Conecte-se conosco

Estado

Prefeito Rogério Cruz visita áreas afetadas pela chuva e demanda ações da prefeitura em mais de 100 pontos da capital

Publicado

em

Uma comitiva formada pelo prefeito em exercício de Goiânia, Rogério Cruz, e secretários de sete pastas vistoriaram, na manhã deste domingo (10/1), os locais atingidos pelas fortes chuvas que caíram na capital goiana no final da tarde de sábado (9). Desde que os impactos foram verificados, uma força-tarefa foi constituída e os técnicos percorreram a cidade com o objetivo de identificar os problemas e dar respostas imediatas, tendo como base a proteção e assistência às pessoas atingidas e a manutenção dos espaços públicos da cidade.

Durante o levantamento da Defesa Civil, 100 pontos foram identificados e, por isso, as equipes das secretarias de Infraestrutura Urbana, Planejamento Urbano e Habitação, Mobilidade, Desenvolvimento Humano e Social, além de Meio Ambiente e Companhia de Urbanização de Goiânia, integraram ao trabalho da força operacional para mitigar os danos causados à população neste período de chuvas atípicas, uma vez que choveu neste sábado cerca de 70 milímetros em apenas uma hora, sendo que a média histórica para todo mês de dezembro é de 246 milímetros.

Durante a vistoria nos setores Alpes, Aurora, São José e Vila Roriz, o prefeito em exercício Rogério Cruz destacou que todas as providências estão sendo tomadas. “Hoje temos mais de 100 pontos de alagamentos e inundações em Goiânia e já solicitei à equipe para dar prioridade aos mais afetados durante todo o dia de hoje e também nesta semana”, disse, acrescentando que o trabalho está sendo realizado de forma emergencial, principalmente nos locais onde têm moradores, que merecem atenção especial do poder público.

Outro ponto lembrado por Cruz foi a discussão com relação ao Plano Diretor de Goiânia. “O Plano trata desse assunto de forma efetiva, como, por exemplo, das áreas que não podem ser habitadas e hoje estão”, afirmou. Ele frisou ainda que Goiânia foi projetada para uma população de 50 mil habitantes e, com isso, a tubulação é pequena e, conforme Rogério Cruz, boa parte ainda precisa ser alterada. “Já estamos discutindo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) a reposição de grande parte da tubulação e, assim, melhorar a drenagem urbana de nossa cidade”, concluiu.

O titular da Seinfra, Luiz Bittencourt, ressaltou que os trabalhos da pasta foram iniciados de imediato e, segundo ele, duas equipes, com 18 caminhões cada, foram designadas já no sábado para vistoriar os pontos mais atingidos, além de reforçar os serviços de tapa-buracos. “Esses serviços são rotineiros, mas estamos atuando na construção de pequenos bueiros e outros reparos para que possamos minimizar os efeitos dessas chuvas que caíram ontem em Goiânia, uma chuva extremamente atípica, nós agimos rapidamente e estamos atendendo todas as demandas necessárias e focando exclusivamente na população atingida”, enfatizou durante vistoria dos trabalhos da Seinfra na Vila Roriz.

Já o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, José Antônio da Silva Netto, lembrou que as equipes da coordenação especializada de abordagem social estão monitorando todas as áreas de risco. “Ontem mesmo, famílias que vivem em uma área do Setor Sudoeste foram transferidas para um abrigo da pasta”, citou. José Antônio explicou ainda que as equipes já se colocaram à disposição de todos afetados pelas chuvas, com a estrutura física para acolher todos que necessitam. “Estamos acompanhando a todos neste momento e também posteriormente para que essas famílias sejam muito bem assistidas por nós”.

Também bastante atuante desde ontem à noite na cidade, equipes de podas e extirpação de árvores, de limpeza urbana e de córregos, além de remoção da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) estão espalhadas pela cidade e todos os serviços necessários estão sendo executados por mais de 100 servidores da companhia. “O trabalho de hoje é emergencial e por isso estamos atuando nos locais que foram mais prejudicados, mas a partir de amanhã, todas as nossas equipes serão distribuídas pela cidade no sentido de concluir todo trabalho necessário”, sublinhou o presidente da Comurg, Aristóteles de Paula.

Mauro Júnio, da Diretoria de Jornalismo

Fotos: Paulo José

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

“Todas as parcerias possíveis serão construídas”, diz Caiado durante posse de Rogério Cruz

Publicado

em

Por

Prefeito de Goiânia assume em definitivo cargo deixado por Maguito Vilela, que morreu na quarta-feira (13/01), devido complicações decorrentes da Covid-19. “Estarei ao seu lado”, afirma governador ao disponibilizar gestão estadual para ações conjuntas com município

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta sexta-feira (15/01) da sessão de posse de Rogério Cruz no cargo de prefeito de Goiânia. A cerimônia, comandada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Romário Policarpo, foi realizada no plenário da Casa. “Estarei ao seu lado”, garantiu. “Todas as parcerias possíveis serão continuadas e outras construídas”, afirmou.

Caiado destacou o desafio que Rogério Cruz irá assumir ao comandar o Executivo municipal. Ele disse que, diferente da forma como recebeu o Estado em 2019, a situação fiscal da capital é positiva. “Gostaria de ter recebido o Estado como o senhor vai receber a prefeitura. Mas, mesmo assim, são desafios enormes, que demandam dedicação de corpo e alma para que, cada vez mais, melhoremos a vida dos goianos”, pontuou.

Assim que foi comunicado do falecimento de Maguito Vilela, Caiado determinou que todas as honras de Estado fossem prestadas ao ex-prefeito de Goiânia. Durante o discurso na Câmara Municipal, o governador informou que as homenagens serão estendidas. “Dar o nome para que não fiquem esquecidos aqueles que tanto construíram em Goiás. Isso deve ser reconhecido, seja amanhã numa avenida, nas obras do Estado, vamos fazer com que as pessoas que viveram e fizeram a boa política prevaleçam durante toda a história”, assinalou.

Posse

Rogério Cruz assume o Paço Municipal em razão do falecimento de Maguito Vilea, que não resistiu, na última quarta-feira (13/01), às complicações da Covid-19. Ex-governador, o líder estadual estava licenciado do cargo e Rogério Cruz ocupava interinamente a função. Durante o discurso de posse, o novo prefeito, emocionado, ressaltou que, apesar da importância da solenidade, os sentimentos eram de tristeza e pesar pela morte do companheiro. “Exemplo de homem público e ser humano”, disse. “Me senti imensamente honrado por ter sido escolhido para ser vice-prefeito de Maguito, um homem admirável, um grande líder, pacificador e visionário”, acrescentou.

O prefeito recém-empossado também agradeceu ao governador Ronaldo Caiado “pelo gesto de grandeza, dando todo apoio e suporte à família Vilela”. “Momento tão difícil de um vazio enorme que surge no nosso Estado, no nosso país, e em nossa cidade”, registrou.

Cruz ainda frisou que terá no governo estadual apoio para fortalecer as ações em prol da população da capital. “Meu compromisso é servir ao goianiense com o objetivo que nos trouxe até aqui: o de entregar uma grande gestão ao povo desta capital”, reforçou.

Também participaram da solenidade o vice-governador, Lincoln Tejota; o deputado federal João Campos; os deputados estaduais Jeferson Rodrigues e Henrique Arantes; a primeira-dama de Goiânia, Thelma Santos Cerqueira da Cruz; o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi Carneiro; o presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás (OAB-GO), Diego Magalhães; o presidente da Agência de Regulação de Goiânia (ARG), Paulo César Pereira; o coronel Wellington Urzêda; vereadores de Goiânia e de Aparecida de Goiânia; o procurador-geral do município da capital, Antônio Flávio de Oliveira; secretários municipais e outras lideranças políticas.

Fotos: Cristiano Borges e Wesley Costa

Legenda

Governador Ronaldo Caiado durante participação na posse do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, na Câmara Municipal: “São desafios enormes, que demandam dedicação de corpo e alma para que, cada vez mais, melhoremos a vida dos goianos”

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Continue Lendo

Estado

Seinfra intensifica ações após chuvas intensas

Publicado

em

Por

É intenso o trabalho de funcionários da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) na recuperação de vias e de áreas atingidas pelas fortes chuvas que caíram nos últimos dias em Goiânia. Desde o último domingo (10/1), as equipes se concentram na Avenida C4, no Jardim América, Vila Alpes, Vila Roriz e no setor São José. Outras frentes atuam na limpeza de bocas de lobo, desobstrução de pontes e tapa-buracos.

Na Rua C4, no Jardim América, uma cratera se formou no meio da pista após o rompimento de uma galeria pluvial. Segundo técnicos da Seinfra, as fortes chuvas e o desgaste devido ao tempo foram as principais causas do episódio. No local, equipes já trabalham na requalificação de toda estrutura. A previsão é que todo o trabalho esteja finalizado em 10 dias.

Durante a vistoria dos locais atingidos, o titular da Seinfra, Luiz Bittencourt, reforçou que o trabalho será contínuo e que as equipes estão atuando em conjunto com as outras pastas no monitoramento de todas as áreas. “Desde o último domingo estamos nas ruas com um intenso trabalho, a população está sentindo a presença do poder público, não vamos descansar enquanto não resolvermos todas as demandas”, afirmou Bittencourt,  lembrando ainda que já está em discussão a estruturação do “Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia”, o que, segundo ele, seria uma solução definitiva para a questão.

De acordo com técnicos que visitaram a Vila Roriz na manhã desta quinta-feira (14/1), foi identificado que área alagada fica abaixo do nível da Avenida Goiás e no mesmo nível da margem dos rios Anicuns e Meia Ponte. A equipe avalia que será necessário um estudo sobre a ampliação do dique de contenção, o que para os técnicos facilitaria o escoamento das águas das chuvas. Além disso, uma dragagem será feita no rio para melhorar as condições na região.

Outros pontos como a Vila Roriz e o setor São José também receberam equipes da força-tarefa. Ambos os bairros tiveram dificuldades com alagamentos após as chuvas intensas que caíram na madrugada desta quinta-feira. Já na ponte localizada na Vila Alpes, na região Sudoeste, as equipes executam uma nova drenagem no local e uma limpeza do córrego cascavel também será realizada.

Diego Reis, da Diretoria de Jornalismo

Foto: Edilson Pelikano 

Continue Lendo
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com