Conecte-se conosco

Agenda

Os Efeitos Colaterais da Pandemia

Publicado

em

Sinto um incômodo quando ouço por aí expressões do tipo “o lado bom da pandemia é que…”. Diante de tanto sofrimento causado pelo vírus ou por suas repercussões no sistema de saúde, prefiro dizer que a situação que vivemos tem apenas efeitos colaterais. Uns são positivos, como a queda na emissão de poluentes e a rede de solidariedade armada para dar suporte a quem encara os desgostos da crise. Outros (a maioria, diga-se) são bem negativos.

Não estou falando do que o coronavírus em si apronta, mas das reações adversas que desencadeia em outras esferas da saúde física e mental. Chega a doer literalmente. Sim, explodiram as queixas e as buscas por soluções contra a dor de cabeça e nas costas com a pandemia. Culpa da vida mais confinada, parada, ansiosa e deprê que estamos levando.

Felizmente, os especialistas sabem identificar as origens do suplício e têm conselhos preciosos para prevenir ou eliminar as alfinetadas pelo corpo — assunto destrinchado pelo nosso repórter André Biernath na matéria de capa.

Outro efeito colateral terrível desta crise é seu impacto no diagnóstico e no tratamento do câncer. A agilidade na detecção e no início do contra-ataque à doença conta muitos pontos pela vida. Precisamos nos mobilizar enquanto sociedade — e, num país em que a maior parte da população depende do SUS, isso exige protagonismo do governo — para remediar os reflexos imediatos e vindouros da Covid-19.

Até porque outros males continuam à solta a despeito do coronavírus. É o caso da dor crônica, das doenças cardiovasculares, do câncer… e do racismo. O movimento que se seguiu à trágica morte de um negro nos Estados Unidos reacendeu a necessidade de discutir e encontrar saídas para a discriminação. Inclusive porque ela faz mal à saúde, como aponta nesta edição a jornalista Maria Tereza Santos, ex-estagiária da redação e engajada na luta antirracismo.

Não são poucos os desafios nem seus efeitos colaterais. Tenhamos esperança e façamos nossa parte.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda

Aparecida Shopping cria janela interativa para os pequenos

Publicado

em

Por

Com intuito de informar, divertir e matar a saudade dos personagens infantis, o Aparecida Shopping cria “Janela Interativa” que tem o objetivo de reaproximar os clientes mirins dos seus personagens favoritos, além de passar as principais informações contra o novo Coronavírus. ”A ideia do shopping é, de maneira leve e descontraída passar os cuidados que precisam ser adotados, com muito carinho”.  conta o coordenador de Marketing, Lucio Felipe Ribeiro.

A tela de LED de 55 polegadas fica em um dos corredores do centro de compras e contará com uma programação mensal, cada mês um personagem diferente. No mês de julho e agosto a personagem Rapunzel foi a escolhida (para lembrar aos pequenos que na história infantil mora em uma torre de onde não pode sair).

O projeto interativo ainda conta com algumas ações de entrega de revistinha para colorir em casa, e dicas de brincadeiras infantis direto do instagram do Shopping.

 

Continue Lendo

Agenda

Vitamina D pode prevenir covid-19? É preciso suplementar em isolamento? Veja estas e outras dúvida

Publicado

em

Por

Importante para garantir a saúde dos ossos, a vitamina D é produzida, em sua maior parte, a partir da exposição solar. Em porções menores, é encontrada em alimentos como peixes gordurosos e ovos, por exemplo. Para além disso, a vitamina D parece exercer um papel importante no sistema imunológico humano e, conforme sugerem alguns estudos, teria algum efeito protetor sobre o sistema respiratório. A partir daí, pesquisadores passaram a investigar uma possível associação dos níveis médios da substância com a mortalidade da covid-19.   

Abaixo, reunimos algumas informações importantes sobre a vitamina, problemas causados pela sua deficiência e o que se sabe até agora sobre a relação que tem com a infecção por coronavírus. Confira:   

O que é a vitamina D?   

A endocrinologista Luciana Schreiner, professora da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), explica que a vitamina D atua quase como um hormônio:   

 —  Ela regula o metabolismo de cálcio no organismo. Estão tentando comprovar questões ligadas à imunidade, como papel de impedir a proliferação de vírus e bactérias.   

Flavio Luz, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), completa:   

 —  Apesar de algumas evidências de efeito positivo no sistema imunológico, isso está longe de ter comprovação. O que temos como certo é que ela é fundamental para a mineralização dos ossos, o que significa evitar o raquitismo nas crianças e osteoporose nos adultos. 

 

Como ela é produzida?   

A vitamina D pode ser encontrada em alguns alimentos como salmão, por exemplo, no entanto, a quantidade é bem pequena, diz Luciana. Portanto, a maneira mais recomendada para metabolizá-la é pela exposição aos raios ultravioleta B.   

Embora o assunto gere controvérsias, o dermatologista garante que a exposição deve ser feita com filtro solar.   

 —  O uso de protetor de maneira habitual não reduz a síntese de vitamina D, e a carência dela não deve ser um obstáculo para o uso do produto  —  afirma, acrescentando que um estudo publicado nos anais da SBD mostrou que a síntese é igual em indivíduos com e sem filtro.   

Continue Lendo
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com