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Capital

Prefeito Iris Rezende assina contrato com a Caixa e garante recursos para mais obras de infraestrutura e mobilidade na Capital

Volume de investimentos lançados pelo prefeito Iris Rezende é o maior da história da Capital e deve alcançar R$ 1,4 bilhão até o final do mandato. Empréstimos captados junto a Caixa, no valor de R$ 780 milhões, vão custear, entre outras obras, a reconstrução asfáltica de cerca de 630 km de ruas e avenidas de 107 bairros de Goiânia

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O prefeito Iris Rezende assina na tarde desta sexta-feira, 28/11, contrato de mútuo com a Caixa Econômica Federal para a liberação de cerca de R$ 780 milhões em empréstimos, que vão custear uma série de obras de mobilidade e infraestrutura na Capital nos próximos meses. O valor foi autorizado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão vinculado ao Ministério da Economia. Entre as obras que serão realizadas  está a reconstrução asfáltica de cerca de 630 km de ruas e avenidas de 107 bairros de Goiânia.

O pacote de obras que será custeado pelos recursos decorrentes do empréstimo junto à Caixa inclui, também, a continuidade da Avenida Leste Oeste, da Rua 74 até GO-403; construções de viadutos nas confluências da Avenida Jamel Cecílio e Marginal Botafogo, da Avenida 136 e 2ª Radial e do Setor Leste Universitário e Jardim Novo Mundo; pavimentação de bairros como os residenciais Antônio Barbosa, Della Pena, Paulo Pacheco I e II, Monte Pascoal, Park Solar e London Park; Praças dos Esportes e da Cultura (PEC) no Buena Vista IV e no Jardim do Cerrado I; construção da ponte da Vila Alpes e reforma da ponte da Avenida H; além da aquisição de caminhões de limpeza urbana.

O valor deve ser quitado em 10 anos. De acordo com Alessandro Melo, secretário Municípal de Finanças de Goiânia, o tesouro municipal reúne os recursos suficientes para tudo o que o prefeito definiu como prioridade para Goiânia. “Hoje nós temos a tranquilidade de dizer que todas as obras em andamento até o final da gestão Iris Rezende têm recursos garantidos. O prefeito tem responsabilidade fiscal muito grande. Ele exigiu que nós, da equipe econômica, fizéssemos um estudo aprofundado da viabilidade, da sustentabilidade da operação de crédito. Ele não queria efetivar algo que não fosse sustentável ao longo do tempo. Decidimos contrair esse empréstimo só depois de concluir que o município conseguiria pagá-lo, e com folga, no futuro”, esclarece o secretário.

Mesmo após a concretização da operação de crédito, Goiânia continuará no rol das capitais menos endividadas do país. Levantamento da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) aponta que o percentual da dívida sobre a Receita Corrente Líquida (RCL) chegará a 41,46% em 2019; atingirá o ápice de 53,33% em 2020, e recuará para 49,97% em 2021. Como as parcelas são decrescentes, o comprometimento reduzirá anualmente até a quitação do empréstimo, em 2029.

“Nós fizemos planejamento e, tenho certeza absoluta, o empréstimo é sustentável. Além do mais, daqui 24 meses, a economia gerada, por exemplo, com operações tapa-buraco, depois da reconstrução asfáltica de 630 quilômetros de vias, vai garantir, sem nenhum esforço maior, o pagamento desse empréstimo”, avalia. O limite de endividamento de Goiânia é de 120% da RCL, segundo determinação do Senado Federal. Ao todo, a cidade tem capacidade de comprometimento de R$ 5,1 bilhões.

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Capital

Prefeitura inicia pavimentação em mais sete bairros

Os bairros integram a lista dos 31 que serão pavimentados nesta gestão. A previsão é lançar os serviços em outros cinco setores até o final de agosto.

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A Prefeitura de Goiânia inicia nos próximos dias a pavimentação asfáltica em mais sete bairros, com todo o sistema de drenagem de águas pluviais, incluídos na lista dos 31 que serão asfaltados até dezembro. Os primeiros a receberem os serviços são o Jardim Helou/Chácaras Helou e o Residencial Rosas de Ouro, onde os trabalhos começam nestas terça-feira (11/8).

Com a assinatura da ordem de serviço na última sexta-feira, a partir do dia 20 terá início a pavimentação do Residencial José Viandelli, Residencial Jardim Novo Petrópolis, Village Casa Grande.

Levar a pavimentação asfáltica aos bairros foi um compromisso assumido pela atual gestão a partir de reivindicações da população e junto com o asfalto são executadas toda a infraestrutura de drenagem urbana como galeria de águas pluviais, sarjetas, bocas de lobo, poços de visita, além da sinalização vertical e horizontal das ruas.

Executadas

Executadas pela Seinfra e já concluídas a pavimentação do Jardim Itaipu, Morada do Sol, Setor Santos Dumont. Em fase de conclusão o Residencial Havaí e Residencial Real Conquista. Executadas também as obras da rede de drenagem do Jardim Colorado.

Em execução

Residencial Vale dos Sonhos II, Residencial Jardim do Cerrado III, Residencial Jardim do Cerrado IV, Residencial Bertin Belchior I, Residencial Bertim Belchior II, Residencial Paulo Pacheco I, Residencial Paulo Pacheco II, Residencial Shangri-lá, Residencial Park Solar, Residencial Parque das Nações, Parque Oeste Industrial, Loteamento Faiçalville, Jardim Petrópolis, Residencial Nunes de Morais, Sítio Recreio do Ipê, Loteamento Aruanã Park, Residencial Monte Pascoal, Residencial London Park, Residencial Irisville (calçadas)

A serem lançadas

Residencial Jardim do Cerrado I e Residencial Jardim do Cerrado II, Residencial Shangri-lá I, Residencial Shangri-lá II e Residencial Paraíso.

Em relicitação

Residencial Antônio Barbosa, Residencial Della Penna, Residencial João Paulo II

Nara Serra, da editoria de Infraestrutura

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SMT tem novo titular

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O prefeito enalteceu o currículo do novo gestor e diz acreditar que as pessoas podem ter uma nova concepção de espaço e respeito no trânsito. “O segredo das nossas administrações é justamente na escolha da nossa equipe, ainda mais para uma das áreas mais importantes do Governo”, destacou.

Horácio Melo, agradeceu o convite e ressaltou que terá um grande desafio pela frente. “Espero poder contribuir com melhorias para o trânsito e para a mobilidade urbana em Goiânia, na execução de projetos e ações que possam melhorar a vida das pessoas”, comentou.

Especialista em Engenharia de Tráfego e servidor de carreira da Prefeitura de Goiânia, como fiscal de posturas, Horácio Mello é experiente e reconhecido técnico da área de trânsito e mobilidade urbana, tendo atuado como dirigente de diversos órgãos classistas e de gestão de trânsito e segurança viária, além de palestrante e organizador de Congressos e Seminários da área na Espanha, Chile, Holanda e França.

Já foi chefe do Núcleo de Fiscalização, assessor técnico fiscal da SMT, membro da Câmara Temática de Engenharia de Tráfego do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN e diretor da Associação Nacional de DETRANs, tendo sido ainda Diretor Técnico do DETRAN / GO, por duas vezes, e presidente do Presidente do CETRAN/GO (Conselho Estadual de Trânsito de Goiás).

Advogado, ele também é Especialista em Direito Civil e Processo Civil Mello e já presidiu e dirigiu o Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito – FOCOTRAN, sendo o presidente eleito para o Sindicato dos Auditores Fiscais de Posturas de Goiânia – SINDIFFISC.

Luciano Joka, da diretoria de Jornalismo

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