Conecte-se conosco

Estado

Sob forte comoção, Maguito Vilela recebe homenagens da população de Goiânia em frente ao Palácio das Esmeraldas

Publicado

em

Despedida do prefeito contou com estrutura de drive-thru montada pelo Governo de Goiás na Praça Cívica. “Fazemos o reconhecimento pela trajetória de um homem que enfrentou com dignidade, altivez e espírito público todos os desafios”, destaca governador Ronaldo Caiado. Cerimônia foi precedida de cortejo pela capital e Aparecida de Goiânia. Corpo segue para Jataí, cidade natal do ex-governor

Comoção e série de homenagens marcaram o velório do prefeito de Goiânia, Maguito Vilela, realizado na noite desta quarta-feira (13/01) em frente ao Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica. Em respeito aos protocolos sanitários, a despedida do gestor público contou com uma estrutura drive-thru. “Gostaria que não estivéssemos passando por essa situação [de pandemia], para que a população toda pudesse reverenciá-lo. Mas peço a compreensão”, disse o governador Ronaldo Caiado.

Admiradores passaram pelo Centro de Goiânia para o adeus a Maguito, que faleceu nesta madrugada em São Paulo, aos 71 anos, por complicações da Covid-19. Toda a estrutura foi montada após Caiado oferecer à família enlutada o suporte do Estado para a cerimônia. Ao redor do espaço estavam cerca de 100 coroas de flores enviadas ao longo do dia. Mais distante, além das barreiras de segurança, pedestres acompanharam trechos do velório.

Caiado afirmou que todo o cenário reflete o quanto o prefeito era querido. “O sentimento do povo goiano neste momento de perda é o reconhecimento da trajetória de um homem que enfrentou com dignidade, altivez e espírito público todos os desafios, sempre a defender suas convicções e ideias com coerência, ponderação e sensatez”, frisou.

O governador prestou solidariedade ao filho de Maguito, Daniel Vilela, que seguiu os passos do pai na carreira política, e aos demais membros da família presentes. Também participaram do velório amigos e diversas autoridades, entre elas secretários estaduais e municipais, deputados e vereadores. As mensagens da cerimônia religiosa ficaram sob responsabilidade do padre Rodrigo de Castro e do pastor Lourenço, da Igreja Atmosfera, que leram trechos bíblicos e fizeram orações.

Cortejo

As homenagens a Maguito começaram nas primeiras horas da manhã, quando noticiada sua morte. Em nota, Caiado decretou luto oficial por três dias em Goiás e determinou que fossem prestadas ao ex-governador “todas as honras de Estado, em reconhecimento ao que construiu em benefício do povo goiano”. Pouco depois, houve a cerimônia de arriamento das bandeiras em frente ao Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica. Um gesto solene e de respeito à memória do prefeito de Goiânia.

O corpo de Maguito chegou de São Paulo no meio da tarde. No Hangar do Estado, o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, fez uma celebração em memória do gestor público e em solidariedade à família. Depois, o cortejo, em caminhão aberto do Corpo de Bombeiros, seguiu pelo Jardim Guanabara e BR-153 com destino ao Paço Municipal.

Pelo trajeto, pessoas saíram às ruas para acompanhar e aplaudir a passagem do cortejo. O mesmo ocorreu na sede administrativa da prefeitura, onde foi colocada uma bandeira de Goiânia sobre o caixão.

Na sequência, o cortejo passou por Aparecida de Goiânia. O prefeito e sucessor de Maguito no município, Gustavo Mendanha, afirmou em entrevista que vai encaminhar para a Câmara Municipal um projeto de lei para batizar a sede da prefeitura de Cidade Administrativa Luís Alberto Maguito Vilela. Durante a passagem por lá, uma bandeira oficial do município foi colocada junto à de Goiânia, e foram lançados balões brancos. Por fim, seguiu até o Palácio das Esmeraldas.

O prefeito de Goiânia ainda receberá o carinho do povo de Jataí, sua cidade natal. Está previsto um velório no município ao longo da noite, no Ginásio de Esportes Vilelão. O sepultamento está marcado para às 9h desta quinta-feira (14/01) no jazigo da família, localizado no Cemitério São Miguel, onde foram enterrados os pais e irmãs de Maguito.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

“Todas as parcerias possíveis serão construídas”, diz Caiado durante posse de Rogério Cruz

Publicado

em

Por

Prefeito de Goiânia assume em definitivo cargo deixado por Maguito Vilela, que morreu na quarta-feira (13/01), devido complicações decorrentes da Covid-19. “Estarei ao seu lado”, afirma governador ao disponibilizar gestão estadual para ações conjuntas com município

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta sexta-feira (15/01) da sessão de posse de Rogério Cruz no cargo de prefeito de Goiânia. A cerimônia, comandada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Romário Policarpo, foi realizada no plenário da Casa. “Estarei ao seu lado”, garantiu. “Todas as parcerias possíveis serão continuadas e outras construídas”, afirmou.

Caiado destacou o desafio que Rogério Cruz irá assumir ao comandar o Executivo municipal. Ele disse que, diferente da forma como recebeu o Estado em 2019, a situação fiscal da capital é positiva. “Gostaria de ter recebido o Estado como o senhor vai receber a prefeitura. Mas, mesmo assim, são desafios enormes, que demandam dedicação de corpo e alma para que, cada vez mais, melhoremos a vida dos goianos”, pontuou.

Assim que foi comunicado do falecimento de Maguito Vilela, Caiado determinou que todas as honras de Estado fossem prestadas ao ex-prefeito de Goiânia. Durante o discurso na Câmara Municipal, o governador informou que as homenagens serão estendidas. “Dar o nome para que não fiquem esquecidos aqueles que tanto construíram em Goiás. Isso deve ser reconhecido, seja amanhã numa avenida, nas obras do Estado, vamos fazer com que as pessoas que viveram e fizeram a boa política prevaleçam durante toda a história”, assinalou.

Posse

Rogério Cruz assume o Paço Municipal em razão do falecimento de Maguito Vilea, que não resistiu, na última quarta-feira (13/01), às complicações da Covid-19. Ex-governador, o líder estadual estava licenciado do cargo e Rogério Cruz ocupava interinamente a função. Durante o discurso de posse, o novo prefeito, emocionado, ressaltou que, apesar da importância da solenidade, os sentimentos eram de tristeza e pesar pela morte do companheiro. “Exemplo de homem público e ser humano”, disse. “Me senti imensamente honrado por ter sido escolhido para ser vice-prefeito de Maguito, um homem admirável, um grande líder, pacificador e visionário”, acrescentou.

O prefeito recém-empossado também agradeceu ao governador Ronaldo Caiado “pelo gesto de grandeza, dando todo apoio e suporte à família Vilela”. “Momento tão difícil de um vazio enorme que surge no nosso Estado, no nosso país, e em nossa cidade”, registrou.

Cruz ainda frisou que terá no governo estadual apoio para fortalecer as ações em prol da população da capital. “Meu compromisso é servir ao goianiense com o objetivo que nos trouxe até aqui: o de entregar uma grande gestão ao povo desta capital”, reforçou.

Também participaram da solenidade o vice-governador, Lincoln Tejota; o deputado federal João Campos; os deputados estaduais Jeferson Rodrigues e Henrique Arantes; a primeira-dama de Goiânia, Thelma Santos Cerqueira da Cruz; o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi Carneiro; o presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás (OAB-GO), Diego Magalhães; o presidente da Agência de Regulação de Goiânia (ARG), Paulo César Pereira; o coronel Wellington Urzêda; vereadores de Goiânia e de Aparecida de Goiânia; o procurador-geral do município da capital, Antônio Flávio de Oliveira; secretários municipais e outras lideranças políticas.

Fotos: Cristiano Borges e Wesley Costa

Legenda

Governador Ronaldo Caiado durante participação na posse do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, na Câmara Municipal: “São desafios enormes, que demandam dedicação de corpo e alma para que, cada vez mais, melhoremos a vida dos goianos”

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Continue Lendo

Estado

Seinfra intensifica ações após chuvas intensas

Publicado

em

Por

É intenso o trabalho de funcionários da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) na recuperação de vias e de áreas atingidas pelas fortes chuvas que caíram nos últimos dias em Goiânia. Desde o último domingo (10/1), as equipes se concentram na Avenida C4, no Jardim América, Vila Alpes, Vila Roriz e no setor São José. Outras frentes atuam na limpeza de bocas de lobo, desobstrução de pontes e tapa-buracos.

Na Rua C4, no Jardim América, uma cratera se formou no meio da pista após o rompimento de uma galeria pluvial. Segundo técnicos da Seinfra, as fortes chuvas e o desgaste devido ao tempo foram as principais causas do episódio. No local, equipes já trabalham na requalificação de toda estrutura. A previsão é que todo o trabalho esteja finalizado em 10 dias.

Durante a vistoria dos locais atingidos, o titular da Seinfra, Luiz Bittencourt, reforçou que o trabalho será contínuo e que as equipes estão atuando em conjunto com as outras pastas no monitoramento de todas as áreas. “Desde o último domingo estamos nas ruas com um intenso trabalho, a população está sentindo a presença do poder público, não vamos descansar enquanto não resolvermos todas as demandas”, afirmou Bittencourt,  lembrando ainda que já está em discussão a estruturação do “Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia”, o que, segundo ele, seria uma solução definitiva para a questão.

De acordo com técnicos que visitaram a Vila Roriz na manhã desta quinta-feira (14/1), foi identificado que área alagada fica abaixo do nível da Avenida Goiás e no mesmo nível da margem dos rios Anicuns e Meia Ponte. A equipe avalia que será necessário um estudo sobre a ampliação do dique de contenção, o que para os técnicos facilitaria o escoamento das águas das chuvas. Além disso, uma dragagem será feita no rio para melhorar as condições na região.

Outros pontos como a Vila Roriz e o setor São José também receberam equipes da força-tarefa. Ambos os bairros tiveram dificuldades com alagamentos após as chuvas intensas que caíram na madrugada desta quinta-feira. Já na ponte localizada na Vila Alpes, na região Sudoeste, as equipes executam uma nova drenagem no local e uma limpeza do córrego cascavel também será realizada.

Diego Reis, da Diretoria de Jornalismo

Foto: Edilson Pelikano 

Continue Lendo
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com