Conecte-se conosco

Estado

Rogério Cruz abre Natal Solidário nesta quinta, 2, na Praça Tamandaré

Publicado

em

A partir desta quinta-feira (2), a Prefeitura de Goiânia entra no clima natalino com a abertura do Natal Solidário às 19h, na Praça Tamandaré, no Setor Oeste, com apresentações da Banda de Música da Guarda Municipal Metropolitana (GCM) e dos Anjos da Guarda. Neste ano, a programação especial será descentralizada, com muita magia e distribuição de brinquedos em vários pontos da cidade.

As ações são coordenadas pela Secretaria de  Relações Institucionais (SRI) em integração com as secretarias municipais de Cultura (Secult), Mobilidade (SMM), Infraestrutura Urbana (Seinfra), Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Além da Praça Tamandaré, a programação oficial estará disponível de hoje até o dia 6/1 na Estação Ferroviária, no Parque Mutirama e Parque Princesa Isabel (veja programação completa). A novidade de 2021 é o formato itinerante e solidário, que, coordenado pela primeira-dama e madrinha do Natal, Thelma Cruz, passará pelos bairros Orlando de Moares, Real Conquista, Jardim Cerrado e Parque Santa Rita.

“É com grande alegria que abrimos, hoje, a nossa programação especial de Natal. Será uma festa linda com toda a magia desse período natalino e a distribuição de brinquedos para as nossas crianças”, afirma o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

Além da programação fixa em vários pontos da cidade, o prefeito destaca o Natal Itinerante, que passará por bairros mais distantes. “Esta é outra ação importante e que será conduzida com muito amor e carinho pela minha baianinha, minha esposa Thelma. Vamos levar alegria, brincadeiras e, claro, o Papai Noel também às famílias que ficam mais distantes do Centro de Goiânia. Nosso Natal é para todos”, enfatiza o prefeito.

Confira a programação completa:

De 02/12 a 6/1

Praça Tamandaré
Decoração natalina e Papai Noel

Estação Ferroviária
Decoração natalina e Papai Noel

Parque Mutirama
Decoração natalina e Papai Noel

Parque Princesa Isabel
Decoração natalina e Papai Noel

Natal Itinerante (dias específicos)

Orlando de Moraes
Dia 8/12
Presença do Papai Noel
Distribuição de brinquedos
Apresentação de personagens animados

Real Conquista
Dia 10/12
Presença do Papai Noel
Distribuição de brinquedos
Apresentação de personagens animados

Jardim Cerrado
Dia 15/12
Presença do Papai Noel
Distribuição de brinquedos
Apresentação de personagens animados

Parque Santa Rita
Dia 18/12
Presença do Papai Noel
Distribuição de brinquedos
Apresentação de personagens animados

Márcia Abreu, da Diretoria de Redação

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

Protegido: GOYAZ 20/01/2022

Publicado

em

Por

Este conteúdo está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo:

Continue Lendo

Estado

Brasileiros descobrem molécula que pode combater o câncer

Publicado

em

Por

Viva a ciência brasileira! Pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) encontraram uma molécula inédita que pode contribuir no combate ao câncer.

Outra ótima notícia é que essa molécula é seletiva, ou seja, ela age mais sobre as células tumorais do que sobre as células saudáveis – diferentemente da quimioterapia, que apesar de eficaz, acaba impactando nas células saudáveis e causando efeitos colaterais.

A pesquisa pretende desenvolver tratamentos mais saudáveis para o nosso organismo e claro, a cura para a segunda maior causa de mortes do mundo.

Molécula tem capacidade de eliminar células do câncer

A descoberta faz parte do estudo realizado pelos pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Genética e Bioquímica pela UFU.

A molécula inédita é de um complexo de cobre e apresenta seletividade e capacidade de morte celular.

Os testes foram realizados em laboratório, a partir de células tumorais de humanos e de camundongos. O complexo de cobre mostrou ser capaz de induzir a produção de um outro tipo de molécula, chamadas espécies reativas de oxigênio.

As reativas de oxigênio conseguiram atingir as células tumorais, danificando seu DNA. Os prejuízos foram tão severos que as células cancerosas entraram em um processo de morte celular programada, chamado tecnicamente de apoptose.

Nas próximas fases do estudo, os pesquisadores pretendem desenvolver mecanismos em que a molécula descoberta será colocada dentro de nanocápsulas, ou seja, que vire um medicamento.

Continue Lendo