Conecte-se conosco

Estado

Vocês me deram governabilidade”, diz Caiado ao condecorar 150 integrantes da Segurança Pública

Medalha da Ordem do Mérito Governador Mauro Borges foi entregue a homens e mulheres que atuaram no serviço operacional, tornando Goiás um Estado mais seguro

Publicado

em

A quinta-feira (5/12) foi de reconhecimento e gratidão a homens e mulheres que, no exercício da profissão, colocam a própria vida em risco em prol do outro. Em solenidade realizada no auditório da Superintendência de Polícia Técnico-Científica, o governador Ronaldo Caiado condecorou 150 pessoas com a Medalha da Ordem do Mérito da Segurança Pública Governador Mauro Borges. “Tenho honra e orgulho de ser comandante chefe das melhores polícias do País”, frisou.

Caiado elogiou a alta produtividade das forças policiais esse ano, que resultou na redução dos índices de crimes violentos. Mais que cumprir o ofício, disse, os membros da Segurança Pública auxiliam diretamente na boa condução do Estado. “Minhas palavras são de agradecimento. Vocês me deram governabilidade. Deram a Goiás condições de enfrentar as facções, o crime organizado. Fizeram com que as pessoas acreditassem na instituição do Estado”, salientou.

Entre os homenageados está a delegada Ana Paula Machado, da Delegacia da Mulher de Aparecida de Goiânia. Em setembro, ela liderou uma força-tarefa que prendeu Wellington Ribeiro da Silva, o maior estuprador em série de Goiás. Já são mais de 30 vítimas confirmadas e a investigação continua. “Represento hoje 40 policiais e quatro delegados que trabalharam diuturnamente para prender esse estuprador. É uma alegria e satisfação receber essa medalha. Acho que é uma forma do Estado reconhecer o trabalho feito, a dedicação da equipe”.

Já o 2º sargento Carlos Alexandre Lemos Morais, de Morrinhos, foi condecorado por ter participado de uma operação que apreendeu quatro toneladas de drogas em Jataí. Dois suspeitos foram presos na ocorrência, registrada em abril. “Além da motivação extra, essa homenagem comprova que nosso trabalho é observado”, ressaltou o PM. A operação elevou os dados registrados pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO). Somente este ano, já foram 53,6 toneladas de drogas apreendidas e uma série de traficantes retirados de circulação.

O Governo de Goiás também homenageou 17 servidores não necessariamente ligados à SSP-GO, mas que contribuíram com o trabalho das forças policiais. É o caso, por exemplo, do presidente do Detran Goiás, Marcos Roberto Silva. Ele colaborou no fornecimento de informações durante a operação policial que apurou esquemas fraudulentos milionários na autarquia, ocorridos na gestão anterior. Ainda, a secretária de Comunicação, Valéria Torres, e a gerente de Comunicação Interna e Externa, Daniela Martins, que atuaram na divulgação das operações policiais, levando as informações a toda sociedade goiana ao longo do ano.

Titular da SSP-GO, Rodney Miranda explicou que a seleção dos homenageados seguiu critérios técnicos e operacionais, tendo como base as ocorrências atendidas. E estendeu os cumprimentos a todo efetivo da pasta, que se doa na luta incessante contra a criminalidade. “Os resultados de redução à violência são visíveis. O reconhecimento da nossa população, mais ainda. Estamos cumprindo o que foi determinado pelo governador Ronaldo Caiado: estamos gradativamente devolvendo Goiás aos goianos”, frisou o secretário.

Ainda durante a solenidade, a primeira-dama Gracinha Caiado foi reconhecida como a madrinha das forças de segurança pública. Em resposta à homenagem, ela resumiu a atuação da SSP-GO descrevendo o sentimento que percebe ao visitar as cidades goianas e conversar com as pessoas. “No lugar do medo, brotou a certeza de que em Goiás se pode viver em paz e em segurança”, resumiu. Gracinha classificou o evento como celebração à vida. “Meu orgulho em ser madrinha é por saber que o trabalho de vocês faz de Goiás um Estado melhor e mais seguro”.

Participaram do evento o secretário de Estado da Casa Militar, coronel Luiz Carlos de Alencar; a Secretária de Estado da Comunicação, Valéria Torres; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Renato Brum dos Santos; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos;o delegado-geral da Polícia Civil, Odair José Soares; o presidente do Detran, Marcos Roberto Silva; o superintendente da Polícia Técnico Científica, Marcos Egberto Brasil De Melo; o procurador do Estado, Cleuber Barbosa das Neves; e os promotores de Justiça Juan Borges de Abreu e Paulo Eduardo Penna Prado.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

2 MIL EMPREGOS | Governador Caiado anuncia instalação de fábrica de cerveja em Jataí

Empresa irá gerar 2 mil empregos diretos na cidade, e produção goiana atenderá os mercados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste do País

Publicado

em

Por

O governador Ronaldo Caiado anunciou nesta quinta-feira (16/01), a instalação de nova fábrica da Cervejaria Império, no município de Jataí, no Sudoeste goiano. A implantação da cervejaria, que já tem unidades em funcionamento em Petrópolis (RJ) e Frutal (MG), vai envolver investimentos de mais de R$ 900 milhões e gerar mais de 2 mil empregos diretos na cidade, segundo revelou o governador.

A fábrica de Jataí vai fornecer cerveja a toda região do Centro-Oeste, Norte e Nordeste brasileiro. “É Goiás a cada dia mais pujante e sendo a opção de quem quer se desenvolver”, disse o governador. Caiado agradeceu o trabalho do secretário Wilder Morais, e de toda a equipe da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), que busca trazer mais investimentos para Goiás.

“Esse trabalho da Secretaria certamente segue a determinação do governador, de regionalizar o desenvolvimento do Estado e trazer mais emprego e renda para Goiás”, afirmou o secretário Wilder Morais.

A vinda da unidade industrial da Cervejaria Cidade Imperial para Goiás, que se beneficia com incentivos fiscais do Governo estadual, se deu por meio de acerto entre Ronaldo Caiado, o secretário Wilder Morais e contou com o trabalho do deputado estadual Zé Carapô (DC). Esta será a terceira cervejaria de grande porte a se instalar em Goiás, que já tem a Ambev, em Anápolis, e a Heineken, em Alexânia.

Localização estratégica

A previsão é de que o início das obras da nova fábrica ocorra em janeiro de 2021 e a produção da Cerveja Imperial ocorra já no primeiro semestre de 2022. Pesaram na escolha de Goiás para a criação de mais uma unidade da cervejaria fatores como a localização estratégica do município de Jataí, servido por três rodovias (BR-158, BR-060 e BR-364) e se situar no centro do País, com facilidades de comercialização com outras regiões brasileiras.

Continue Lendo

Estado

Governador anuncia voo comercial entre Rio Verde e São Paulo

Reunião definiu últimos detalhes para operação da GOL, que vai beneficiar o Sudoeste Goiano. No encontro, representantes da Infraero também garantiram que processo de internacionalização do Santa Genoveva estará concluído no próximo mês

Publicado

em

Por

A partir do dia 1º de fevereiro, os goianos poderão contar com voos diários entre Rio Verde e o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Uma reunião, nesta quarta-feira (15/01), entre o governador Ronaldo Caiado, representantes da empresa aérea Gol e a Infraero definiu os últimos detalhes da operação. A criação da nova rota é consequência da política do governo estadual que, em dezembro do ano passado, reduziu de 15% para 7% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do querosene da aviação.

O governador Ronaldo Caiado destacou que a operação traz mais prestígio ao Estado, facilitando o transporte e o acesso à região de Rio Verde, no Sudoeste Goiano, que se destaca pelo agronegócio e pela presença de grandes indústrias. “Tenho certeza de que vai ser um sucesso, ainda mais agora com a instalação da plataforma da Rumo (Ferrovia Norte-Sul). Isso vai ampliar demais essa demanda”, projetou.

Caiado ressaltou também que o movimento da Gol é importante para fortalecer a aviação regional. “Espero que no futuro próximo tenhamos também (voos diários) para Caldas Novas e outras regiões do Estado”, sugeriu. O governador aproveitou a oportunidade para destacar que este é um dos primeiros resultados de uma política assertiva do governo. “Baixamos o ICMS do querosene da aviação e as pessoas estão vendo e sentindo os resultados que estão beneficiando Goiás”.

Representante da Gol, a executiva de relações e instituições da empresa, Vanisse Sales, elogiou a postura do governo goiano em reduzir o ICMS para a aviação, posição alinhada ao que já vem sendo praticado por outros Estados para aumentar a frequência de voos. “Queremos continuar, de fato, a expansão regional”, disse. Vanisse recebeu dos representantes da Infraero um relatório com outros 20 aeroportos no Estado que têm condições de operar voos comerciais, entre eles o de Alto Paraíso. “Vou levar para a gente já estudar. Começamos com esse voo diário até Rio Verde, mas com os apontamentos, verificando interesse, o nosso planejamento é aumentar”, garantiu.

A executiva também afirmou que, desde que houve a redução do tributo em Goiás, a empresa aérea aumentou a aquisição de querosene de aviação de forma significativa no Estado. Em menos de um mês (a nova alíquota começou a vigorar em 21 dezembro), o consumo somente da Gol aumentou em 200 mil litros de querosene.

O secretário de indústria e Comércio, Wilder Morais, afirmou que a criação do voo é um grande presente para Rio Verde. “Com certeza, a pujança econômica do município irá alavancar cada vez mais o desenvolvimento da região”. O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, disse que a estratégia de Goiás demonstra para a sociedade que não há renúncia de recursos públicos. Pelo contrário, já que há uma curva significativa de aumento da aquisição de combustível simplesmente pelo decreto reduzindo a alíquota do ICMS. “A ideia é sentar também com outras companhias para pulverizar voos regionais e outros para as regiões Norte, Nordeste e Sul do País. Temos uma grande expectativa nesse sentido”, explicou.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira, Rio Verde se tornou referência na região Sudoeste, economicamente, a mais forte no Estado de Goiás. “Tenho certeza que a Gol estará bem economicamente, comercialmente também naquela região”, ressaltou. Lissauer aproveitou para sugerir à empresa estudar rotas para Goiânia e Brasília. “Tenho certeza que tem demandas e condições comerciais para isso”, afirmou.

*Internacionalização do Santa Genoveva*
Representantes da Infraero também participaram da reunião para apresentar mais detalhes da internacionalização do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, que deve ser concluída até 5 fevereiro. Segundo o superintendente do órgão, Antônio Erisvaldo Sales, a estatal já tem os pareceres de quatro órgãos federais e o terminal atende tudo que é previsto pelos órgãos de controle, como fisco, imigração, fauna e flora. “Tudo evoluiu bem e estamos na fase final de adequação da infraestrutura. Compramos equipamentos, câmeras, gravador de áudio e voz, raio-x, e tivemos que bloquear muitos acessos vulneráveis do aeroporto”, sublinhou.

Continue Lendo