucesso do governo se deve, muito, pela parceria com o legislativo. Tarcísio destacou, ainda, que Goiás e Mato Grosso são potências no Brasil, quando o assunto é agronegócio.

“Nós estamos bastante animados com a questão da infraestrutura. O Ministério vem realizando entregas e essas entregas só estão sendo possíveis por que temos contado com o apoio incondicional das bancadas federais que têm tido uma sensibilidade e uma compreensão incrível. Tenho certeza que a parceria do Executivo com o Legislativo vai render frutos importantes e a gente vai conseguir fazer entregas que vão transformar a logística nesses Estados, que são Estados potência para o Brasil em termos de produção e agronegócio”, explicou o ministro Tarcísio.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

Com aprovação da Assembleia, Governo de Goiás amplia para 4 mil vagas e simplifica acesso à CNH Social

Publicado

em

Por

Aprovado por unanimidade, programa terá novas regras mais humanizadas e socialmente adequadas

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou, em segunda e definitiva votação, nesta terça-feira (11/8) projeto de lei, do Poder Executivo, que aprimora o processo de seleção dos beneficiários do Programa CNH Social. Com a alteração, serão levados em consideração critérios mais humanizados e socialmente adequados para o desempate dos candidatos inscritos. A aprovação do projeto se deu por unanimidade.

A expectativa é de que 4 mil vagas para o programa sejam disponibilizadas pelo Detran-GO ainda em 2020. A primeira etapa do CNH Social, com 2.010 vagas nas categorias Rural, Urbana e Estudantil, foi lançada no final de 2019.

Com os novos critérios, que passarão a valer a partir da sanção do governador Ronaldo Caiado, o banco de dados do Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico) foi adotado como meio de comprovação dos dados cadastrais inseridos pelos candidatos. Além disso, na categoria estudantil, substitui-se a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela média obtida no ensino médio, apurada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Outras mudanças elencadas dizem respeito aos critérios de ingresso no programa, mais humanizados e socialmente adequados para o desempate dos candidatos inscritos, tais como renda familiar per capita, maior idade, número de componentes do grupo familiar, existência de benefício social, data e hora da inscrição.

Os contemplados recebem isenção de taxas como inclusão no Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica e agendamento de exame prático. Também se abstêm de pagar pelos exames médico e psicológico, junta médica, quando se trata de candidato com deficiência, e toxicológico, exigido para categoria profissional. Por meio de parcerias, foram oferecidos ainda o curso teórico, de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes.

*Detran – Governo de Goiás*

Continue Lendo

Estado

Familiares de detentos farão manifestação dia 21; contra torturas

Publicado

em

Por

Um grupo de familiares de detentos dos presídios de Goiás organiza uma manifestação para 21 de agosto, na porta da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), em Goiânia, para reivindicar o direito a visitas, protestar contra maus tratos e exigir condições mais dignas de sobrevivência nestes estabelecimentos do Estado. Segundo relatado por parentes, os detentos enfrentam situações de tortura no encarceramento. A DGAP, por sua vez, nega as práticas de violência.

No último dia 31, ocorreu uma manifestação no diretoria-geral, em Goiânia, com estas mesmas pautas. À época, a comissão de representantes de familiares dos reeducandos foi recebida pelo diretor da DGAP, coronel Agnaldo Augusto da Cruz. Segundo informado por membros da comissão, ele pediu para que as demandas fossem documentadas, com a apresentação de propostas para a reabertura de visitas, que ainda não ocorreu.

Contudo, a situação não é somente pelo direito às visitas, ressalta a fonte, que preferiu se manter anônima. Esta pessoa afirma que os presos têm sido submetidos a tratamentos desumanos nas penitenciárias, além de expor a rigidez para o envio de alimentos.

Um grupo de familiares de detentos dos presídios de Goiás organiza uma manifestação para 21 de agosto, na porta da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), em Goiânia, para reivindicar o direito a visitas, protestar contra maus tratos e exigir condições mais dignas de sobrevivência nestes estabelecimentos do Estado. Segundo relatado por parentes, os detentos enfrentam situações de tortura no encarceramento. A DGAP, por sua vez, nega as práticas de violência.

No último dia 31, ocorreu uma manifestação no diretoria-geral, em Goiânia, com estas mesmas pautas. À época, a comissão de representantes de familiares dos reeducandos foi recebida pelo diretor da DGAP, coronel Agnaldo Augusto da Cruz. Segundo informado por membros da comissão, ele pediu para que as demandas fossem documentadas, com a apresentação de propostas para a reabertura de visitas, que ainda não ocorreu.

Contudo, a situação não é somente pelo direito às visitas, ressalta a fonte, que preferiu se manter anônima. Esta pessoa afirma que os presos têm sido submetidos a tratamentos desumanos nas penitenciárias, além de expor a rigidez para o envio de alimentos.

Continue Lendo
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com