Conecte-se conosco

Agenda

Pandemia do Coronavírus atinge sono e provoca pesadelos. Como lidar com isso?

Publicado

em

Pesquisa tem como ponto de partida relatos de usuários na rede social Instagram; cientistas querem poder traçar estratégias para ajudar pessoas a enfrentar incerteza e angústia causadas pelo confinamento forçado. Um novo estudo busca mapear os sonhos dos brasileiros em meio à pandemia de covid-19 e tentar entender como estamos lidando psicologicamente com a incerteza e angústias geradas pelo confinamento forçado. Eventualmente, as descobertas podem servir para traçar estratégias para enfrentar esse desafio.

Entre as constatações iniciais, está o aparecimento de sonhos de perda, de fuga ou perseguição, de intrusão e de vulnerabilidade devido ao isolamento social. O estudo, que está sendo desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem como ponto de partida relatos de usuários na rede social Instagram.

Por acaso’ Gilson Iannini, do Departamento de Psicologia da UFMG, diz que a ideia de realizá-lo surgiu por acaso, em sala de aula. Ele conta que estava dando um curso de pós-graduação em psicologia durante o qual, junto com alunos, analisava o livro A Interpretação dos Sonhos, publicado pelo pai da psicanálise, o austríaco Sigmund Freud, em 1900, quando veio a pandemia e as aulas foram suspensas.

Primeiro, porque notamos um aumento vertiginoso do interesse pelo tema dos sonhos. Nas redes sociais, esse assunto de repente ganhou uma dimensão inesperada. Muita gente passou a falar de seus sonhos, começamos a ver pesquisas sobre eles, muitas delas sem muito embasamento.” A inspiração veio também de um livro da também alemã Charlotte Beradt, Sonhos no Terceiro Reich. “A gente começou a se interessar pela função coletiva do sonho”, diz Iannini. .

As disputas políticas, as questões sociais, os desafios e impasses históricos não se encerram apenas na esfera pública, elas se estendem e se prolongam no nosso mais íntimo, inclusive em nossos sonhos. Na perspectiva da psicanálise, as fronteiras entre a psicologia individual e social são tênues, frágeis, permeáveis.”.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda

IMPERDÍVEL LIVE | É hoje galera, Hélio Bentes com Ponto de Equilíbrio, D2 e mais. Com horários e links para assistir

Publicado

em

Por

Na onda das lives, o bastidor virou o show. Casas de músicos são os palcos possíveis no isolamento para conter o coronavírus. 

Lives hoje e como assistir às lives:

  • Mateus e Cristiano – 18h – Link
  • Teresa Cristina (Em Casa com Sesc) – 19h – Link
  • Marcelo D2 (Multishow) – 20h – Link
  • Mano Walter – “Arraiá do Mano” – 20h – Link
  • Thiago e Graciano – 20h – Link
  • Ponto de Equilíbrio – 21h – Link
  • Rashid (Cultura em Casa) – 21h30 – Link
  • Teresa Cristina – 22h – Link
Continue Lendo

Agenda

Fogaça fecha restaurante e demite 200 “O Shopping explora, suga tudo, é sócio com 8%” lamenta

Publicado

em

Por

O chef Henrique Fogaça participou de uma conversa no Canal do Datena, mantido por José Luiz Datena no Youtube.

No bate-papo, do qual também participou o cantor Lobão, ele revelou que precisou fechar o seu restaurante em um shopping no Rio de Janeiro por causa da pandemia do novo coronavírus.

O estabelecimento estava instalado no Shopping Village Mall, na Barra da Tijuca. “Um mês você segura; dois meses você vai pro buraco”, afirmou o jurado do Masterchef, da Band. Além disso, ele também contou que precisou demitir 200 funcionários dos três estabelecimentos pertencentes a ele — Fogaça ainda tem mais dois restaurantes em São Paulo. O prejuízo estimado por ele por conta do fechamento dos bares e restaurantes é de R$ 500 mil. “Só nesses quatro meses, estamos com meio milhão de prejuízo. É complicado: o shopping é tipo um sócio seu, participa com 8% de faturamento do grupo, tem que pagar ajuda de fundo, etc. Shopping explora e suga tudo”,

Continue Lendo