Conecte-se conosco

Capital

Prefeitura de Goiânia testa 2.600 pessoas no sábado para mapeamento e ações de combate ao Coronavírus

O quarto inquérito soroepidemiológico realizado pela Prefeitura de Goiânia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, quer saber como está a circulação do novo coronavírus na cidade

Publicado

em

O aposentado e microempresário Joaquim Claudino Neto, de 65 anos, foi a primeira pessoa do Distrito Sul a ter o sangue coletado para o quarto inquérito sorológico populacional que está realizado neste sábado (11/07), em toda Goiânia, para ver a curva de transmissão do novo coronavírus. A ação da Prefeitura de Goiânia, realizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é mais uma medida de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus desenvolvida na capital.

Morador do setor Pedro Ludovico, mesmo tendo familiares de amigos com a Covid-19, seu Joaquim estava agradecido por fazer o teste e ao mesmo tempo tranquilo em relação ao resultado. “Estou de quarentena e se tenho que sair me resguardo, sempre uso máscara. Não acho de bom senso a pessoa se arriscar num momento tão perigoso”, afirmou.

Na mesma rua do setor Pedro Ludovico mora o supervisor de vendas, Jesaías Lemes de Oliveira que também foi testado. “Sou muito grato por ter a oportunidade de fazer o teste, não tenho sintomas, mas posso ter a doença e estar passando ela para outras pessoas sem saber”, disse.

A testagem da população está sendo realizada após sorteio de quadras residenciais de forma que alcance os moradores dos sete distritos sanitários de Goiânia. A exemplo dos anteriores, nesse inquérito, apenas um membro por família é testado. Ao todo, 207 equipes devidamente identificadas, cada uma com dois profissionais de saúde, estão fazendo a coleta de sangue para a realização do exame e aplicando um questionário onde o paciente responde questões referentes a possíveis furos de quarentena, contatos com infectados e manifestações sintomáticas.

A secretária de saúde, Fátima Mrué, que passou o período da manhã visitando todos os sete distritos sanitários, falou da importância da testagem.

“Esse teste nos permite identificar a exposição da pessoa ao novo coronavírus. Se ela já foi infectada na amostra de sangue vai aparecer anticorpos que são defesas que o organismo desenvolve para combater a doença. Isso vai nos permitir ver a curva da transmissão dentro de Goiânia o que é fundamental para direcionarmos as ações de controle”, explicou. 

“O resultado da testagem de hoje vai demonstrar o cenário de Goiânia há duas semanas atrás que é o tempo que leva para uma pessoa desenvolver os anticorpos”, ensina o superintendente de Vigilância Epidemiológica, Yves Mauro Ternes.

Os resultados dos exames poderão ser acessados online pela página da SMS em até quatro dias após a visita técnica. O Inquérito Soroepidemiológico é uma ação realizada pela Secretaria Municipal De Saúde (SMS) e conta com parcerias da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Sirlene Mendonça, da editoria de Saúde

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Capital

Prefeitura inicia pavimentação em mais sete bairros

Os bairros integram a lista dos 31 que serão pavimentados nesta gestão. A previsão é lançar os serviços em outros cinco setores até o final de agosto.

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Goiânia inicia nos próximos dias a pavimentação asfáltica em mais sete bairros, com todo o sistema de drenagem de águas pluviais, incluídos na lista dos 31 que serão asfaltados até dezembro. Os primeiros a receberem os serviços são o Jardim Helou/Chácaras Helou e o Residencial Rosas de Ouro, onde os trabalhos começam nestas terça-feira (11/8).

Com a assinatura da ordem de serviço na última sexta-feira, a partir do dia 20 terá início a pavimentação do Residencial José Viandelli, Residencial Jardim Novo Petrópolis, Village Casa Grande.

Levar a pavimentação asfáltica aos bairros foi um compromisso assumido pela atual gestão a partir de reivindicações da população e junto com o asfalto são executadas toda a infraestrutura de drenagem urbana como galeria de águas pluviais, sarjetas, bocas de lobo, poços de visita, além da sinalização vertical e horizontal das ruas.

Executadas

Executadas pela Seinfra e já concluídas a pavimentação do Jardim Itaipu, Morada do Sol, Setor Santos Dumont. Em fase de conclusão o Residencial Havaí e Residencial Real Conquista. Executadas também as obras da rede de drenagem do Jardim Colorado.

Em execução

Residencial Vale dos Sonhos II, Residencial Jardim do Cerrado III, Residencial Jardim do Cerrado IV, Residencial Bertin Belchior I, Residencial Bertim Belchior II, Residencial Paulo Pacheco I, Residencial Paulo Pacheco II, Residencial Shangri-lá, Residencial Park Solar, Residencial Parque das Nações, Parque Oeste Industrial, Loteamento Faiçalville, Jardim Petrópolis, Residencial Nunes de Morais, Sítio Recreio do Ipê, Loteamento Aruanã Park, Residencial Monte Pascoal, Residencial London Park, Residencial Irisville (calçadas)

A serem lançadas

Residencial Jardim do Cerrado I e Residencial Jardim do Cerrado II, Residencial Shangri-lá I, Residencial Shangri-lá II e Residencial Paraíso.

Em relicitação

Residencial Antônio Barbosa, Residencial Della Penna, Residencial João Paulo II

Nara Serra, da editoria de Infraestrutura

Continue Lendo

Capital

SMT tem novo titular

Publicado

em

Por

O prefeito enalteceu o currículo do novo gestor e diz acreditar que as pessoas podem ter uma nova concepção de espaço e respeito no trânsito. “O segredo das nossas administrações é justamente na escolha da nossa equipe, ainda mais para uma das áreas mais importantes do Governo”, destacou.

Horácio Melo, agradeceu o convite e ressaltou que terá um grande desafio pela frente. “Espero poder contribuir com melhorias para o trânsito e para a mobilidade urbana em Goiânia, na execução de projetos e ações que possam melhorar a vida das pessoas”, comentou.

Especialista em Engenharia de Tráfego e servidor de carreira da Prefeitura de Goiânia, como fiscal de posturas, Horácio Mello é experiente e reconhecido técnico da área de trânsito e mobilidade urbana, tendo atuado como dirigente de diversos órgãos classistas e de gestão de trânsito e segurança viária, além de palestrante e organizador de Congressos e Seminários da área na Espanha, Chile, Holanda e França.

Já foi chefe do Núcleo de Fiscalização, assessor técnico fiscal da SMT, membro da Câmara Temática de Engenharia de Tráfego do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN e diretor da Associação Nacional de DETRANs, tendo sido ainda Diretor Técnico do DETRAN / GO, por duas vezes, e presidente do Presidente do CETRAN/GO (Conselho Estadual de Trânsito de Goiás).

Advogado, ele também é Especialista em Direito Civil e Processo Civil Mello e já presidiu e dirigiu o Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito – FOCOTRAN, sendo o presidente eleito para o Sindicato dos Auditores Fiscais de Posturas de Goiânia – SINDIFFISC.

Luciano Joka, da diretoria de Jornalismo

Continue Lendo
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com